A Culpa é das Estrelas, a história emocionante de John Green

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

a-culpa-das-estrelas-john-green-cover

– Está se sentindo melhor? – perguntou.
– Não – murmurou o Isaac, o peito inflamado por causa da respiração ofegante.
– Esse é o problema da dor – o Augustus disse, e aí olhou para mim. – Ela precisa ser sentida.

Depois de tanto ver a capa deste livro no Tumblr, fui atrás da obra de John Green nas livrarias. Me apaixonei no mesmo segundo. A Culpa é das Estrelas é uma história linda, triste e muito emocionante. Nas primeiras páginas você já entende como o autor brinca com as palavras.

Hazel Grace é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Com a ajuda de um remédio especial (que o autor faz questão de mencionar que é fictício), seu câncer encolheu um pouco e deu a ela mais alguns anos de vida. Hazel frequenta o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer para agradar seus pais, mas não gosta de todo o clima repetitivo e depressivo do círculo de amizades que tem lá. Ela está quase desistindo de ir às reuniões quando conhece Augustus Waters, um garoto bonito e cheio de filosofias, que perdeu uma das pernas para um tumor que atingiu os seus ossos.

a-culpa-estrelas-john-green-maislivros

Só tem uma coisa pior nesse mundo do que bater as botas aos dezesseis anos por causa de um câncer: ter um filho que bate as botas por causa de um câncer.

Rapidamente os dois partilham uma amizade cheia de carinho e paixão ao “agora”, já que o amanhã é incerto. Hazel apresenta Augustus ao seu livro favorito, que conta a história de uma menina com leucemia, e seu grande sonho é conhecer o autor da obra, que pareceu entendê-la tão bem.

[LEIA +: Conheça O Teorema Katherine, o novo livro de John Green no Brasil.]

Augustus logo se apaixona por Hazel, mas a menina – ciente de que é doente – tem medo de ser “uma granada”, que um belo dia pode explodir e machucar todos ao seu redor.

culpa-das-estrelas-trecho-john-green

A lista era grande. Tem muita gente morta no mundo. E enquanto Patrick continuava a ladainha, lendo a relação em uma folha de papel porque era muito comprida para ser decorada, fiquei de olhos fechados, tentando elevar os pensamentos em oração, mas a maior parte do tempo imaginava o dia em que meu nome ocuparia um lugarzinho ali, bem no fim da lista, quando ninguém mais está prestando atenção.

John Green emociona em cada página, em cada sentença. Seu desfecho é fantástico. Cada frase e trecho de A Culpa é das Estrelas faz você parar de reclamar um pouco da sua vida para refletir sobre a vida e a morte, e sobre como nós nunca estamos preparados para um ponto final numa história.

Gostei, ri, chorei, me apaixonei. E recomendo a todos :)

O filme do livro A Culpa é das Estrelas

O livro foi lançado em 2012 e fez um sucesso tremendo, o que chamou a atenção de estúdios. A Fox irá realizar a adaptação do filme, que será dirigida por Josh Boone, produzido por Marty Bowen e Wyck Godfrey (a dupla responsável pela Saga Crepúsculo), com roteiro de Scott Neustadter e Michael H. Weber (os mesmos de 500 Dias com Ela, eba!). John Green está acompanhando de perto as decisões e está feliz com o resultado.

Em março de 2013 Shailene Woodley (Os Descendentes) foi escolhida para ser Hazel Grace no filme A Culpa é das Estrelas, e Ansel Elgort foi escalado para ser Augustus Waters.

UPDATE: Olha que bacana o vídeo do John falando sobre o fim das filmagens. ♥

E você? Já leu o livro? O que achou? Conta pra gente aí nos comentários!

Ficha Técnica

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance, Sick lit
Páginas: 288

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

55 comentários via blog

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Eu amo muito esse livro. Muitas pessoas choram com a história, eu particularmente me emocionei muito mesmo com esse trágico romance do Gus e da Hazel! <3

    Adorei a resenha, melhor ainda é saber que esse maravilhoso livro vai virar filme! hahaha
    Prevejo marmanjo chorando no cinema! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Adorei a resenha! Bjo

    1. Siiim, estou bem ansiosa pra ver o filme. Mas espero realmente que o elenco faça um bom trabalho ♥ Vai ser lindo, e realmente vai ter marmanjo chorando no cinema, hahahahaha.

      Beijo, obrigada pela visitinha ;)

  2. Ai estou louca pra ler esse livro epero que minha amiga me empreste logo por que não aguento mais esperar pa ler esse livro ela disse que chorou muito então eu irei chorar o dobro sou muito sentimental e agora com a gravação do filme estou mais ansiosa ainda.

  3. Renata Lopes comentou em

    Já tem um tempinho que estou querendo ler esse livro, só que ainda não tive tempo, Me apaixonei desde a primeira vez que o vi… Amei a resenha quero ler em breve e matar minha curiosidade. =)

    1. É um livro fofíssimo, bem apaixonante. Tomara que você goste! ♥

  4. Mariano comentou em

    Esse premio tem que ser meu! To com muita expectativa em relação a casa de hades!!! E Acede é simplesmente perfeito!

