Uma Longa Queda, livro de Nick Hornby

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Como eu já contei aqui, meu primeiro contato com Nick Hornby foi estranho. Em Alta Fidelidade demorei para me acostumar ao Rob Fleming ansioso em dissecar a vida em “top cinco” a toda hora. Bom, quando entendi e me identifiquei com a mente dele, parti para outras obras publicadas. Li Um Grande Garoto e me apaixonei de novo, desta vez desde o início.

E aí parti para Uma Longa Queda, um livro que tem uma estrutura legal, mas uma narrativa cansativa. Me perdoem se talvez alguém já tenha lido e gostado do livro, mas eu esperava muito e não tive nem metade. A ideia era interessante, mas a execução falhou.

O livro se divide em narrativas de quatro pessoas (alternadas constantemente) que se encontram por acaso na véspera de ano-novo no Topper’s House, prédio conhecido como o local favorito dos suicidas, no norte de Londres. Por coincidência os quatro foram para lá com um motivo: tirar a própria vida, cada um com seus motivos, e fazê-lo de maneira que ninguém dê por falta. A mãe solteira Maureen tem um filho em estado vegetativo. O apresentador de televisão Martin havia sido preso por pedofilia e perdeu tudo o que tinha. Jess é uma aborrescente desbocada que tomou um fora do namorado. E JJ, ex-líder de uma banda de rock e atual entregador de pizzas, depressivo-sem-motivo. Os quatro iniciam uma conversa sobre seus motivos, mas acabam buscando alguma razão para viver ou, pelo menos, adiar a morte iminente.

Essa ideia me chamou a atenção, e quis ver o que Nick Hornby poderia proporcionar em termos de mentes suicidas. Infelizmente, não muito aqui. A história é cansativa, apresenta muitos pontos de vista em uma situação só, além de seguir sem sentido (mesmo que na ficção) por mais da metade do livro.

Uma Longa Queda perdeu o timing, faltou algo mais… sincero e realista nos personagens. Eu não esperava uma sessão de auto-ajuda, mas tampouco uma sequência de atos que fossem diminuindo a proposta do livro e que desafiassem a paciência do leitor. Se você quer conhecer Nick Hornby, fique com Alta Fidelidade e Um Grande Garoto, são as melhores opções.

Ficha Técnica

Título: Uma Longa Queda
Autor: Nick Hornby
Ano: 2005
Editora: Rocco
Gênero: Romance, Literatura Estrangeira
Número de páginas: 300

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook