Skoob: como funciona a maior rede social de livros do Brasil

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

como usar skoob, pipoca musical, raquel moritz livros, o que é skoob

Alô, mundo! Sua meta de ano novo é ler mais? A gente já postou zilhões de dicas de livros aqui no Pipoca Musical (e muitas ainda virão, hohoho!), mas hoje vim falar de organização. Ano passado eu consegui superar e muito a minha meta de leitura porque consegui organizar meu tempo e fazer uma meta para que me sentisse desafiada (bom, a leitura faz parte do meu dia a dia, mas o desafio tá lá mesmo assim). O que mais me ajudou foi ter meu Skoob organizado.

[LEIA+: No especial de Ano Novo do Jornal Santa Catarina tem estratégias para ler mais e ver mais filmes em 2014. Confira o anexo na seção Multimídia da matéria.]

Para quem não conhece (ou conhece e não utiliza), o Skoob é uma rede social para amantes de literatura. Não é a única rede, mas é brazuca e está crescendo cada vez mais. Este post foi criado com base em uma sugestão que o querido Felipe Schramm (que colabora no site Homo Literatus) fez pelo twitter e achei a ideia interessante. Já vi muita gente perguntando o que é o Skoob, o que come e como vive, então cá estou para explicar como funciona o Skoob em três níveis e como tornar ele a sua rede favorita neste ano. :)

Nível básico: Skoob como catálogo

Criando a estante: A função mais básica do Skoob é a de “catálogo”. Ao entrar na rede social, você começa a procurar livros e adiciona eles na sua estante como: vou ler, lido, lendo, relendo, abandonado. Esse é o primeiro passo para interagir com o livro.

como usar o skoob, rede social literatura, primeiros passos skoob

Categorizando os livros: Depois de adicionar o livro à estante, você pode marcá-lo como favorito, desejado, troco, emprestei, tenho, meta. Você já ganhou livro repetido ou algo que não era a sua cara? Se você mantiver seu perfil atualizadinho, é só espalhar aos quatro cantos que sua wishlist pode ser acessada no Skoob (através da lista “desejados” – a saber, a minha pode ser acessada aqui, bjs).

como usar o skoob, rede social literatura, como organizar estante virtual, como organizar estante skoob

Emprestou seu livro?: Saber quais livros estão emprestados também é bom para você não pirar quando for arrumar a estante física. E dá para incluir o nome da pessoa pra quem você emprestou o livro, também. Basta acessar o livro na sua estante e clicar em Minha Cópia. Abaixo do campo de tags do livro você pode incluir o nome da pessoa que está com o seu exemplar. Eu também uso o botão pra categorizar os livros que emprestaram pra mim, assim sei qual tenho que ler primeiro, rsrsrs.

como usar o skoob, rede social literatura, meta de leitura skoob, como dizer que você emprestou livro no skoob

Cortesias: As editoras disponibilizam vários exemplares de lançamentos para sorteio e os usuários do Skoob podem acessar a seção de Cortesias pelo menu do topo e conferir os sorteios em andamento e os que já finalizaram. Basta clicar em Participar e aguardar o dia do sorteio. O Skoob não avisa o ganhador de forma isolada, portanto você deve ficar de olho nos resultados para ver se saiu algo pra você.

como usar o skoob, skoob rede social literatura, como integrar redes sociais skoob

Compartilhamento em redes sociais: Você quer compartilhar suas leituras no Facebook e Twitter? Basta ativar o compartilhamento para cada ação que você fizer com seus livros: marcar como lido, marcar como lendo, marcar como desejado, etc. No caso do Facebook, o Skoob se integra com o campo de livros do seu perfil e vai adicionando os títulos à medida que você interage com eles. Pela política da boa vizinhança, compartilho apenas o que foi lido (não sou a favor do spam).

