Então eu realizei uma vontade antiga e fui para a Bienal do Livro SP. Participei de três dias desta 23a edição que aconteceu em Sampa. Fiz absolutamente tudo o que pretendia fazer no evento, e ainda tive algumas surpresas boas por lá.
A Bienal do Livro não seria tão divertida sem a companhia das queridonas Isabela Lapa (super partner de fila de autógrafo, autora do Universo dos Leitores), Juliana Lima (a Nuvem Literária, ainda mais fofa pessoalmente), Mell Ferraz (a mente crítica e divertida por trás do Literature-se) e Bruna Miranda (a dona do gato mais engraçado do mundo e autora do Bruna’s Books). Também encontrei alguns leitores por lá (abração pro Fabricio Machado, Branco Dunn, Ligia Colares, Barbara Rodrigues, Roberta Quirino e Beatriz Candido em especial), além da imensa galera do Renegados Cast, cuja bateria simplesmente não acaba nunca.
Organização da Bienal do Livro
Participei da Bienal do Livro 2014 como representante do Pipoca Musical. Só fui em um final de semana, no último, então não posso falar pelos demais dias, mas foi tudo muito tranquilo por lá com relação a sinalização, ônibus de transporte especial do evento, localização dos estandes, restaurantes, etc. Também consegui emitir o credenciamento pelo site e retirar o crachá de acesso ao Anhembi numa boa. :)
Infelizmente, com relação a atrações, horários, sessões de autógrafos e etc, o site e aplicativo da Bienal deixaram muito a desejar. Enquanto o aplicativo, por exemplo, apontava uma sessão de autógrafos do Ziraldo no sábado às 15h, o estande da Globo Livros distribuía senhas para 11h do mesmo dia. Ou seja – quem viu, viu, quem não viu, procura a próxima. Quando percebi o que estava acontecendo, deixei o Guia de lado e fui nos estandes pegar as senhas das atrações que eu queria. Era o jeito mais seguro de garantir que eu não ia perder nada.
As filas do banheiro, do ônibus de transporte gratuito e da praça de alimentação eram grandes, sim, mas fluíam rápido. Sim, a comida era cara, a água custava R$5, mas não é tão diferente de shows e festas, então não me incomodei com isso, particularmente.
Estandes e promoções: vale a pena?
Eu adoro eventos, estandes, painéis gigantes, televisões e promoters puxando papo. Isso faz parte da alma minha publicitária, então nem preciso dizer que fiquei deslumbrada com os estandes da Bienal do Livro. Uns mais, outros menos, mas quase todos tinham alguma coisa muito maneira. A LeYa mandou bem colocando um trono de Game of Thrones pra galera tirar foto, a Panini arrasou com o Darth Vader gigante numa esquina e uma Monica toda decorada em outra, a AbreLivros tinha vários pufes mega confortáveis, e assim por diante.
Sobre as promoções: sim, muitos estandes não tinham promoções IMPERDÍVEIS, mas encontrei livros com preços muito, muito bons. Coisas com 40%, 50% de desconto, ou preços quase módicos de R$10. Eu trouxe muitas graphic novels pra casa (mais do que deveria, rsrs) e alguns livros que me chamaram a atenção pela sinopse, pelo preço ou pelas recomendações entusiasmadas dos livreiros.
