Lua de Larvas traz um 1956 distópico

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

lua de larvas sally gardner, livros martinsfontes, pipoca musical

A dúvida é um bicho enorme, dentro de uma crocante maçã vermelha.

Lua de Larvas (adicione ao Skoob) é um livro escrito pela britânica Sally Gardner e publicado recentemente no Brasil pela Editora WMF Martins Fontes.

O romance distópico se passa em 1956 e mostra como um adolescente “impuro” tenta crescer em uma sociedade vigiada, regulada e que busca ter apenas pessoas perfeitas (qualquer semelhança com os arianos de Hitler pode ou não ser mera coincidência). Nosso protagonista, além de disléxico, tem um olho de cada cor, e é bullyingzado no colégio por ter essas diferenças tão visíveis.

Standish Treadwell, o garoto da capa, nosso protagonista e narrador, levava essa vida complicada até que conheceu Hector, seu novo vizinho, e nasceu ali uma amizade sincera, que o ajudou a criar um pouco de amor próprio. Por conta de um descuido dos garotos e da descoberta de um segredinho, Hector acaba sendo levado pelo governo. Standish percebe então que precisa enfrentar o totalitarismo da Terra Mãe antes que as coisas fiquem (mais) feias.

lua de larvas sally gardner, livros martinsfontes, pipoca musical

Lua de Larvas é um livro interessante e, mesmo que se assemelhe com 1984 de Orwell em alguns pontos (pessoas inconvenientes que somem do mapa – e dos registros, vigilância do governo na casa dos cidadãos, pessoas trabalhando para o sistema, etc), é original. Sally Gardner conseguiu fazer uma história única narrada por um garoto diretamente afetado pelas regras da Terra Mãe, mas que tenta fazer a diferença. Ela também é cuidadosa ao tratar a narrativa em dois tempos diferentes – o leitor atento percebe pelo tempo verbal quando a narrativa é no passado ou no presente.

Com capítulos curtos escritos em primeira pessoa, Lua de Larvas tem uma leitura rápida, mesmo que difícil. Falo isso por conta da narrativa quase poética (e metafórica) utilizada em alguns momentos; também me refiro ao ambiente novo ao qual temos que nos situar e, claro, às cenas viscerais e por vezes muito tristes que abalam os leitores.

A edição da WMF Martins Fontes seguiu a capa original do livro (que é muito bonita, convenhamos) e trouxe também ilustrações ao longo das páginas que são metáforas para a história que está se desenrolando. Na página da editora você pode baixar wallpapers para desktop e smartphone (e fica bem bonitinho).

lua de larvas sally gardner, livros martinsfontes, pipoca musical

Sally Gardner escreveu e ilustrou mais de 30 livros desde 1993, dos quais seis infantis já foram lançados no Brasil. A autora também conta em entrevista que divide algumas características com Standish, como a dislexia e o desgosto pela escola.

Para finalizar, o livro Lua de Larvas recebeu o prêmio Costa Children’s Book Award em 2012, o prêmio Carnegie Medal em 2013 e menção honrosa do Printz Awards em 2014, e é uma aposta da WMF Martins Fontes para o mercado juvenil.

Espero que tenham gostado da dica de hoje. Alguém aí já leu Lua de Larvas ou algum outro livro similar? O que vocês acham do boom de livros distópicos? Deixem seus comentários. :)

Sorteio de bottons e marcadores!

A Editora WMF Martins Fontes enviou três kits com bottons e marcadores do livro para sortear entre os leitores do blog! Serão 3 ganhadores, é só seguir o passo a passo do formulário! Participe:

a Rafflecopter giveaway

Esse livro foi cedido pela Editora wmf martinsfontes pela parceria com o Pipoca Musical. Acompanhe as novidades da Editora nos canais:
Site | Facebook | Twitter

Ficha Técnica

Título: Lua de Larvas
Autora: Sally Gardner
Ano: 2014
Gênero: Juvenil, Distopia
Editora: wmf martinsfontes
Páginas: 298
Compre: Americanas | Submarino
Skoob: adicione a sua estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

28 comentários via blog

  1. Juliet comentou em

    Agora to de queixo caído, sabe quando tu tem certeza do que se trata um livro e ai vem alguém (no caso você) e diz que não tem nada a ver.
    Na minha cabeça, por ver a capa, achava que era um livro young adult sobre algum adolescente em crise.. a nova onda da vez.. só olhando pra capa..
    E quando li no inicio do texto “distopia”, “parecido com 1984” … to de face..
    ahahhahahahahah

    Vou procurar pra ler sim..

    1. RRRRRRRRRRÁÁÁ. 0800-Pipoca para tirar dúvidas. Se quiser, te empresto. ;) Bjs!

      1. Juliet comentou em

        Se eu não achar o ebook, te procuro sim pro empréstimo.

  2. Oiii! Poxa, me apaixonei completamenteee por esse livro e pelos personagens! Que saudade… Realmente lembra 1984 em certos aspectos!

    Amei, amei, amei!

    Bjs, Isabela.

    1. Oi Isa!

      Eu lembrava se 1984 em várias cenas. Mas o Stam e os outros são mais humano que os personagens do Orwell. Eles se incomodam mesmo com o que tá acontecendo. :) Bjs!

  3. Eu vi esse livro na Saraiva antes de ontem e fiquei tãaaaaaao a fim dele S2
    tem cara de ser bem interessante. Vi uma resenha do Danilo do Cabine Literária e acabei gostando.
    Seu post como sempre está lindo S2

  4. “A dúvida é um bicho enorme, dentro de uma crocante maçã vermelha.”

