Podem me chamar de piranha se quiserem, mas não há amiga mais leal que eu.
Dando continuidade aos posts sobre a série Garota ♥ Garoto (que eu estou adorando), hoje é a vez de falar do livro Dizem por aí, narrado por Ashley Greene.
Ashley é desbocada e leva o carpe diem ao pé da letra. Ela realmente aproveita as oportunidades que aparecem. Aqui conhecemos uma garota apaixonada por cinema, que trabalha de graça para a própria mãe em um emprego que odeia, que tem problemas de relacionamento com a irmã mais velha, e que ama a irmã mais nova incondicionalmente.
A vida de Ash é marcada de relacionamentos instantâneos, amor de balada, e sexo casual com qualquer cara que demonstre interesse no estilo alternativo dela. Ela não dá a mínima para o que os outros pensam e faz o que quer, a hora que bem entende.
A propósito, caso esteja pensando quem é essa metida que se ama tanto assim?, a resposta é: basicamente, eu não me amo. Não tenho qualquer ilusão no que se refere a meninos e sexo. (…) O que os meninos querem de mim e o que eu quero (da maioria) deles é diversão e uns amassos. Não há nada de errado nisso.
Até o momento em que ela conhece Dylan, amigo do primo de Donna, sua melhor amiga. Ele é bonito, charmoso e “com certeza é bom de cama”, o que faz com que Ashley comece a pensar em ter, finalmente, um relacionamento duradouro. Mas quando um não quer, dois não se relacionam, e Ash é perseguida pela fama de “garota fácil” (logo no início do livro, um garoto diz, depois de transar com ela, que Ash “é realmente tão boa quanto dizem”). Por fora, Ash não se abala com o que dizem por aí (ela é chamada de piranha pra baixo no colégio), mas é claro que as ofensas e as fofocas começam a atingi-la.
O livro, narrado de forma descontraída e muito mais divertida do que o antecessor, mostra o amadurecimento de Ashley, o relacionamento dela com a mãe e as irmãs, e o desejo secreto de cursar cinema, que faz com que ela se empenhe ao máximo em um documentário do colégio e se destaque pela qualidade da peça.
Então resolvi que eu não ia para a faculdade. Pelo menos não por enquanto. Me parecia um pouco ridículo gastar dinheiro com algo que eu não me importava só para ter um diploma. (…) Eu tinha achado algo de que poderia gostar de verdade. Fiz uma pesquisa e decidi me inscrever (…) no curso de cinema. Até o momento ninguém sabia, e por muito tempo ficariam sem saber, ou jamais saberiam, a não ser que eu fosse aceita em alguma dessas.
Alguns aspectos interessantes: a Sarah, no ponto de vista da Ashley, parece uma menina muito mais segura, atenciosa e organizada do que o primeiro livro (Nada é para Sempre) demonstrava. Pode ser uma evolução da personagem, é claro, mas acredito que tenha a ver com a forma como a Sarah se via e como ela realmente é. Dizem por aí também trouxe mais detalhes sobre os amigos do grupo: Donna é divertida e super companheira, Rich é enigmático e protetor, Ollie continua sendo uma gracinha, e Adam é um babaca completo.
Dizem por aí também tem um título que justifica sua história. Aqui, a gente vê como é difícil passar bem pelo colegial quando as pessoas insistem em espalhar fofocas sobre você e seus amigos. A leitura deste volume é muito tranquila, e as capas continuam lindas demais. :)
Série Garota ♥ Garoto
De acordo com a primeira página do livro, a série é composta por 6 volumes. A Editora Seguinte vem fazendo um trabalho maneiríssimo com a série, lançando também os contos que intercalam as histórias.