Atrações: o ponto alto da Bienal
Eu tinha uma listinha de atrações que gostaria de participar na Bienal do Livro, mas duas coisas estavam no topo da lista: abraçar Mauricio de Sousa e Ziraldo. Fazer isso já teria valido o evento todo. <3
Sexta-feira (29): Daytripper
Na sexta-feira topei magicamente com Fábio Moon e Gabriel Bá na Panini e dei muita sorte de descobrir – na hora – que em cinco minutos começaria uma sessão de autógrafos com eles. O Daytripper já estava na mão, então era só pegar a senha e correr pro abraço. :)
Sábado (30): Ziraldo e Graphic MSP
O sábado seria repleto de sessões de autógrafos super legais pelo evento, a maioria ocorrendo ao mesmo tempo, então dividimos o grupo para que cada pessoa pudesse participar de ao menos uma atividade. Assim que cheguei, POR ACASO eu e Isabela estávamos no estande da Globo Livros quando descobrimos que em meia hora o Ziraldo estaria ali para autografar os exemplares. Olhei a fila. Não tinha nenhuma. Então fomos as primeiras a esperar o pai do Menino Maluquinho. E ele foi tão querido, bateu um papo, fez piada e tirou foto com todo mundo. <3
Na parte da tarde, enquanto a Mell assistia a palestra da Sally Gardner (autora de Lua de Larvas), a Isabela visitava a Gutenberg, a Ju ficava na fila para ver Affonso Solano (obrigada, querida) e a Bruna trabalhava incansavelmente no estande da LeYa, eu me enfiei na fila da Panini para ver TOOOOOOOOOOOOOOOOODOS os artistas do Projeto Graphic MSP (que lançou Chico Bento – Pavor Espaciar, Piteco – Ingá, Laços – Turma da Mônica, Astronauta – Magnetar e Bidu – Caminhos) juntinhos. Acho que coletei ali as mensagens mais bonitas e divertidas nos livros que trouxe.
Encontrei a turma do Renegados Cast (todos uniformizados, menos eu mais duas pessoas, ou seja – éramos os renegados do Renegados Cast :P), tivemos ataque de fanatismo, fizemos filas imaginárias como experimento social da curiosidade alheia, gravamos alguns vídeos para a cobertura deles do evento e, OLHA QUE LINDO, ganhei Bidu – Caminhos da turma. Cara, a dedicatória foi espetacular, eu amei:
Passeando pelas Arenas que criaram para eventos da Bienal, topei com o pai da Turminha da Mônica respondendo perguntas de fãs na Arena Cultural. Encostei num canto e não sei bem como explicar, mas fiquei emocionada demais, enxugando lágrimas por ver Mauricio de Sousa – responsável pelo hábito de leitura e alfabetização de MILHARES de brasileiros de todas as idades, inclusive eu. E quando um garotinho levantou a mão e falou: “Oi Mauricio, meu nome é Lucas e eu tenho sete anos. Quero saber quando o plano do Cebolinha vai dar certo?“, morri de chorar, juro pra vocês, hahaha. Foi a coisa mais fofa e resumiu o sentimento de acompanhar Cebolinha, Mônica, Chico Bento, Biduzinho e etc, durante toda a infância. <3
Domingo (31): Mauricio de Sousa e Eduardo Spohr
Bom, o sábado foi sensacional, eu já tava mais do que feliz por tudo, e satisfeita por ter visto tanta gente legal. Meu único plano de domingo era ver Mauricio se Sousa. Então, assim que os portões abriram, corri com a Isabela e a Ju para o estande da editora e pegamos as senhas para autografar Magali – 50 Anos às 16 horas. Não tenho arrependimento nenhum em dizer que apenas engolimos uma pizza meio dia e já fomos para a Panini iniciar o que seria a fila de 70 pessoas que veriam Mauricio de Sousa de pertinho. De novo fomos as primeiras.
E foi só emoção. Nem soube direito o que dizer. A Isa ainda por cima fez uma boa ação e conseguiu o autógrafo dele no gibizinho de uma menininha de sete anos que estava chorando por não poder ir na fila. Ela ficou tão, mas tão feliz. <3 <3 <3
E depois de ficar tantas horas lá sentada esperando, ainda tive pique para procurar Eduardo Spohr, que estava autografando “até o último leitor”, e deixou a marquinha dele no Protocolo Bluehand: Alienígenas. Com a simpatia de sempre, o Spohr estava atendendo os leitores desde as 14h, e disse que o Paraíso Perdido (continuação de Filhos do Éden) vai muito bem. Quem sabe ano que vem teremos novidade. :D
Bom, daí cabou Bienal. Só sobrou uma sacola enorme de livros pra trazer pra casa, fotos divertidas com as amigas que fizeram uma super companhia durante o evento, e saudades. Muita saudade de tudo, porque foi fantástico, do começo ao fim. E amei conhecer pessoalmente essas meninas que fazem parte da minha vida há tanto tempo (momento nhoimm). É maravilhoso ver tanta gente reunida por um interesse em comum: a leitura; seja como fã de alguém, professor, leitor, blogueiro, livreiro, etc.