Nível intermediário: Skoob como regulador de meta

Meta de leitura e acompanhamento: Um dos botões da parte de “categorização” dos livros é o de meta. Ao clicar nele, o livro passa a ser contabilizado como uma meta a ser cumprida. A meta é válida durante o ano todo. É super útil pra te dar aquela sensação de desafio (ver a barrinha de progresso crescendo anima o dia). A imagem abaixo mostra como ficam os livros na home do seu perfil.

como usar o skoob, rede social literatura, meta de leitura skoob

Histórico de leitura: É o histórico de leitura que vai te ajudar a regular a meta. Quando você marca um livro como “lendo“, o Skoob habilita a seção de histórico da leitura, onde você pode fazer comentários de cada parte do livro marcando a página em questão e dando uma nota de 1 a 5 para o trecho lido. Pensa que legal chegar no final do livro e poder relembrar as partes mais emocionantes e ver como a leitura fluiu desde o início (se era um livro chato, mediano ou ótimo). Para livros de contos e poemas também é legal, pois você pode avaliar cada conto isoladamente e depois eleger os melhores.

como usar o skoob, rede social literatura, como fazer meta leitura, historico data livro pra que serve

Histórico de leitura – Registro de data: Outra coisa importante aqui é: quando você terminar o livro, você deve fazer a marcação da última página para que o Skoob entenda que você terminou aquele livro e contabilize na meta. Se você apenas marcar como lido, ele fica incompleto (precisa fechar 100%). Marcando 100% de leitura, o Skoob registra a data em que terminou o livro, e diz se ele ficou dentro da meta do ano ou não.

como usar o skoob, rede social literatura, como fazer historico de leitura

Grupos de interesse: Você pode pesquisar grupos de interesse para participar de discussões sobre autores, gêneros, livros específicos e etc. Particularmente nunca presenciei nada interessante por lá, mas coloquei como nível intermediário porque geralmente quem participa de grupos de discussão é mais ativo na rede. Conhece algum grupo que vale a pena? Deixe nos comentários!

Nível avançado: Skoob³

Incluir tags no cadastro do livro: Ainda na parte em que você registra o histórico de leitura, tem um botão chamado “Minha Cópia”. Clicando nele, você tem acesso a um cadastro rápido de tags do livro. São dois campos: as tags da estante ajudam a categorizar o livro no seu perfil; e as tags públicas ajudam a categorizar o livro para a rede social. Como o Skoob não tem busca de livro por gênero, é bem legal quando os usuários começam a cadastrar tags como young adult, sick lit, chick lit, suspense, etc, porque assim a gente sabe mais ou menos do que se trata a história. Então, use it well.

como usar o skoob, skoob rede social literatura, como adicionar tags livros skoob

Resenhas de livros: Sabia que você pode resenhar o livro que você leu e deixar registrado para outras pessoas lerem? O recurso ainda não é dos melhores (você não consegue compartilhar o link da sua resenha, precisa pegar ou da seção completa de resenhas do seu perfil ou então a lista de resenhas do livro). Para publicar a sua resenha, você precisa acessar o livro no seu perfil e clicar em Resenha no menu lateral (imagem abaixo).

como usar o skoob, skoob rede social literatura, como fazer resenhas skoob

Trocas de livros pelo Plus: O Plus é uma ferramenta que permite a troca de livros entre os usuários do Skoob de forma organizada. Você não paga nada para ter o perfil Plus, basta clicar aqui e ativar. Após ativar o seu perfil, você tem acesso a um painel que lembra o Mercado Livre, com qualificação das trocas de cada usuário (sempre bom checar a reputação do sujeito antes de fazer negócio, né?), lista dos livros disponíveis para troca, sistema de troca por pontos ou por livros, etc. Ainda não fiz nenhuma troca, mas caso você já tenha feito, compartilhe a experiência neste post. :)

como usar o skoob, skoob rede social literatura, como funciona perfil plus skoob

Ah, e no final de 2013 o Skoob lançou a Livraria Skoob, uma loja virtual de livros para você fazer suas compras. Para acessar a loja, clique aqui.

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado do post. Ele é simples, porém pontual. O Skoob é a rede que mais utilizo, embora acredite que ainda tem coisas que possam melhorar (seção de quotes, cadê???). Para quem não se importar com a diferença de idioma, o Goodreads é uma outra rede muito, muito top.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários para que a gente possa discutir. E quem quiser, pode me adicionar no Skoob :)

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

40 comentários via blog

  1. Marília Almeida comentou em

    Que ótimo, esse post veio em boa hora. Criei conta no skoob mas não estava entendendo nada dele. Parabéns, ficou super completo. Vou lá criar minha meta (te adicionei!). Beijos.