    Amei esse quote. E gente essa sua caneca amor? To aqui desejando fortemente <3

    Raquel, eu adoro suas resenhas, você sempre consegue passar tão bem o que achou do livro. Parabéns, de verdade!
    To apaixonada pela capa, mesmo sem ler sua resenha eu já queria só por causa da capa. Mas não to no clima para distopias :x Entrei na onda terror agora.

    Beijos!

    1. Eu to ligada que tu és uma MENINA DO TERROR (to lendo seu conto, mas as abelhas me travaram hahahah).

      Que bom que gostasse da resenha. Vindo de você, é sempre um elogio. :) Semana que vem tem maaaais!

      Bjsss <3

      1. As abelhas são só o primeiro hehehehehe
        Coitada de você no próximo :x

        Curiosidade, cada item desses crueis foi inspirado em algum medo de algum menino que gostei :x

        1. DEUSULIVRE, aheuhaeuhaehuae. >.< Mas oh, tá um trabalho de primeira hein. To lendo tudo na ordem pra entender a lógica, hehehe. Bjs <3

  5. Nati comentou em

    Eu conheci vocês pelo insta,mas nao tinha vindo aqui. Que página maravilhosa,tudo lindo e muito bem feito,parabéns. Agora,sobre o livro,além de estar com uma edição lindíssima,parece ser ótimo,vou procurar na livraria. Voltarei sempe! :))

    1. Oi Nati!

      Que bom que você veio de lá. O blog tem alguns anos e várias dicas de livros pra você. Fique a vontade ;) Beeijo!

  6. Ehhhhh distopia é um assunto da vez!!!! \o/
    Acho bacanão despertar na galera jovem um olhar mais crítico pra nossa sociedade(comentário ‘chover no molhado’ sei… mas é verdade oras!!!! rsrsr)
    Como foi dito aí em cima não achei que o livro tratava desse assunto, pra mim era um livro mais infanto juvenil! Belezinha!!!

    Bjs e vamos marcar um cafezinho!!! ^^

    1. Oi Fabi!

      Num é chover no molhado não, até pq tem gente que lê Jogos Vorazes e quer morar em Panem. Oiiiii????

      Também gosto dessa pegada crítica da distopia. Espero que você consiga ler em breve (qualquer coisa to aqui hahaha).

      Beeeijo!

  7. Ju comentou em

    Cara, eu ficava vendo a capa e só depois que eu fui atrás da história eu parei de imaginar que era algo meio “Extraordinário”, sabe? E distopias são tão boas quando bem escritas e tudo o mais – e acredito que seja esse o caso -, então saber essas pequenas coisas sobre os personagens e sobre a história acabam dando muita vontade de ler!
    Beijo!

    1. Eu também tinha essa visão do “Extraordinário”, mas tem nada a ver não. :) Espero que goste! Bjs

  8. Thaís comentou em

    Ah, Pipoquinha, eu amo tanto livros distópicos que esse boom é coisa linda de se ver. Tantos autores trabalhando com a mesma temática, mas oferecendo perspectivas diferentes e backgrounds tão incríveis, que se torna necessário saber a história de cada livro.

    Quero muito ler esse livro. A capa é linda e essa sua resenha… <3 Amô! hehehehe

    1. Concordo com você, Thaís. É ótimo ver os autores produzindo conteúdos críticos e mais sérios, sem perder as características de literatura. :) Que bom que gostou da resenha, eeee! Beeijo!

  9. Fui na livraria esses dias e peguei esse livro na mão e não comprei, por ficar meio em dúvida sobre ele. Mas me arrependi, agora eu quero ele! :(
    Ao invés de comprá-lo, comprei Destrua Esse Diário. Só que estou com muita dó de destruir! hahaha
    Adorei a resenha!

    1. “Destrua esse Diário” é um livro que só vou ter se alguém me der, fico com pena de riscar ele todo hahhahaha. “Lua de Larvas” é interessante, espero que tenhas a oportunidade de ler em breve. :) Bjs!

  10. Eu tô com ele aqui, é uma das próximas leituras, já sou apaixonado por toda a diagramação, depois dessa resenha já sei que vou cair de amores mesmo <3

    Já disse que acho o Pipoca um espaço lindo? Amor demais aqui, rs.
    http://www.ohmydogestolcombigods.com/

    Beijão!

    1. Oi Felipe! Muito legal ver você por aqui *___* Adoro seu blog! E ah, espero que goste da leitura do livro <3 Beijo!!!

  11. Vanessa de Lima comentou em

    Tenho muito interesse nesse livro
    Participando com certeza!!
    Vem sorte!!!

    Beijinhos**

    1. Tomara que você goste dos bottons e dos marcadores. São uma boa companhia pra leitura. :)

  12. Oi Raquel!!! Eu tive a oportunidade de ler essa livro, achei bem legal e fácil de ler. Quem olha de cara se assusta por ele parecer enorme, mas o terminei em poucas horas. O final é bem triste ( sem spoilers kkk) mas achei algo muito bem pensado. Sem falar nas gravuras das páginas q formam uma historinha rsrs

    Parabéns pelo blog e pela resenha.

    Beijos

    Fabricio “Louca Mente” Machado

    1. Oi Fabricio,

      Siiimmm, o final é meio cabreiro, né? Mas acho ideal pra esse tipo de história, e é ousado, mesmo assim. O tamanho pode até assustar, mas a diagramação dele é bem leve, dá pra ler rapidinho mesmo.

      Bjs