Os Lemmings e Outros, de Fabián Casas, reúne oito contos argentinos

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

lemmings e outros, fabian casas livros, otra lingua rocco, livro lemmings, pipoca musical

A ditadura foi a disco music. Estava no lugar errado no momento errado. E se não, vejam-me: no meu quarto.

Os Lemmings e Outros (adicione ao Skoob), do argentino Fabián Casas, faz parte da coleção de literatura hispano-americana Otra Língua, da Editora Rocco, que busca trazer luz à obras comumente ignoradas pelo nosso mercado editorial.

O livro reúne oito contos que podem ser lidos como pequenos fragmentos de um romance, com alguns personagens migrando de um conto ao outro.

lemmings e outros, fabian casas livros, otra lingua rocco, livro lemmings, pipoca musical

No outro dia os jornais falavam de uma seita estranha, com brasileiros implicados e ritos satânicos; custava-lhes entender que era só um problema poético. Não me surpreende: o jornalismo nunca entendeu a Poesia.

Os oito contos são ambientados no bairro natal do escritor, Boedo, e trafegam por antigas casas de tango, campos e clubes de futebol, cafés e edifícios que, muito provavelmente, foram cenário das histórias reais de Casas. Um toque autobiográfico se dá aqui. Na realidade, o jornalista, escritor e poeta argentino diz, em determinado momento: “tudo o que se vai narrar aqui é absolutamente verídico. Aconteceu realmente como vou contar”.

Passei por alguns dos contos sem entender que linha os ligava, até perceber que estavam em uma ordem cronológica, de certa forma. Do adolescente apaixonado pela menina do colégio ao adulto desiludido e ao velho que comemora como criança ao ver o jogo de futebol do seu time do coração.

lemmings e outros, fabian casas livros, otra lingua rocco, livro lemmings, pipoca musical

Ray Ban ia para a cama com várias mulheres casadas do edifício amarelo. E foi este vício, mais sua folga crônica, o que terminou por deixá-lo na rua, depois de uma tumultuosa reunião de condomínio presidida pelo senhor Crusciani; um dos grandes alces produzidos pelas inquietudes sexuais de Ray Ban.

Ao longo da leitura, alguns nomes conhecidos aparecem no texto: começamos por Astroboy na primeira página do livro, seguimos com Schopenhauer na abertura do primeiro conto, com um texto espetacular sobre ser humano e sobre ser animal (imagem acima); durante as 160 páginas do livrinho, ainda nos pegamos relendo alguns trechos que citam Led Zeppelin, Tolstói, Paulo Coelho. E Borges, e Kafka. E Darth Vader.

Apesar de curto, achei algumas histórias muito prolixas, mas destaco três dos oito contos que me deixaram satisfeita: “Os Quatro Fantásticos”, que fala sobre a ausência do pai e como cada um dos quatro namorados da mãe do personagem o marcou de alguma forma; “Asterix, o Zelador”, que fala sobre relacionamentos, confiança e gatos (é, você vai entender quando ler); e por último o que eu mais gostei, “O Locutor”, narrado em três atos que falam da velhice e de como a gente volta a ser criança quando algo nos toca. Esse aqui é muito legal.

lemmings e outros, fabian casas livros, otra lingua rocco, livro lemmings, pipoca musical

Me custou encontrar qual era a minha missão: mudar a poesia argentina para sempre. Esta é uma tarefa da qual não se sai vivo.

Recomendo para quem gosta de ler contos e aprecia (ou quer conhecer) a literatura argentina, principalmente. O selo Otra Língua é comandado por Joca Reiners Terron (@jocaterron), e você pode conferir o book trailer da coleção no vídeo abaixo.