Como ler a série Garota ♥ Garoto
0,5: Noite das Garotas (ler resenha do conto)
Volume 1: Nada é para sempre (ler resenha do livro)
1,5: Não me esqueça (ler resenha do conto)
Volume 2: Dizem por aí (ler resenha do livro)
Volume 3: Três é demais (ler resenha do livro)
Volume 4: Lições de Amor (ler resenha do livro)
Volume 5: A Garota Certa (ler resenha do livro)
Volume 6: Eu e Você (ler a resenha do livro
Espero que tenham curtido a resenha de Dizem por aí. Se você já leu o livro, conta o que achou! :)
Ficha Técnica
Título: Dizem por Aí (Humor ras it – Girl Heart Boy)
Autor: Ali Cronin
Série: Garota ♥ Garoto
Gênero: Romance, Juvenil
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 282
Post escrito por: Raquel Moritz.
Curiosamente, acabei de ler este livro hoje e a resenha deve sair mais à tardinha. Também ressaltarei as mesmas características com as quais você impregnou a resenha. Adorei o feminismo da protagonista e sua perspicácia, bem diferente da chata do primeiro livro! Rs. Ela diz não ser promíscua, mas em alguns pontos acaba o sendo, e este foi o ponto que me fez dar 3 ao livro: hipocrisia. Mas, no fim, a série serve a seu propósito.
Beijo,
Vinícius – Livros e Rabiscos
Oi Vinícius! Sabe, a Ash realmente pisa na bola algumas vezes, mas quem realmente sabe quem é com essa idade? A gente acha que não é chato, mas é. Ela achava que não era promíscua, mas era. Tanto que ela se toca disso e tenta mudar. Essa evolução dela é que é o cerne do livro, e isso é bacana. Obrigada pelo teu comentário, vou dar um pulinho lá no seu blog ;D Beijo!
Não tenho vontade alguma de ler essa série, mas confesso que você falou coisas bem legais dela por aqui. Quem sabe eu não resolva dar uma chance? rsrs
bjus
terradecarol.blogspot.com
Admito que o que me chamou a atenção no livro foi a capa. O legal da Ali Cronin, pelo que pude perceber já de cara na escrita, é que ela se preocupa em mostrar como a adolescência realmente é. O cara que a gente tá afim e não dá bola pra gente. Os amigos que tão aí pra tudo e te dão um gelo quando você não sabe falar de outra coisa além do cara que você gosta. A escritora tentou ser bem realista, e isso foi muito legal. Dá uma chance pro livro, especialmente para o segundo, com a Ash ;) Beijo, Carol!
Eu já conhecia essa serie, mas ainda não li. Eu até procurei pra comprar, mas o preço não ajudou. Mas quem sabe numa futura promoção eu compre, pois me interessei pela serie. Adorei as fotos que você colocou.
http://blogprefacio.blogspot.com.br/
Oi Silvana!
Comprei os meus exemplares pela FNAC. Joguei lá no Buscapé e esse foi o lugar mais barato, acho que não saiu nem R$20,00 cada um #fikdik :P
Que bom que curtiu as fotos, continua acompanhando que sempre tem coisa nova :)
Beijão!
Oi Raquel, tudo bem?
Primeiramente quero te agradecer pelo comentário no Di Moça! Ainda não terminamos a reforma mas torço para que logo eu possa voltar para o blog e visitar você também!
Eu não li o primeiro livro Garota ♥ Garoto mas vi boas resenhas dele! Por enquanto não tenho tempo pra dar continuidade em séries, ai que loucura cara! Sou muito lerda na leitura, Deus me livre! rs.
Gostei do tema do livro, das características da Ash, acho que eu desejo ser um pouquinho como ela, meio livre.
Beijos!
Oi, moça!
Aposto que vai ficar lindo quando você terminar, to curiosa pra ver :B
Essa série da Ali Cronin tá bem bacana. É um olhar mais realista pra adolescência, sabe. Quem sabe quando você estiver na preguiça, se encanta com a história? A Ash é ótima, muito engraçada e cheia de atitude. Assim como a gente, ela também tá se descobrindo. :)
Beijão, flor! Volte sempre, viu ;)
Estou terminando o último livro da série e me lembrei hoje dos contos, procurei no site da editora seguinte e só achei dos dois primeiros livros, você saberia se a editora lançou outros ou apenas esses dois mesmo?
Oie! Só tenho conhecimento desses dois que linkei na resenha :)