Jogos Vorazes, o primeiro livro da trilogia de Suzanne Collins

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

moleskine, jogos vorazes, hunger games book

Jogos Vorazes é o primeiro volume de uma trilogia, cujas sequências se chamam Em Chamas e Esperança. Este primeiro livro foi adaptado para os cinemas e contou com Jennifer Lawrence (que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por O Lado Bom da Vida, também inspirado em um livro) no papel principal. O segundo filme se chama Jogos Vorazes 2 – Em Chamas e vai estrear em 15 de novembro de 2013 (já viu o trailer super animal do filme?)

A escritora, Suzanne Collins, é americana e começou a carreira escrevendo roteiros de programas infantis para a Nickelodeon. PROGRAMAS INFANTIS, GENTE! :O

[LEIA+: Leia online o primeiro capítulo de Jogos Vorazes no site da Rocco.]

A história de Jogos Vorazes se passa em Panem, um país composto por 13 distritos, que se ergueu das cinzas do que um dia foi a América do Norte (destruída por secas, tempestades, incêndios e a elevação dos mares). Um levante dos distritos contra a Capital terminaram com a derrota de 12 deles e a obliteração do décimo terceiro. Como forma de evitar que outra rebelião acontecesse, novas leis foram impostas à população e surgiram os Jogos Vorazes, uma competição mortal que ocorre anualmente.

reading-hunger-games

Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento que finalmente terei de soltá-la.

As regras dos Jogos Vorazes são simples. Todo ano, dois tributos de cada distrito – um menino e uma menina – entre 12 e 18 anos são sorteados para lutar até a morte em uma arena televisionada. Só deve restar uma pessoa dentre os 24 participantes, e o ganhador recebe todas as glórias quando volta pra casa. Uma chance em 24. Como se não bastasse, a Capital obriga seu público a tratar os Jogos Vorazes como uma festividade e fornece cobertura completa de tudo o que acontece na preparação dos tributos e na arena de combate.

A história é narrada por Katniss Everdeen, uma jovem que se ofereceu no lugar da irmã mais nova para participar dos Jogos Vorazes, para poupá-la da morte iminente. O outro tributo é Peeta Mellark, um rapaz que ajudou a família de Katniss no passado.

trilogia-jogos-vorazes-hunger-games-raquelmoritz

É hora dos dois deixarem pra trás suas famílias e amigos para tentar ganhar a competição. Sob a tutela de Haymitch Abernathy, um pançudo de meia idade que no passado ganhou os Jogos Vorazes representando o Distrito 12, Katniss e Peeta passam por treinamentos, entrevistas e desfiles até que a competição comece. E quando ela começa, é realmente mortal.

E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto do pão.

Jogos Vorazes me deixou boquiaberta em diversas passagens. Cada capítulo termina de forma que te obriga a ler o próximo. O raciocínio rápido de Katniss faz com que a história flua sem enrolação. E Peeta é tão carismático que consegue ser um excelente contrapeso na história. Suzanne Collins caprichou.

[LEIA+: Assista ao book trailer do livro Jogos Vorazes e veja o que outros autores acham da história]

Ganhei o primeiro volume da @carolyyny (lembram dela, que foi comigo assistir Monstros SA em 3D?) como presente de formatura e, como eu devorei ele em poucos dias, corri atrás de Em Chamas e A Esperança. Vou falar deles esta semana aqui no Pipoca Musical ;)

tordo jogos vorazes, broche tordo jogos vorazes

Se você quiser comprar o tordo de Jogos Vorazes, símbolo que estampa a capa dos livros e tem um grande significado no livro, pode visitar o Sempre Joias. Já comprei com eles e recomendo! Ou então nessa Lilly Acessórios (nunca comprei, mas fica o link).

Ficha Técnica

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2008
Editora: Rocco
Páginas: 398

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

4 comentários via blog

  1. até agora n li esse livro, vi só o filme mesmo…

    1. O livro é muito, muito superior ao filme. Vai atrás do livro, você não vai se arrepender ;)

      1. Camila Gabrielle comentou em

        concordo é maravilhoso devorei o livro, é muitooo boooom

        1. Aaaaai que bom que você adorou, Camila! Eu também devorei os livros, não tinha como parar, né? :)
          Beijo!