Se você ficou interessado no livro Os Lemmings e Outros, do Fabián Casas, siga os passos do formulário abaixo e concorra a um exemplar. O resultado do sorteio sai no dia 31 de janeiro! Boa sorte ;)

a Rafflecopter giveaway

Esse livro foi cedido pela Editora Rocco pela parceria com o Pipoca Musical. Acompanhe as novidades da Editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | Resenhas

Ficha Técnica

Título: Os Lemmings e Outros
Autor: Fábian Casas
Ano: 2013 (original: 2005)
Editora: Rocco
Páginas: 160
Skoob: adicione ao Skoob

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

34 comentários via blog

  1. Mariana comentou em

    Eu não tinha costumes de ler contos até ler uns dois ou três que um colega meu me manda e ter lido um no inicio do mês.
    Vou tentar a sorte com esse \o/

    1. Eu gosto de contos porque geralmente dá pra entender o estilo do autor em doses homeopáticas, hehe. É por isso que, pra quem quer ler Neil Gaiman por exemplo, eu recomendo Coisas Frágeis. Tomara que você goste desse, Mari. :)

  2. Diego comentou em

    Xuuuuuuxu x)

    Eu adoro quando as editoras nos trazem esses livros que, talvez, nunca conheceríamos, tipo aquela coleção que eu amo, sabe? :B
    Acho essa iniciativa mega bacana, parabéns pra Rocco :))

    Ah, gostei de saber que o livro é em forma de contos, como conversamos nessa semana sobre aqueles livros do Gaiman, é melhor começar por contos, eu gosto disso. E tem vários autores bacanas, heim? Até Borges! Gostei :D

    Meu bem, fotos lindas! Como sempre <33333
    Um beeiijo, Di.

    1. Oi Dih!

      Eu achei a iniciativa da Rocco muito fantástica. A gente vê tanto best seller, tanto livro bobo vendendo que nem água, e tanto livro bom ainda não traduzido porque ninguém olha pra eles! Então o Otra Língua é excepcional só por isso.

      Pois é, o Casas cita Borges, é bem legal esse trecho que ele faz isso. São 8 contos, gostei mesmo de 3, os outros passaram batidos, mas tem seu mérito. :)

      Beijo!

  3. Sabe que eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro? Achei incrível essa iniciativa da Rocco de criar o selo! Legal saber disso =)

    bjs!

    1. Oi Carla! Ele foi lançado em dezembro no Brasil :))))

      Beijos!

  4. Ah, adoro livros de contos. Acho que as histórias curtas conseguem destaque por dizerem tanto com poucas palavras. Mas isso demanda muito talento do escritor. Gostei da premissa do livro, pena que alguns são prolixos.

    Abraços, Isabela.

    1. Oi Isa! Concordo contigo, também gosto dos contos pelo mesmo motivo! E sobre os que compõem esse livro, esses três são sensacionais, supera os outros :) Beijo!

    1. Oi Barbara!

      Quando o autor consegue conectar os contos com um personagem, eu fico encantada. Foi o que me deixou feliz em Deixe a Neve Cair, e foi o que achei interessante aqui também. :)

      Beijos!

  5. Andrei Paraizo comentou em

    Espero que seja bom…

  6. Rayssa Silva comentou em

    Eu amo contos e nunca tinha ouvido falar nesse. Acho muito maneira a iniciativa! Que os ventos estejam a meu favor ;)

  7. Nunca li um livro argentino, mas esse pareceu ser bem interessante.
    Adorei a resenha! :)

  8. Marta Brod comentou em

    Amei a resenha e fiquei louca de vontade de comprar. Tenho fascinação pelas coisas dos nossos Hermanos!

    =)

    1. Mazóia, que prazer ter você por aqui, Marta! Espero que goste do livro, se você curte a literatura argentina, não tem erro. :)))) Beijos!

