Nada é para Sempre é o primeiro livro da série Garota ♥ Garoto, que está sendo traduzida no Brasil pela Editora Seguinte (a mesma da série Só Perguntas Erradas, do Lemony Snicket) e traz um olhar mais realista em cima do cotidiano dos adolescentes. Em cada livro, a história de uma das meninas de um grupo de amigas é contada.
[LEIA+: Leia online “Noite das Garotas”, conto gratuito que precede o 1º volume de Garota ♥ Garoto]
Neste primeiro volume conhecemos Sarah Millar, uma adolescente de dezessete anos que está iniciando mais um ano do colegial ao lado dos suas melhores amigas: Cass, Ashley e Donna. Sarah é uma garota reservada e apegada ao significado das experiências da vida. Cass namora um rapaz idiota há um tempão, mas parece feliz. Ashley é desprendida de pudores e não se preocupa com nada, e Donna é a garota-balada. Mesmo sendo diferentes, as meninas concordam em um ponto: Sarah é a santinha do grupo.
Na verdade, a boa menina vem esperando o cara certo e a hora certa, porque entende que sexo é um passo importante. Nas suas últimas férias de verão, ela visitou Barcelona com os pais, e conheceu Joe, um garoto lindo e dois anos mais velho, que pareceu se conectar de verdade com ela. Ela acredita que encontrou o cara certo, e a coisa toda acontece naturalmente.
Ele limpou as minhas lágrimas com o polegar, deu um sorrisinho triste e disse “Te ligo”. E logo Joe estava no ônibus, e eu chorava de verdade enquanto ele esticava o pescoço para continuar acenando pra mim. Não tive notícias dele desde então. E ele tinha fixado moradia no meu cérebro. Não consegui parar de pensar nele. Eu só precisava ser paciente: ele tinha prometido ligar, então ligaria. Mas a espera estava me matando.
Mas o verão acaba, e Joe volta pra faculdade em Londres, há 80km de distância dela. A garota que nunca namorou e aparentemente não se interessava em garotos, agora não consegue tirar ele da cabeça. Quando finalmente consegue contato, Sarah se esforça para conseguir ficar com Joe e fazer a “relação” dos dois funcionar, mas nem sempre os planos para se encontrarem dão certo. Todos os amigos de Sarah acreditam que Joe não dá a mínima pra garota, menos ela (sim, dá vontade de chachoalhar a menina até ela cair na real), até que a situação toda começa a ficar insuportável.
Gostei da escrita despretensiosa do livro e das personagens, embora Sarah seja meio imbecil. OK, acho que todo mundo já passou por uma situação parecida com a dela, apostando as fichas em algo fadado ao fracasso, onde o cara não estava tão afim assim e a garota ficou obcecada, ou vice-versa. Esse é o cenário de Sarah, e é tudo novo pra ela.
“Vamos, Sarah, essa é uma das dez coisas que tenho que fazer antes de morrer. Fique feliz por mim.”
Eu me virei pra ela, surpresa.
“Você tem uma lista” Ash fez que sim com a cabeça. “O que mais tem nela?”
Sem parar para pensar, ela começou: “Dar a volta ao mundo, tocar no festival de Glastonbury, escrever um livro, transar com uma menina, casar, ter filhos, tomar anestesia geral, pilotar um avião, aprender a cozinhar.” (…) “Não tenho culpa de querer o que quero”, ela disse.
Apesar do que parece, o livro não fala apeeeeeeeeenas sobre Sarah e Joe. A escritora dá espaço para outras personagens se sobressaírem, como Ollie, um dos três rapazes que anda com o grupo de Sarah. O livro é legal pela realidade da situação toda. Não tem muito faz de conta, sabe. É um retrato real da adolescência, com os altos e baixos e os corações partidos. Gostei bastante e vou acompanhar o restante da série. :)
[LEIA+: Leia online “Não me esqueça”, conto gratuito que precede o 2º volume de Garota ♥ Garoto]
Outra coisa que eu queria pontuar é o cuidado com o acabamento do livro. A capa é linda, e tem uma textura soft touch deliciosa, e a diagramação do livro é bem bacana, com detalhes bonitinhos. Vocês viram ali na foto, né? Levei pela capa, me julguem. :P
Série Garota ♥ Garoto
De acordo com a primeira página do livro, a série é composta por 6 volumes. A Editora Seguinte vem fazendo um trabalho maneiríssimo com a série, lançando também os contos que intercalam as histórias.
Como ler a série Garota ♥ Garoto
0,5: Noite das Garotas (ler resenha do conto)
Volume 1: Nada é para sempre (ler resenha do livro)
1,5: Não me esqueça (ler resenha do conto)
Volume 2: Dizem por aí (ler resenha do livro)
Volume 3: Três é demais (ler resenha do livro)
Volume 4: Lições de Amor (ler resenha do livro)
Volume 5: A Garota Certa (ler resenha do livro)
Volume 6: Eu e Você (ler a resenha do livro
Espero que tenham curtido a resenha de Nada é para sempre. Se você já leu o livro, conta o que achou! :)
Ficha Técnica
Título: Nada é para Sempre (No Such Thing as Forever – Girl Heart Boy)
Autor: Ali Cronin
Série: Garota ♥ Garoto
Gênero: Romance, Juvenil
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 272
Post escrito por: Raquel Moritz.
Infelizmente é bem realista o que Sarah passou :/
A garota é mesmo muito ingênua.
É uma pena que não seja o seu livro preferido da série.
Eu amei demais!
Beijos!
Oi Jéssica!
Também acho que seja uma situação bem realista, é a proposta da série da Ali Cronin e acho todos os livros fantásticos do seu jeito. O que me pegou foi a personalidade da Sarah, mesmo. Sou mais a Ashley ou a Donna, hahaha.
Estou louca pra ler os próximos livros, ainda bem que a Editora Seguinte está lançando eles com um intervalo bem curtinho.
Beijo!
Eu compreendi.
Espero gostar da Ash e da Donna, só lendo o segundo para descobrir se vou gostar.
É realmente ótimo, vou aguardar os outros.
Beijos!
Eu já li os dois primeiros livros mas particularmente prefiro o segundo. \o/
Acho o primeiro livro inteligente pela proposta, mas a Sarah é chata mesmo, tá louco, aheuaheuhae.