E pra fechar o post, vale dizer que OBVIAMENTE levei o Nhom pra Bienal, e ele foi responsável por eu encontrar alguns amigos e conhecidos no meio da multidão (né Fabricio?!). E como ele é gracioso, verde e simpático, desbancou a Daenerys e virou Senhor de Westeros.
Beijo pra vocês (logo tem vídeo aqui tem vídeo). :)
Extras
Tour pela Bienal do Livro <3
Links legais para ler também :)
– Pérolas da Bienal, por Bruna Miranda
– Fotos da participação de Mauricio de Sousa na Bienal 2014
– Renegados Cast comemora dois anos na Bienal do Livro
Fotos com a galera linda que encontrei lå:
Abração pra você também, moça!!! O autógrafo do Fábio Moon e Gabriel Bá foi realmente uma sorte, conseguimos entrar no stand da Panini (não consegui repetir isso hahaha), vimos o Fábio andando por lá e ainda ficamos sabendo por ele que haveria sessão de autógrafos em alguns minutos! Até eu corri pra comprar uma desse jeito hahahahaaha =D
Ah, menção especial ao NHOM por ter feito eu te achar no meio da muvuca.
Té mais \o
Oooooi!
Cara, muito bom conhecer você pessoalmente. Obrigada pela companhia na sexta-feira (sábado não deu muito certo, né? HAHAHHA muitas atrações no mesmo horário). Aproveitei demais, e pelo que vi você também se divertiu horrores. Ainda vou atualizar o post com mais fotos, essas aí são pra registrar o básico da Bienal. Foi sensacional :DDDD
Beijão!
Ahhh, que perfeito! <3
Comentei com a Mell que queria tanto ter ido e conhecido todas vocês!
Teria feito companhia a você em todas as filas de quadrinhos, Quelz haha Babei aqui com o Maurício de Souza (que sou louca pra conhecer desde sempre) e o pessoal show do Projeto Graphic MSP. Tô louca pra comprar o Astronauta Magnetar, mas só vi a edição normal à venda, tô esperando a de capa dura. E amei Daytripper quando li ano passado, deve ter sido ótimo conhecer o Moon e o Bá.
Adorei o post. Traz um pouquinho da Bienal para a gente que acompanhou de longe :)
Beijocas
Oowwwn, eu adorei tudo, sabe? Não teve tempo ruim, nem imprevistos, nem nada. Fiz tudo o que queria e saí realizada. Seria ótimo ter você lááá <3 E quanto ao post, é um jeitinho de relembrar tudo e guardar pro futuro, e também de compartilhar com vocês. Que bom que você gostou! *___* Beijão!
Gente, quanta felicidade.
Fiquei feliz só de imaginar você lá, curtindo de montão!
Beijos
Ainnmn, muito feliz mesmo <3 Brigada por vir aqui deixar um recadinho, xuxu! Beeeijo. :)))
Ai que tuuuudo! Assim como várias, o Maurício também me incentivou muito a ler e meu sonho é conhecer ele, assim como o Ziraldo *-*.
Mal posso esperar para o novo livro do fofo do Spohr pra ser a última leitora de novo e perturbar muito ele <3
Em breve, espero, realizarei meu sonho de ir na Bienal de São Paulo e de te conhecer ^^
Hahahahhaa ele já devia ter respondido tanto a mesma pergunta que quando perguntei como tava o Paraíso, ele respondeu “ano que veem”, hahahaha. :P Aí eu disse “naah, mas tá indo bem? a data a gente espera”. :)
Manoooooooooooo..
Se eu com o Sidney Gusman na NerdCon já quase chorei pelo fato dele ter trazido os mangás pro Brasil e por ser braço direito do Maurício. . Imagina se eu encontrasse o próprio.. Ele que também indiretamente me ensinou a ler.
