As aventuras amorosas (e atrapalhadas) do pequeno Valente, de Vitor Cafaggi

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Valente, de Vitor Cafaggi - Coleção de César Paladini (Pipoca Musical)

Muita gente tem curiosidade em desbravar o mundo dos quadrinhos, mas no meio de tantas opções de HQs, graphic novels e traços diferentes, essa busca pode se tornar um pouco mais complicada. Totalmente compreensível. O mercado editorial está sofrendo várias mudanças, onde um espaço cada vez maior se abre para ilustradores e cartunistas, e com isso as opções aumentam a ponto de não sabermos por onde começar com esse tipo de leitura.

Quando vejo vocês perguntando nos comentários do vídeo por onde começar a ler quadrinhos, as tirinhas do “Valente” são sempre a primeira sugestão que me vem à cabeça. Foi lá por 2014 que tive o prazer de conhecê-las e desde então virou uma paixão devido à simplicidade de como as historinhas são contadas de traços simples, diálogos leves e um desenrolar apaixonante.

O mineiro Vitor Cafaggi é o autor dessa série de tirinhas (ainda em desenvolvimento) lançadas aqui no Brasil em quatro pequenos volumes pela Panini. Talvez você já tenha ouvido falar dele e da irmã, Lu Cafaggi, pois os dois são responsáveis por “Laços” e “Lições“, dois projetos gráficos lindos da MSP.

Os dois primeiros volumes (“Valente Para Sempre” e “Valente Para Todas”) foram vencedores da 24ª e 25ª edição do Troféu HQMIX nas categoria de Roteirista Talento e Melhor Publicação de Tiras. E não é por menos, pois a cada página você encontra uma situação divertida ou uma referência a filmes, séries, novelas, música e/ou à cultura pop nos anos 80/90. Vitor Cafaggi é um saudosista e, assim como a gente, apaixonado pelas tantas lições e recordações boas daquela época.

Valente é o nome do tímido e sonhador cachorrinho que ao longo da série segue em busca da sua missão de vida: encontrar o amor verdadeiro. Seria clichê e talvez mais um roteiro daqueles filmes “água com açúcar” se não fosse a proximidade que as tirinhas estão da realidade em que todos nós vivemos durante a adolescência.

Alegrias, amizade, notas no colégio, decepções e dúvidas amorosas. Arrisco dizer que “Valente” é uma mistura de “Calvin e Haroldo” (Bill Watterson) com um quê de “Peanuts” (Charles Schulz). Talvez, mais do que isso, é uma declaração de amor à todos os verdadeiros e eternos apaixonados que vão se identificar com as aventuras do cãozinho apaixonado por flan. ❤️

Gostei! Quero mais… e agora?

O quinto volume da série foi lançado esses dias e o último volume (sexto) ainda não foi anunciado, então é bem capaz de você terminar de ler as tirinhas já lançadas e ficar sem saber para onde ir. Não tema, pois vou deixar aqui uma super dica para você que gostou da série: o Vitor Cafaggi tem um blog onde ele disponibiliza novidades sobre seus trabalhos, mas também deixa muita coisa disponível, como algumas das tirinhas de “Valente” e toda a coleção de “Puny Parker”.

“Puny Parker” é um dos primeiros trabalhos do autor e publicados na internet em três temporadas. Nem vou entrar muito em detalhes, mas se você gostou das tirinhas de “Valente” ou curte super-heróis, essa é outra indicação certeira para você. A série de tirinhas conta a história do jovem Peter Parker e a difícil tarefa de lidar e vencer o seu arqui-inimigo: o dia a dia no colégio.

Diversão na certa com o mineiro mais talentoso e divertido da vizinhança!

FICHA TÉCNICA

Série: Valente
Autor: Vitor Cafaggi
Ano: 2013 – atual
Onde Comprar: Valente na Amazon

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

2 comentários via blog

    1. César Paladini comentou em

      Pra ler junto de um flan de baunilha! <3