    1. Oi Marília! Que bom que o post te ajudou. Quero ver sua meta, hein :) Beijo!

  2. Anna comentou em

    Ia comentar ontem mesmo mas decidi esperar! Rá! Rá!
    Eu uso o skoob já tem uns 3 ou 4 anos, mas radicalmente só há mais ou menos um ano e meio. Sabe o que eu acho? Que a interface do site é uma merda.
    Tinha outro site muito parecido com ele na questão de usabilidade, era o Filmow, que eu tinha desistido de usar justamente por isso. Aí eles mudaram a forma de catalogar e comentar a respeito dos filmes e eu voltei e sou tão feliz!

    É muito chato ter que clicar em diversos botões pra poder adicionar o livro, e tem que estar na página do livro pra colocar as estrelinhas ou marcar se tem / deseja / troca.

    Acho que eles podiam investir em usabilidade, mudar o layout pra facilitar sabe? Enfim, acho que só uso o skoob mesmo porque tem vários títulos nacionais que não tem no GoodReads.

    No mais, até já colei o link do seu post pra algumas pessoas que estão começando a usar o skoob agora, vai ser muito útil pois está bem explicado e fácil de entender! :)

    (respondi seu comment no blog)

    1. Oi Anna! :)

      Pois é, também tenho o Skoob há um tempão, mas comecei a usar pra valer quando eles fizeram umas atualizações na interface. Acho que eles tem muito, muito, muito a aprender com o Goodreads (acho um absurdo não poder comentar as atividades dos amigos e não ter uma seção de quotes!), mas melhorou muito. Reza a lenda que vai ter um aplicativo agora, oremos. :)

      Obrigada por compartilhar o post \o/ \o/

      Beijão!

  3. Felipe comentou em

    Que ótimooo!! Agora sim, vou passar o dia arrumando meu Skoob, pra começar o ano organizado com as leituras.
    Post lindo, tirou todas as dúvidas e deixou com vontade de aprender tudo!! Muuuuito obrigado (((:
    Bjão

    1. Obaaaa! Que bom que tirei as dúvidas principais, Fê! ♥

      Qualquer coisa, deixa um comentário aqui que a gente vai ajeitando a casa. :)

      Beijão!

  4. Diego comentou em

    Geeeeeeeeeeeente quanta coisa eu nem sabia!
    Eu conheci o Skoob só ano passado e sabe que deu uma bela organizada na minha vida? Tanto em quantidade, até mesmo pra saber o que tem guardado e tudo mais. É super útil! Esse lance das TAGs eu não fazia ideia de como funcionava, vou começar a usar.

    Ah, sabe que quando marco lendo eu NUNCA posto as páginas e comentário? E, por favor, isso é super útil, principalmente pras futuras resenhas. ADOREI! <3

    E o que mais me chocou ~momento barbie na caixa~ foi quando uma amiga me disse – "eu adoro o Skoob, tá ligado que é books ao contrário, né?" Daí eu parei, olhei, fiz a cara típica e pensei OMG! hahahahahahha GENIAL! *-*

    Muito, muito, muuuuuito bom o manual que você criou, ficou excelente e muito útil :B (pedido do Di agora hahaha um dia faz do Good Reads? eu sempre quis mexer, mas meu vocabulário inglesistíco básico nem deixa :x)

    Um beeeeeeeeeeeijo, Di :)

    1. Oi Dih!

      Então, o Skoob ajuda, não ajuda? Acredito que, independente da ferramenta, a gente tem que usar. Listas são eficientes se forem feitas no Excel, no Skoob ou no Goodreads. Mas é sempre bom ter uma ferramenta prática à mão. Sim, eu acho que o Skoob tem que melhorar em alguns pontos, mas eu considero uma ótima rede e é uma das que acesso todo dia. Sobre esse BOOKS, minha cabeça explodiu quando eu descobri também, aheuaheuaeh. Muito genial, muito simples :) E essa corujinha? ♥

      Fico muito feliz em saber que o post te ajudou, Diego! Bastante gente tem dúvida sobre algumas funcionalidades, e é sempre bom ter uma ajudinha, né?