  5. Beatriz Calado comentou em

    John Green é sem dúvidas um dos melhores autores que temos no momento, e acho super legal que ele esteja recebendo espaço no Brasil. ”A Culpa é das Estrelas” foi o primeiro livro dele que tive o prazer de ler, e me encantei a cada página. John sabe dosar muito bem o romance pra não ficar cansativo e isso me cativou demais! Eu li o livro em pdf e agora espero ganhar pra tê-lo em mãos.

    1. Opa! Que bom que tivesse a oportunidade de se emocionar com essa história também ♥
      É realmente um livro lindo, também estou feliz pela aceitação dele no Brasil. Esse ano ainda sai Let it Snow em português! :)
      Bjs!

  6. Mirian comentou em

    Gente que post lindo! Eu acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não leu esse livro. Acho que preciso coloca-lo na lista de urgência!
    Só pela resenha e quotes, eu já sei que o livro é lindo e encantador. Sem falar que eu sou uma chorona com livros, e tenho certeza que esse vai me fazer chorar muito!
    Necessito dele na minha estante!
    Bjs, parabéns pelo Blog!
    Paradise Books

    1. Hahahaha, pode apostar que vai, Mirian! ♥ Mas você não é uma das poucas, muita gente ainda não teve a oportunidade de se encantar com essa história. Espero que a gente possa contribuir pra diminuir esse número :))))

      Beijão!

  7. Manu comentou em

    Sou apaixonada por esse livro e não canso de reler. John Green é um gênio, eu amo todos os livros que ele escreveu. Mas as vezes tenho vontade de matar ele! hahaha super ansiosa pro sorteio! Acho que todos no mundo merecem ler esse livro. Bjs bjs

    1. Oi Manu!

      Pois é, também acho que todo mundo devia ler :B É um livro bem bonito. Ainda não tive vontade de matar o John não, até hoje achei todos os finais muito coerentes, sabe. Já leu Cidades de Papel? Lá é bem evidente isso que quero dizer.

      Beijão, obrigada pela visita :)

  8. Andressa Nunes comentou em

    Resenha bem elaborada, abordando de forma simples e inteligente o conteúdo, despertando o interesse dos leitores

  9. Aline Carolina comentou em

    Amei a resenha. Tenho certeza de que ele é incrível. Espero muito lê-lo.

  10. JÚLIA comentou em

    Adorei o post!
    Amo esse livro. <3

  11. Mayara comentou em

    opss nunca li esse livro mais a resenha me fez repensar é como dizem não se deve olhar o livro pela capa e esse parece certo!!

    1. Não gostasse da capa, Mayara? Eu achei ela bem bonitinha. O livro é fantástico :D

  12. Adriana comentou em

    Chorei demais,foi o meu primeiro livro do John Green *–*
    Sempre via as citações de A culpa é das estrelas nas redes sociais e me apaixonei apenas lendo as citações!

    1. É verdade, as citações são lindas! Se eu não me controlasse, ia rabiscar o livro todo! Hahahha :P

  13. Leonardo Cabrini comentou em

    É um livro emocionante e muito bom, só achei que ele é um pouco corrido demais, pois o personagens se conhecem em um dia e no outro já estou se matando de amores um pelo outro. Mas de resto o livro é muito bom.

    1. Entendo seu ponto, Leonardo. E até concordo, mas a vida deles é tão curta que essa paixão toda vale a pena. Quando a gente conhece a pessoa certa, não tem dúvidas. :) Beijo!

  14. Shadai comentou em

    Ainda não o livro, apesar de todas as recomendações. Mas, se eu gostar do filme, vou tentar lê-lo.
    Histórias assim de pessoas – nesse caso adolescentes – com doenças terminais costumam ser muito bonitas, dá aperto no coração e com isso se torna emocionante.

    1. É verdade! O filme tá pertinho, né? Nem me acredito! Vou pro cinema com uma caixa de lencinhos <3

  15. Juliana comentou em

    Oieeee! Ai que delíciaaaa, post do Green + sorteio! Hahaha
    Melhor impossível… Até o momento esse foi o meu livro preferido do Green. Vou ler Alasca por esses dias e veremos! Haha. Mas como você sabe, O Teorema não me convenceu tanto, enquanto ACEDE me ganhou! Adoro suas resenhas, são muuuuito completas! Se eu tivesse toda essa paciência… aiai. Super legais as informações sobre o filme, etc. Parabéns, post lindo de sempre <3. Beijoooo grande.

    1. Oieee!

      O ACEDE é um dos que eu mais curto dele, mas meu favorito é Alasca, sem dúvidas. Espero que você goste e aprecie a história. É BEM diferente de ACEDE, mas pra mim, tocou muito mais. :)

      Obrigada pelo elogio, querida, eu tenho um pouco de nerd em mim – quando me vicio numa coisa, olho tudo que é canto em busca de informação, hehehe.