  9. Mirelle comentou em

    Oi Raquel, engraçado que apesar de eu já ter lido livros americanos, ingleses, irlandeses, franceses, brasileiros, etc, nunca li um livro latino, não pelo que me recordo. Então valeu a dica. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

    1. Oooi! Foi a minha primeira experiência também, eu acho. :)))) Beijos!

  10. Eu nuuunca tinha escutado falar desse livro antes, mas sua resenha me deixou com muita, muita vontade de conhecer. Quando cheguei no final do post e vi que tinha sorteio fiquei muito feliz, preenchi TODAS as opções e espero muito ter sorte >< Outra coisa que me chamou atenção no livro foi ver que o posfácio foi feito pelo Carlito Azevedo, que é um poeta que eu gosto bastante. Enfim, o livro parece ótimo.
    Beijos!

    1. Oi querida!

      Que bom que alegrei seu dia com a promoção! O pós é do Carlito sim e é espetacular! Espero que você goste do livro :)))

      Beijos!

  11. Eu gosto muito de contos e gostei da ideia da editora.
    Fiquei com vontade de ler, principalmente porque sei que contos são fáceis e tranquilos para ler e gostar.
    Beijos.

    1. Isso é verdade, Babi. É muito fácil gostar de contos e eles são tão rapidinhos! :)))) Beijos!

  12. Prica comentou em

    Uau, me deixou com vontade *-* E se caso eu não ganhar o livro (eu sei que vou ganhar, hahhahah) eu irei adiciona-lo à minha lista de “desejados”.

  13. Julia comentou em

    Oi Raquel,

    Adorei a dica! Adoro quando somos surpreendidas com livros como esse… Não costumo ler esse tipo de livro, mas me interessei bastante devido sua resenha, parabéns, aliás! Tenho uma amiga que AMA esse tipo de livro e ela vive dizendo pra eu ler alguma coisa no estilo, mas nunca realmente peguei algo pra ler. =( Preciso mudar um pouco, hahaha!

    Gostei desse por causa, principalmente, das citações que você mencionou a Led Zeppelin, Paulo Coelho e Darth Vader?! Hahahahah!

    Um beijão!

    1. Oi Ju!

      Pois é, eu fiquei surpresa com o livro, embora só tenha gostado realmente de 3 contos. E essas citações, elas são bem, bem, bem rápidas, viu? Não tem nenhum raciocínio construído em cima delas (talvez só em cima de Borges), mas achei legal ele ter citado mesmo assim. :)

      Beijão pra você!

  14. Dayenne Vieira comentou em

    Nunca li nenhum livro de autor argentino nem nenhum livro de contos. Esta é uma boa oportunidade para fazer os dois. Vou procurar o livro para ler (e estou participando da promoção \o/)

    Um abraço,
    Dayenne Vieira

    http://um-momentoasos.blogspot.com

    1. Gosto muito de livros de contos, são histórias curtinhas e que permitem que o leitor conheça melhor o estilo do autor. Deixo a dica pra ti, então :)

      Abraço!

  15. Como muitos aqui nos comentários, nunca li nada de um autor argentino, ou mesmo de algum sul-americano não-brasileiro. Realmente existe uma certa barreira cultural entre o Brasil e o resto da América do Sul, que se estende além dos livros.

    Sobre o sorteio, achei o sistema preconceituoso. Por que ganho dez ‘entries’ curtindo a página do pipoca no facebook e twitter, e apenas cinco no google+? :P

    1. Pois é, eu também nunca tive nenhum contato com literatura latina, essa é a proposta super bacana da Rocco com o projeto. :) Espero que você goste!

  16. Shadai comentou em

    Já li um livro dessa série Otra Língua, o “Deixa Comigo” do uruguaio Levrero, e adorei!
    Estou interessado em ler mais livros latinos atuais. Esse me chamou atenção, pois gosto muito de livro de contos.
    Curioso para saber onde e como são citados Darth Vader, Paulo Coelho e outros.

    Torcendo muito p/ ganhar!

    1. Olá!

      Que bom que você já teve um contato, assim dá pra ter uma ideia do que esperar. Eu também adoro livros de contos e crônicas. :))

      Abraço!