      Ah, esse post do Goodreads era uma boa! Mas antes eu tenho que aprender tudo que ele tem, eu estou no nível baby, HAHAHAHA.

      Beijão!

  5. Thaís comentou em

    Posso dizer que gosto mais das funcionalidades do Goodreads que do Skoob? Acho que o Skoob ainda tem muito o que aprender com o Goodreads, mas ainda assim é uma ótima rede social de livros nacional.
    No Skoob eu geralmente faço o básico: marco como lido, como desejado, escrevo resenha. Mas no Goodreads ele já marca o dia que li o livro, “organiza” as leituras do ano, enfim… Eu e o Skoob temos uma relação de amor e ódio! hhahahahahahaha

    1. Também acho que muita coisa pode melhorar, mas já é uma rede super legal. Nada como o feedback dos usuários para ajudar a rede a crescer :)))

      Beijo!!!

  6. Post muito legal! O skoob é bacana. Eu uso mais como um registro do que eu li, então só uso os botões li e lendo, hehehe. Nunca coloquei nenhum como meta, acho que eu ia ficar na obrigação de ler, não sei… Mas algumas coisas me incomodam, como não ter opções de organização da estante por ordem alfabética de autor, título, ordem de leitura. Também não comento muito nos grupos, mas é uma ferramenta legal da rede.
    Beijos.
    =)

    1. Oi Lê!

      Pois então, eu gosto da meta pelo desafio. Não leio por obrigação, leio por prazer, mas é legal poder quantificar e qualificar o que foi lido durante o ano (detesto quando me perguntam, por exemplo, qual o melhor filme do ano e eu não lembro do que estreou em janeiro! ahahha). O Skoob tem coisas pra melhorar, com certeza, mas é uma ótima rede. :)

      Beijo!

  7. Oi;
    Ah eu amo o Skoob =)
    Adorei as explicações e acho que todo leitor deveria ter um para saber como anda sua meta, seus livros lidos, os que quer ler e os que recomenda através das estrelinhas…
    Gosto muito do Goodreads porque ele é muito bem organizado, os livros que são publicados em outros países estão todos cadastrados juntos, o que é mais prático e voce não pode trapacear colocando ele como duas vezes lido… (como eu faço no Skoob) kkkkk
    Acho que falta no Skoob só a barra dos Relidos, se tem uma dos relendo, deveria ter também dos relidos… =)
    beijos

    1. Oi Stephanie,

      Você quer dizer que o livro é um só, mesmo que esteja disponível em outros idiomas? Realmente, faz sentido, eu sempre fico em dúvida do que marcar quando leio em inglês, mas marco o idioma original. E sobre a barra de livros relidos, seria uma boa, né? :)

      Que bom que gostou do post, beijos :)

  8. Sensacional essa apresentação do Skoob, Rachel! Sério mesmo, queria conseguir desenvolver algo assim lá no blog para os leitores! *-*
    E eu diria que sou o nível 3 rs Apesar de não ser plus…

    Beijos, e adorei seu comentário la no blog, obrigada!
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    1. Pois então, separei por níveis porque sei que tem funcionalidades que nem todo mundo está interessado em usar. Eu migrei meu perfil pro Plus pra fazer esse post, pra ser sincera (em off, heheheh). Foi o primeiro post desse tipo por aqui, quem sabe eu arranjo mais temas com os leitores e monto mais coisas semelhantes. Aceito sugestões! :))

      Beijos, flor!

  9. Silvana Crepaldi comentou em

    Depois que descobri o skoob, não vivo mais sem. Ajudou muito principalmente nas metas e na parte de empréstimos. Eu emprestava e depois não lembrava mais pra quem. Cheguei a perder vários livros assim. Já uso faz uns dois anos e adoro. Ótima postagem.

    Blog Prefácio

    1. É verdade, também já perdi livro que emprestei! O Skoob ajuda pra caramba nisso (e sou tão viciada, acho que uso mais que o Facebook!).

      Beijo, querida, que bom que gostou do post!

