Em Chamas, o segundo livro da trilogia de Suzanne Collins

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

em chamas, jogos vorazes, raquel moritz

Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida pra mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida – diz ele. – Eu nunca mais seria feliz.
Começo a me opor, mas ele coloca um dedo nos meus lábios.
– Para você a coisa é diferente. Não estou dizendo que não seria difícil. Mas existem outras pessoas que fazem com que a sua vida valha a pena ser vivida.

Dando sequência aos posts sobre a trilogia Jogos Vorazes, hoje é a vez de falar do segundo livro, traduzido como Em Chamas (Catching Fire) no Brasil. Fiquei na dúvida ao tentar decidir se Jogos Vorazes ou Em Chamas era o melhor da trilogia. Passado um tempo, acho que Em Chamas se destaca.

Resenhar o segundo livro implica em contar alguns detalhes do final de Jogos Vorazes, então se você tem aversão a spoilers, acho melhor pular para a segunda seção do post.

em chamas, jogos vorazes, raquel moritz

[LEIA+: Leia online o primeiro capítulo de Em Chamas.]

Bom, Katniss e Peeta ganharam os últimos Jogos Vorazes logo depois de terem realizado um gesto que foi interpretado pela Capital como rebeldia. E realmente parece que algo mudou para sempre em Panem. Em todo canto, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta igual – ou pior – que a dos Dias Escuros está para acontecer.

A postura de Katniss e Peeta na arena acabou enganando a população, fazendo com que todos acreditassem que os dois formavam um casal apaixonado. Para tentar manter tudo sob controle, o governo insiste que eles mantenham a encenação. Mas a confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas: ela finge o romance com Peeta para a televisão, mas começa a se apaixonar pelo seu melhor amigo desde sempre, Gale.

O presidente Snow em pessoa faz uma visita surpresa para nos congratular. Ele bate na mão de Peeta e lhe dá um tapinha de aprovação no ombro. Ele me abraça, envolvendo-me com seu cheiro de sangue e rosas, e planta um beijo suave em meu rosto. Quando se afasta, seus dedos enterrados em meus braços, seu rosto sorrindo para o meu, ouso erguer as sobrancelhas. Elas perguntam o que minha boca não pode perguntar. Eu consegui? Foi o suficiente? Entregar tudo a você, manter o jogo rolando (…). Isso foi suficiente?
Como resposta, ele faz uma negativa com a cabeça de maneira quase imperceptível.

Durante a turnê da vitória, pouco antes da nova edição dos Jogos Vorazes, o Presidente Snow toma ciência de que dois adolescentes não conseguirão conter a revolução que se inicia nas ruas, então resolve trazer uma surpresa no Massacre Quarternário (uma edição especial dos Jogos Vorazes e acontece a cada 25 anos) que pode colocar Katniss e Peeta na arena para lutar por suas vidas novamente. E dessa vez sem encenações.

em chamas, jogos vorazes, raquel moritz, interior livro, trechos livros

Estreito meus olhos em direção aos meus pés e vejo que meu prato de metal está cercado por ondas azuis que sobem por cima de minhas botas. Lentamente, levanto os olhos e consigo distinguir a água se espalhando por todas as direções. Só consigo formar um único pensamento claro: esse não é um lugar para uma garota em chamas.

O livro é cheeeeeeeio de passagens super envolventes, repletas de aventura e crueldade. Não podemos esquecer da ousadia na história. Gosto MUITO da cena que explica a nova arena da 75a edição dos Jogos Vorazes. É genial, pra dizer o mínimo. E tem tantos personagens novos que se relacionam perfeitamente com a história, que não tem como não gostar. É animal.

O significado das capas de Jogos Vorazes

Não falei muito sobre a capa do primeiro livro de Jogos Vorazes, mas vou aproveitar este espaço aqui. Li um post muito, muito interessante no blog Pensamentos do Joshua, onde ele fala sobre cada uma das três capas e o simbolismo relacionado ao Tordo e os elementos que o cercam.

capas-jogos-vorazes-em-chamas

Para entender o significado da capa de Jogos Vorazes, podemos observar que o Tordo – símbolo que se junta à imagem de Katniss ao longo da história – parece estar preso dentro de um círculo. Considerando o contexto, o pássaro está preso pelas asas (que representam a liberdade) dentro do círculo (que é a Capital).

Já na capa de Em Chamas, a gente percebe que o Tordo agora é um pássaro real, o que pode significar que Katniss finalmente mostrou quem era. E outra observação é a de que o círculo, que representa a Capital, já não está mais prendendo o pássaro. Apesar disso, ele está sob uma mira.

Queria muito falar sobre a capa de A Esperança, mas vou deixar para o próximo post.

O filme Jogos Vorazes 2 – Em Chamas

Como falei no último post, Jogos Vorazes ganhou uma adaptação para o cinema, com Jennifer Lawrence no papel de Katniss. Deu tão certo que já estão anunciando o teaser do segundo filme, que será lançado em novembro de 2013. Fiquei arrepiada com o teaser-trailer (clique aqui para assistir), então acho que vem coisa boa por aí.

hunger games 2, catching fire, movie scene

Ah, tenho mais uma coisa a dizer: se você estiver lendo Em Chamas, e não tiver comprado A Esperança, compre agora. A última frase do segundo livro vai te deixar boquiaberto, e sedento por mais. Depois não diga que eu não avisei ;)

Ficha Técnica

Título: Em Chamas (Catching Fire)
Autor: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco
Páginas: 413

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

4 comentários via blog

  1. Sobre a capa de Em Chamas, não se percebe, mas a mira não é uma mira qualquer. É uma mira dividida em 12 partes: tik tok, this is a clock!

    Adorei a resenha, Raquel :)
    Abraço!

    1. DETALHE MUITO BACANA, obrigada André! Cabeça explodiu aqui, hahaehae.

  2. vini comentou em

    aaaadorei to no a esperança e quando eu terminar vou reler a trilogia