Quando eu ia pro centro com D.Marlete lá com meus 3,4 anos.. minha mãe ia caçar livros do Sidney Sheldon na Book Center e comprava uma pilha de gibis da Turma da Mônica pra mim, e ai me perdi né. . Nesse mundodideus da leitura..
Mano.. mano .. mano..
Eu chorava se visse ele.. fato
Ta parei de ser boba.. ahhahahaha
Te entendo, Juliet, e acho que isso tudo passou pela minha cabeça na hora. Engraçado, só de lembrar dele na Arena Cultural eu já fico emocionada de novo. Foi sensacional. <3 (e tirei foto com Sid ahhahahahah)
Ameeeeei esse post, você é sensacional, Kel!
E “mente crítica”? “Divertida”? Tá fazendo propaganda enganosa ehn :P hahahahaha Brinks <3
Amei te conhecer, mesmo mesmo mesmo. Agora sobrou saudade :(
SÓ FALEI VERDADES, hahahahahhahaa. Muito, muito bom ver vocês e tirar fotos e rir e passar um tempo juntas. <3 Aiai, temos que inventar outra coisa e visitar a Bru de novo. :P Beijão!
QUE INVEJINHA!
Adoraria ter participado da Bienal! Por tudo em torno do evento parecer ter uma aura mágica e única, seria um daqueles que pagaria 5 reais numa água achando a coisa mais bonita do mundo, enfrentaria filas enormes normalmente e ficaria emocionado com cada bolha que formasse no meu pé, enquanto viajava de um estande ao outro.
Espero, um dia, conseguir participar e conhecer meus escritores preferidos, alguns amigos com o mesmo interesse e ainda conseguir uns descontos pra aumentar a estante, porque né.
(isso seu eu me recuperar dessa foto do Nhom no trono de Westeros, haha <3)
Beijo*
HAHAHHAA NHOM NHOM melhor do mundo!!!! :D
A experiência da Bienal vale por isso mesmo. Quando que eu ia conseguir ver tanta gente fodona assim de novo? Gente que fez parte da minha infância e gente que me incentivou a amadurecer a leitura e muito mais. Absolutamente fantástico. :))) Beijão!
Caramba, que demais ter encontrado toda essa galera! :)
Achei muito massa eles terem reunido todos os autores das graphics do MSP. E tomara que venham mais artistas talentosos pra esse grupo. Quero demais ler todas as hqs.
Acho que no fim o tempo de filas e preços recompensa, quando é pra trocar um papo e ter uma mensagem dos seus autores favoritos. Talvez em situações tipo Hall H da Comic Con seja outro nível. Mas assim acho que vale a pena. :)
Nem me fale, fiquei MUIIIIITO feliz de ver os 6 artistas juntos e quero que o grupo cresça e faça mais trabalhos sensacionais. :’) Vida longa ao projeto Graphic MSP. <3 (leia Bidu, chorei um monte hahahahha)
Beijo!
Só uma dica. Tem o canal Quadrinhos para Barbudos, que faz vários videos com entrevistas desses artistas brasileiros sensacionais. Tem já vários videos do Bá e do Moon, e do Shiko. Assiste lá! :)
https://www.youtube.com/user/HQsParaBarbados
(não é um jabá, é só que gostei muito do canal)
Hahahahaha, conheço o canal deles, por causa do Shiko aliás. Valeu, querido ;D
Nossa! Que divertido, cara! A bienal é sem dúvida um dos meus eventos favoritos, se não for O evento. É muito bom encontrar pessoas como eu por aí e ainda por cima alguém que conseguiu conhecer tanta gente legal, realizando assim seus sonhos. Espero que venham muitas bienais para você, Raquel! E muitos livros!
Oi Isaaaa,
Ai, foi sensacional mesmo. No começo eu tava pensando que provavelmente não participaria de outras assim, mas depois que deu tudo super certo e saí de lá com um sorrisão de orelha a orelha, vi que vale muito a pena a correria, a loucura, o cansaço, tudo. :) Aiai, espero ver você em alguma Bienal então, né? o///
Beijo!