  10. Adoreeeeiii o post!
    Sou super suspeita, porque AMO o Skoob e também uso ele principalmente por causa das metas. Outra coisa que sempre me policiei em marcar também são as datas que terminei de ler os livros, pra depois, com o passar dos anos ficarem os livros que li em cada ano no canto esquerdo.
    Sou tão viciada no Skoob quanto no Facebook, hehehe.

    beijos

    1. Oi Isa!

      Que bom que gostou do post, eu também sou mega viciada no Skoob! Adoro a parte de histórico da leitura e também presto atenção nessa coisa das datas, pra criar o histórico na lateral. Super útil, né? :)

      Beeeijo!

  11. Isabela comentou em

    Realmente o skoob é uma rede excelente! Ótima dica, eu uso e amo!!!

  12. Brunna comentou em

    Eu adoro o Skoob, uso muito ele.. Mas acho que ele podia ter um visual mais bonito. Tenho amigos que não uso ele (e preferem o Goodreads) só por causa disso… :/

    Mas, mesmo assim, eu adoro. :)

    Ótimo tutorial, Raquel… até te add como amiga, se me permite. rs..

    Beijos

    http://dobrodametade.blogspot.com

    1. Oi Brunna!

      Também adoro o Skoob, não sei se acho o Goodreads mais bonito, mas acho que é natural a rede social ir evoluindo. Se você lembrar de como era bem no começo…! :)

      Te adicionei lá, querida. Obrigada :)

      Beijo!

  13. Carla comentou em

    Oi, Raquel! Muito útil esse post! Vou contar uma coisa hahaha: eu tenho um perfil no Skoob e uso +- pra organizar as estantes, mas acabo esquecendo e uso mesmo pra participar dos sorteios (ganhei um, inclusive \o/ achei que nunca aconteceria hahaha). Acho q tenho duas pessoas adicionadas hahahahahaha e na vdd isso não faz diferença alguma, mas bem que eu queria conseguir trocar uns livros por lá. Vou tentar me dedicar um pouquinho mais lá pra ver se eu aprendo a mexer em tudo e acostumo a manter sempre em ordem =)

    bjs,
    Carla

    1. Oi Carla!

      Que bom que você gostou do post, flor. Procurei trazer as dúvidas mais comuns com a rede pra incentivar a galera a usar mesmo. Acho muito prático, e eu funciono muito, muito, muito bem com listas. :)

      Ativa lá e vamos trocar figurinhas!

      Beijo :)

  14. Ficou show o post. Adoro skoob, mesmo com algumas coisas a melhorar, é uma ferramenta simples e muito útil. Organizo minha biblioteca pelo skoob. Aliás, não compro livro sem olhar a nota no skoob antes, as resenhas. Bjo!

    1. Oi Maria!

      Tenho a mesma dependência que você! Não sei escolher a próxima leitura sem olhar o Skoob, nem compro livro sem conferir ali antes. É uma baita ferramenta, a gente bem que precisa dessa organização!

      Obrigada pela visita! Bjss

  15. Vanessa comentou em

    Olá pessoal. Uso o SKOOB a uns 3 anos. Tenho perfil PLUS e sempre faço trocas por lá. Já consegui ótimos livros e geralmente bem conservados. O PLUS é excelente pra se conseguir livros a um custo baixo, porém necessita de paciência para as idas e vindas ao correio. É necessário tbm calma, pq nem sempre o livro que você tanto quer está disponível.
    Mas é uma maravilha poder solicitar um livro desejado, qdo o mesmo fica disponível.

    1. Oi Vanessa,

      Comecei a experimentar o Plus há umas duas semanas e não tive problemas até agora. Não solicitei nenhum livro ainda, mas já enviei três. Chegaram rapidinho, até, hehehe. Espero conseguir fazer boas trocas em breve. :)

      Bjs, obrigada pela visita!

  16. Geisiany comentou em

    Quero participar do Skoob, mas já solitei no site e não chega o convite para que eu participe. Uma amiga já o indicou a mim mas também não recebi convite. Como faço para participar?

    1. Não precisa de convite, amiga, só entrar no site e se cadastrar.

  17. bia comentou em

    Oi eu tenho o skoob mais não sei como fazer para ler livros nele alguém me fala como fazer

    1. Skoob é uma rede social para quem ama ler e quer organizar suas leituras. Não é rede de pirataria.

  18. Ótimas dicas!! Post bem completinho! Eu não tinha colocado a última página no histórico de leitura. Daí não contabilizou. Agora entendi! :)