Os 12 anos de produção de “Boyhood: Da Infância à Juventude”

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

boyhood ellar coltrane young

E está aberta a temporada de filmes do Oscar 2015! A lista dos filmes indicados, como sempre, tem alguns filmes competindo em diversas categorias, como é o caso de Boyhood, que recebeu 6 indicações este ano.

O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar o filho Mason (Ellar Coltrane) e Samantha (Lorelei Linklater). A narrativa foca na vida de Mason durante doze anos, da infância à juventude, do colegial à universidade, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

boyhood ellar coltrane adolescent

Richard Linklater consegue captar a necessidade do ser humano em criar laços com indivíduos na medida do tempo em que vamos conhecendo mais de suas vidas, emoções, angústias e sentimentos.

Em “Boyhood”, um filme que levou 12 anos para ser produzido, conhecemos o cotidiano de Mason (Ellar Coltrane) e todos os obstáculos de sua infância. De uma maneira simples e emotiva, ele reflete problemas de nossa própria existência, como a separação de nossos pais, a difícil adaptação escolar e a descoberta de nossa própria identidade.

boyhood nicole ellar coltrane scene

Nicole: You know how everyone’s always saying seize the moment? I don’t know, I’m kind of thinking it’s the other way around, you know, like the moment seizes us.

É quase impossível não associar os diálogos de filmes como “Before Sunset”, “Before Sunrise” e “Before Midnight” – também estrelados por Ethan Hawke – mas aqui eles são mais claros e objetivos, o que nos ajuda a manter uma conexão com os personagens do filme.

E aí? Vai assistir? :)

Ficha Técnica

Título: Boyhood
Diretor: Richard Linklater
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 165 minutos
Letterboxd: adicione o filme
—-
“Boyhood” é um dos filmes na minha lista de Indicados ao Oscar 2015.

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

10 comentários via blog

  1. Isabela comentou em

    César, eu adorei esse filme! Muito sensível e aborda situações que todos nós já vivenciamos de alguma forma. Coincidência ou não, falei dele pro Universo e o post irá ao ar amanhã.

    Beijos, Isabela.

    1. César Paladini comentou em

      Oi, Isa!

      O Linklater conseguiu mesmo abordar de uma maneira bem bacana todas essas transições da nossa infância e adolescência. O filme, para mim, é digno de uma menção ao Oscar só pela brilhante ideia de ter um roteiro que levou 12 anos para ser produzido. Agora é aguardar pelos premiados.

      PS: vou conferir o post amanhã!

  2. Vais resenhar todos os filmes indicados? Os que mais quero ver são o Birdman, e o Sniper Americano. E talvez o Grande Hotel Budapeste também.

    Não tenho tanta vontade de assistir o Boyhood, por mais que muita gente esteja falando bem dele. Acho que gostaria de ver um making of, mostrando o processo de filmagem da obra nesses 12 anos. Deve ser interessante ir vendo a interação do elenco, que no final devem virar uma família. Ou não… :)

    1. César Paladini comentou em

      Buenas, Nicolas!

      Estou mesmo curioso para ver o resultado de “Birdman” e “American Sniper”. O “The Grand Budapest Hotel”, já assisti, mas ainda não tive tempo de fazer um review dele. Recomendo bastante, até mesmo porque todo trabalho do Wes Anderson (junto do seu TOC por simetria e escolha das cores) merece ser visto.

      Quanto ao “Boyhood”, realmente, não tem como deixar de louvar a questão do tempo de produção e a conexão que isso cria com o telespectador.

      Abraço.

  3. Desde quando soube desse filme, fiquei doido pra assistir, mas o tempo não me permitia. O filme parece ser Magnífico. Aproveito logo esse tempo, irei assistir agora mesmo!

    Abraços

    1. César Paladini comentou em

      Depois conta para a gente o que achou, Rafael.
      Abraço!

  4. Okay, me convenceu César.
    Vou procurar alguém pra assistir comigo, pois não dá, não nasci pra ver filmes sozinha.

    1. César Paladini comentou em

      Corre lá para assistir, Anna!
      Diversão na certa ou sua companhia de volta. Não, espera.
      Depois conta para a gente o que achou.

  5. Ananda comentou em

    Filme lindo, fiquei em choque por uns 3 dias depois de assistir. Achei justíssimos os prêmios e indicações. Comentei aqui.

    :)

    1. César Paladini comentou em

      Bacana mesmo né, Ananda? Dá vontade mesmo de continuar a acompanhar essa espécie de reality show para cinéfilos. Agora é aguardar pela decisão da Academia.

      PS: muito legal a sua resenha. Parabéns :)