Amei o post!!! Tb voltei felizona da Bienal! hehehe… Bjo!
É nóis \o/ \o/ Hahaha bjs
Oi Pipoca… Dias incríveis mesmo, né?
Acho que nunca esqueceremos… Até as dores nas pernas e ombros valeram, rsrs… Foram por excelentes causas… Além de todas as emoções da Bienal, conhecer você e as meninas da sociedade mais linda de todos os tempos foi uma felicidade imensaaa…
Espero próximo encontrinho em breve…
Sobre a última foto que colocou: olha nossa cara de cansaço!!!! Hahaha…
Amei ♥
Bjs, Pipoca Pipocante!
Oi queridonaaaa,
Ah, nem me fala, essa foi a melhor parte: ver vocês pessoalmente, rir junto, comer sushi e falar besteira, fazer bagunça, apertar o Mao, incomodar a Bruna, correr pra pegar ônibus, correr pra pegar senha, etc, etc. Foi sensacional, também acho que nunca vamos esquecer. Owwwn, obrigada por estarem lá *__________*
E sim, nossa carinha de cansaço tava evidente, hahahaha. Quando cheguei aqui em Blumenau, dei uma passada no trabalho do namorado e as meninas falaram: “carinha de cansada, mas olha o sorriso”. Tudo valeu a pena :DDD
BEijo graaaaaaaande <3
AEEEE ó nóis!!
Melhor. Bienal. Ever!!
E você não é uma renegada dos renegados u_u
HAHEAHEHAHHAE <3
Que ótimo seu post, Raquel!!! E que invejinha dessas fotos amor aí com a Sociedade <3 hehe
Eu tava comentando agora lá no blog da Isabela que fui no sábado e fiquei duas-horas-na-fila. Sério! Deu vontade de ir embora até… Não peguei credencial pelo blog nem como jornalista pq eu ia com outras pessoas sem credencial e noooossa, impossível haha. Enfim, eu gostei de ir e tudo mais, mas nos anos anteriores a experiencia foi bem melhor. Eu acabei desistindo do stand da Record pq não conseguia me mexer lá dentro!! E olha que eu tentei ficar lá duas vezes..
Enfim, achei q o grande problema deste ano foi a lotação.. acho que eles deveriam controlar de alguma forma a qtidade de pessoas, talvez vendendo antes com número de ingressos limitado por dia, sei lá..
Adorei o post, o vídeo, as fotos, tudo =)
bjs!!
Oi queridaaa,
É, não dá pra dar bobeira nessas horas, tem que ter tudo pronto na mão, ingresso ou credencial, senão fica esperando mesmo. Pra mim a experiência foi ótima. Claaaaro que era difícil andar em alguns estandes por conta do movimento, mas eu meio que já esperava, então ia em outros horários. Domingo a noite tava interessante, apesar do movimento, a galera tava com mais pressa por conta do final da Bienal e aí já corria pra fila. Enfim, eles precisam pensar em como melhorar isso tudo mesmo, é muita gente. :P
Que bom que gostou do post!!! :DD
Bjs,
Raquelzinha que post mais lindo!!! Quase chorei já lendo, se eu estivesse lá me debulhava em lágrimas com você amiga!!! Cresci com o meu papis trazendo revistinhas da Turma da Mônica para eu ler e o meu amor por leitura cresceu graças à isso <3 e até hoje eu leio Turma da Mônica hahahahah! Deve ter sido o máximo, estou feliz que você conseguiu realizar tudo o que queria! Parabéns amiga <3 beijão ;****
Aaaaai, me abraça, a gente ia chorar junto então, aheuahehuae. <3 O Mauricio de Sousa é tão fofinho, foi muito emocionante ver ele por lá! Bom, essa Bienal eu enfrentei várias filas pra ver os autores que queria, mas não deixei ninguém pra trás :))) Que bom que gostou do post <3
Beijo!
