Conheça um super herói mineiro, com poderes do Deus-Sol

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

solar historia de origem, quadrinistas nacionais, historia quadrinhos brasileira

Hoje eu tô aqui para falar de uma história em quadrinhos nacional, escrita por Wellington Srbek, ilustrada por Abel Vasconcellos e montada por Cleber Campos: Solar – História de Origem (adicione ao Skoob).

O exemplar foi cedido pela Isabela Lapa, do blog Universo dos Leitores, que organizou uma espécie de turnê do quadrinho pelo país. A proposta era que a gente lesse, comentasse aqui e deixasse algum recado para os autores (lembra de 60 Contos Diminutos? Tipo isso).

solar historia de origem, quadrinistas nacionais, historia quadrinhos brasileira

Em Solar – História de Origem, descobrimos como Gabriel Nascimento adquiriu poderes xamanísticos enquanto tocava uma pintura rupestre do Deus-Sol em uma visita guiada com sua família a um local histórico.

Para aprender a lidar com seus poderes, ele conta com a ajuda do Beto, seu melhor amigo nerd (recomendo atenção redobrada para as referências a quadrinhos conhecidos nestas páginas), e também de um empurrãozinho incentivador: ele precisa salvar as pessoas que ama.

Achei os traços da história bem bonitos e por mais que os diálogos estejam presentes, muito da história se conta nos desenhos. As expressões, o cenário, as ações do personagem que dizem mais que palavras (enfim, a magia dos quadrinhos é justamente essa ♥).

solar historia de origem, quadrinistas nacionais, historia quadrinhos brasileira

As aventuras ambientadas em Belo Horizonte dão aquele orgulhinho para os mineiros, e trazem uma forma de se relacionar tão de perto com um super herói atípico, sem capa colorida ou identidade secreta. Apenas Gabriel.

O personagem foi criado por Srbek em 1994, e ganhou sua primeira reformulação em 2004. No aniversário de 20 anos do personagem, o quadrinista mineiro resolveu contar sua origem em uma história bem maneira.

solar historia de origem, quadrinistas nacionais, historia quadrinhos brasileira

Espero que tenham gostado de conhecer um quadrinho brasileiro e independente. Achei a ideia da Bela muito legal e espero que a gente possa realizar mais projetos assim para divulgar trabalhos tão legais. :)

Ah, e pra quem leu e ficou curioso a respeito de continuações…

Ficha Técnica

Título: Solar – História de Origem
Autor: Wellington Sbrek
Ano: 2014
Gênero: Quadrinhos
Editora: Mais Quadrinhos
Skoob: adicione à estante
Compre: Comix (R$19,90)

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

10 comentários via blog

  1. Isabela comentou em

    Adoro essa HQ e fico feliz de ver a indicação por aqui, afinal, tem blog mais lindo que esse? Não, não tem!

    Beijos Pipoquinha!

    1. Sua querida <3 Obrigada por compartilhar comigo a oportunidade de ler esse quadrinho. Belo trabalho, né?

      Beeeijo!

  2. Claudinei Barbosa comentou em

    Olá Raquel!

    Eu já tinha visto algo sobre essa HQ Nacional porém não tinha muitas referências sobre a mesma! Parece ser um trabalho de qualidade, eu sinto de falta de HQs assim desse gênero herói no mercado nacional. Já adicionei a minha estante no Skoob, vou procurar em sites especializados em quadrinhos para adquirir meu exemplar, uma vez que não vi ainda na revistaria que costumo comprar quadrinhos.

    Abração!

    1. Oi Claudinei,

      Realmente não sei como é a distribuição, já que é um selo independente, mas no site da Comix tem bem baratinho, dá uma espiada lá. Espero que goste da HQ. ;)

      Abração!

  3. Ah, que legal. As hqs nacionais se mostram cada vez melhores. E assim como muitas, essa também me deu muita vontade de ler. Nesse ano o meu plano é tirar o atraso de muitas dessas leituras de quadrinhos brazucas.

    Não sei porque, a capa dessa história me remete muito aos vários sonhos que tenho de voar. Até porque, se pudesse escolher um super-poder, poder sair do chão por ai seria minha primeira escolha. E acho bem legal ficar olhando pra prédios e perspectivas, e imaginar rompendo esses limites que normalmente a gente tem.

    Acho bem legal essa ideia de ter um super-herói comum. Filtrar o aspecto circense dos heróis antigos sabe, deixá-los mais humanos. Acho que seria uma boa forma de linguagem, pra ter heróis que definam a sociedade atual mesmo. :)

    1. Oi Nic, gosta de altura então? Que legal :D Eu gosto de vento, então quanto mais alto, melhor. O super poder do Gabriel é bem legal, e eu acho que você vai curtir a história dele. A sacada do Wellington com o super herói comum foi muito boa, espero ler mais coisas a respeito. :)

      Beijo!

      1. Não sei se altura é bem o termo certo, porque tenho bastante vertigem constantemente. Mas acho que é porque gosto de pensar fora da escala normal. Tipo imaginar fora dos padrões físicos… (Eu não uso dorgas, só pra esclarecer) :|

        Eu também gosto demais de vento, melhora qualquer clima, ao menos pra mim. :)

        1. AHEHAEHHAEHAEHE, tá certo Nic, entendi seu ponto (eu sei que vc não usa dorrrrrgassss). :P