      Beijinhos!

  16. Adorei a resenha. Como diz a capa, esse livro fará você rir, chorar e querer mais ainda. Totalmente perfeito. Queria ler mais livros do John, já que bastante gente diz bem a respeito.

    1. São ótimos Yasmim, espero que tenhas a oportunidade de ler outros dele. Gosto especialmente de Alasca e Cidades de Papel ♥

  17. Isabela Sastre comentou em

    Eu preciso ler esse livro, não só por todas as recomendações, mas ele parece ser uma historia de romance que eu realmente vou gostar! Estou curiosa para saber se a Hazel conseguirá conversar com seu autor favorito!!

    1. O Peterrrr, pois é! Não vou te contar, vou torcer pra você ganhar e poder ler :}

  18. Patricia comentou em

    Sem comentários! Livro emocionante, cativante, viciante… EU QUERO! John Green é tudo de bom!

  19. Vanilda Procopio comentou em

    Ainda não tive a oportunidade de ler A Culpa é das Estrelas, mas a cada resenha que leio, percebo a carga sentimental a história traz, mas não no sentido de tristeza. Pelo contrário, acho que como você mesmo comentou, é um momento de avaliação, onde percebemos que reclamos demais e agradecemos de menos. Quero ter a oportunidade de ler o livro antes do lançamento do filme.

    1. Realmente, Vanilda, pedimos muito e temos tanto! Esse livro foi o primeiro de impacto que li esse ano, John Green caprichou na história. :)))

  20. Eu não gostei muito do livro por causa do final, mas a história é realmente muito emocionante. Parabéns pela sua resenha, ficou bem escrita e descreveu o livro perfeitamente.

  21. Felipe Bacarini comentou em

    Dizem que o livro “A culpa é das Estrelas” é maravilhoso, igual o escritor. Todos falam, e eu acredito, que é um livro realmente muito bom. Além de querer ler muito “ACÉDE”, tenho vontade de ler todos os outros livros do John Green. Minha amiga acabou de ler o livro em três dias (isso é, realmente, a expressão “comer o livro”) e amou. Falou alguns pequenos spoilers, alimentando cada vez mais a minha vontade de ler. Um dos livros que está na lista de espera. John Green, o escritor que se tornou uma sensação, conquistando mais fãs a cada dia.

  22. Sara Viana comentou em

    Amo o John Green,já li outros livros dele e são muito bons como todos realmente dizem.

  23. As pessoas que eu conheço sempre falaram muito bem desse livro…mas eu me impressionei ainda mais quando na semana passada li algo sobre o autor ter se inspirado numa menina que realmente tinha câncer né?As palavras dele em relação á menina,sei lá,fiquie com vontade de chorar,por isso estou curiosa para ver como ele abordou este tema tão delicado :)

    Beeijos
    !

    1. Sim, o livro sobre essa menina será lançado em janeiro lá fora e a Intrínseca irá traduzi-lo no Brasil. Estou ansiosa pra conhecer a história original, o John se emociona muito quando fala dela. :)

  24. Wallek Ramonn comentou em

    Li esse livro por conta do grande número de comentários nas redes sociais e só posso dizer que foi uma ótima leitura e com personagens cativantes.
    Lendo a resenha fiquei com vontade de ler de novo :)

  25. Cristiane de oliveira comentou em

    Eu não gostei tanto da leitura desse livro por que achei que era muito melhor como todo mundo falava, acho que criei uma expectativa, em relação a ele que não veio, pra mim o livro é normal e previsível. Fiquei muito contente que vai virar filme e ai eu possa gostar ainda mais que foi inspirado em fatos reais.

  26. Edna Dias comentou em

    Olá. O que mais eu posso falar deste livro… já li tantas críticas positivas, mas ainda não comecei a ler (sim, eu tenho o livro \o/) porque acho que vou chorar muito… O que me consola é saber que o autor é um gênio, que conseguiu deixar a leitura leve, com humor…

  27. Willian comentou em

    Ouvir falar muito bem desse livro e depois de ler essa bela resenha, resumindo de forma sucinta os pontos relevantes, minhas expectativas aumentaram

  28. Alicia B comentou em

    Parece valer a pena a leitura, mesmo sendo um tema que não me agrada muito, romance, morte, doença, pois sei que vou chorar e ficar triste, todos falam muito bem dele, mesmo que dizendo que se desidrataram de tanto chorar, shaushau, mas me sinto intrigada, e acho que pode valer a pena, gostaria de lê-lo, participando e torcendo.

  29. Nii comentou em

    Adoro este livro!!! Simplesmente é triste, dramático, engraçado, apaixonante…Tudo ao mesmo tempo! Assim como eu gostei, acho que todos que leram também gostaram…Parabéns pela resenha e pelas imagens que ficaram lindas *-*