Chorei lendo esse post, queria muito ter ido! :'(
Tudo tão lindo, na próxima eu vou de certeza!!
<3
Imagina eu escrevendo, então! Hahahah <3
foi tudo muito lindo :)))
Beijo!
Já me arrependi de ter lido esse post, só serviu pra aumentar ainda mais a minha vontade de ter ido :'(
Quem sabe um outro ano eu tenha uma oportunidade de ir <3
Arrepende não, ano que vem você poderia ir na do Rio. Reza a lenda que os preços são bem melhores, mas não sei das atrações. ;D
Bjs /o/
Você só realizou meu sonho de vida ao conhecer o Ziraldo. <3 Estou tentando encontrá-lo a anos, mas estou me prometendo que da Bienal do Rio de 2015 não passa! Queria muuuuito conhecer o Maurício também, mas na bienal passada foi impossível porque, além dele ser o Maurício de Souza, ele estava autografando com a Thalita Rebouças;
Que pergunta fofa a do Lucas, só fiquei curiosa quanto a resposta. hahaha
Queria ter tido oportunidade de conhecer esse pessoal todo e estou bem ansiosa para conferir os HQ's da Graphic MSP agora que eu descobri a existência hahaahah.
Beijos.
Uau Karine, o Graphic MSP é um BAITA PROJETO MASSA, você precisa conhecer. Comecei pelo Pavor Espaciar, do Chico Bento, e é MUITO engraçado, super divertido. Achei ótimo trazerem autores nacionais tão bons para participar do projeto. Sério, leia <3
Quem sabe ano que vem você consegue ver o Mauricio então? Foi muito legal, espero que outras pessoas tenham essa oportunidade. Muita emoção, sabe.
Beijão!
Muito show o post! Inveja branca por você ter ido a Bienal…rsss.
Hahahaha <3
Oie,
tb adorei a bienal.
Amei as suas fotos. Eu fui sozinha, então não deu para tirar tantas assim.
Poxa, não consegui ver o Mauricio de Sousa.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Eu tava sozinha boa parte do tempo, mas foi divertido mesmo assim. Espero que você possa ver Mauricio um dia, ele é tão fofo <3
OIE QUEL, e on nhom! ;)
Deu pra ver aqui o quanto a Bienal foi legal <3 Queria muito ter ido conhecer a sociedade mais badalada da blogsfera, mas não foi dessa vez. ON NHOM NO TRONO: melhor foto. HAHAHAHAHA Essa quadrinho do Bidu é uma coisa tão linda <3
Post magnífico, dona Raquel. Esse tour deu pra ir na Bienal, mesmo que virtualmente! HAHAA ;)
Beijo,
Italo – http://www.leitorespossessivos.com.br
O Nhom tava muito feliz no trono, cê viu? HAHAHA <3 Foi bem legal mesmo, Ítalo, você tem que ter essa experiência um dia. Ano que vem é no Rio, quem sabe?????
Beeeijo!
Existe amor e é de Litro! <3
Melhor Bienal, não pelo evento mas pelas companhias =)
Amor em litro, AHHAUHHUAE o///
adorava ir na bienal, sempre ia com o colégio, agora longe de sp nao dá mais…aproveite quem pode ir!
É verdade, que pode ir tem que aproveitar a oportunidade :)))
TO AQUI CHORANDO!
Ai eu queria tanto, mas taaaaaaaaaaaaaaaaanto ter ido =/
Ano que vem eu vou, nem que eu tenha que fugir, correr, sei lá! Eu vou, sou obrigada a ir de qualquer jeito.
Mas vocês também poderiam vir todas para Curitiba para me ver e me fazer feliz com todo mundo aqui pra conhecer lugares legais ♥
O importante é que você estava lá no nosso coraçãozinho (e na foto impressa hahahaha). <3 Tomara que a Sociedade consiga se juntar pra ir na do Rio ano que vem, ou na de Sampa em 2016. :)))) Imagina que massa, a gente ainda tudo junto, daqui dois anos. <3 Beeeijo!