
Era só isso que faltava: um grande catálogo de quadrinhos à disposição do leitor por uma mensalidade justa. Social Comics é uma plataforma de leitura de quadrinhos online que conta com um acervo bem bacana de artistas brasileiros com obras independentes e, em alguns casos, quadrinhos publicados por grandes editoras que você pode ler quantas vezes quiser.

O assinante paga R$19,90 por mês para ter acesso ilimitado a todo o conteúdo e ler onde estiver (existe aplicativo para iOS e Android). Assim como em outros serviços similares, você pode cancelar a qualquer momento sem burocracia. É só criar o seu perfil e começar a ler imediatamente. Além de ter acesso à obra completa, o usuário pode avaliar, ler de novo e compartilhar em suas redes sociais.
Artistas e Editoras no Social Comics
Artistas não precisam investir um centavo na rede e podem divulgar seu trabalho, ganhando pela performance da HQ. É só criar o seu cadastro gratuitamente clicando aqui. Lá tem Felipe Cagno, Davi Calil, Leandro Salles, Liber Paz, Vitor Cafaggi, Bräo, Eric Peleias, entre outros grandes talentos. Achei bacana que existe uma seção de artistas independentes pra você filtrar as HQs e conhecer a galera.

Editoras também não precisam investir nada e conseguem um perfil bem legal dos próprios leitores, além de poder testar e acompanhar o desempenho de novos artistas. Alguns dos grandes destaques das parcerias da Social Comics com editoras são a Nemo (com 77 edições!), JBC e a Mino. Em uma matéria publicada no blog da Social Comics, a editora chefe da Mino comenta que a proposta do Social Comics vai de encontro ao desejo deles de disseminarem os quadrinhos autorais a outros públicos. E olha, vou contar uma coisa pra vocês, tem até Shiko. ♥

Ações básicas no Social Comics
Ao entrar na sua conta você pode começar a ler os quadrinhos do catálogo do Social Comics e parar quando quiser. Todas as obras em andamento vão ficar arquivadas na seção de Histórico da sua conta. Se você colocar na ponta do lápis o valor de cada obra lida, vai poder ver a economia no fim do mês.

Curtiu tanto a obra que virou uma das leituras favoritas na rede? Você pode marcar a HQ com um coração e deixar ela ali no seu perfil pra quem quiser ver as suas melhores leituras. Por alguma razão meu perfil só mostra um número limitado de quadrinhos favoritos, ainda vou descobrir o motivo. :P

Cada uma das obras tem um detalhamento, com a média da nota concedida pelos leitores, informações de roteiro e arte e obras relacionadas ao que está sendo exibido. Lá já tem os três volumes de Bear, da Bianca Pinheiro, por exemplo, assim como a já esgotada Quaisqualingudum, de Roger Cruz e Davi Calil.

Com certeza ainda tem muita coisa de usabilidade para melhorar na ferramenta (já conhece o TVShow para organizar sua séries de TV?), mas tenho certeza que com a adesão e o feedback de novos leitores, o Social Comics vai se tornar uma alternativa ainda mais interessante para fomentar o mercado de quadrinhos e valorizar artistas independentes, editoras e leitores.

E, como falei antes, some os valores das capas das obras lidas e veja o quanto você economiza com R$19,90 na mensalidade. :)
Alguns títulos legais que você encontra por lá

Bando de Dois, de Danilo Beyruth
Harmatã, de Pedro Cobiaco
Fungos, de James Kochalka
Quaisqualingundum, de Roger Cruz e Davi Calil
Surubotron, de Davi Calil
Beladona, de Ana Recalde
Pílulas Azuis, de Frederik Peeters
Uma Metamorfose Iraniana
O Mundo de Aisha
Bear – Volume 1, de Bianca Pinheiro
Bear – Volume 2, de Bianca Pinheiro
Bear – Volume 3, de Bianca Pinheiro
Blue, de Paulo Kielwagen
O Incrível Cabeça de Parafusos, de Mike Mignola
Domingo, Sangrento Domingo, de Romeu Martins e Victor Vic
Dom Casmurro, de Wellington Srbek
O Muro, de Fraipont & Bailly
O Azul Indiferente do Céu, de Shiko
Perpertuum Mobile, de Diego Sanchez
Um Cara que Caiu do Céu, de Vitor Cafaggi, Shiko, Renato Quirino, Mario Cau, etc
Cornucópia, do Bräo
Necronauta, do Danilo Beyruth
The Few and Cursed (Vol. 1), de Felipe Cagno
The Few and Cursed (Vol. 2), de Felipe Cagno
3, 2, 1, Fast Comics (Vol. 1), de Felipe Cagno
3, 2, 1, Fast Comics (Vol. 2), de Felipe Cagno
Placas Tectônicas, de Margaux Motin
Quadrinhos Ácidos, de Pedro Leite
Onde Meu Gato Senta, de Pedro Leite
Eu, Super, de Eric Peleias
Alguns vídeos que podem interessar você
SORTEIO DE QUATRO ASSINATURAS
Curtiu a proposta? Clique aqui para acessar o Social Comics e criar a sua conta. Já usa a rede? Conte a sua experiência nos comentários. :)
Legal saber que tem esse tipo de serviço, mas ainda tenho minhas dúvidas com o catálogo. é atualizado sempre, que nem netflix?
O Social Comics atualiza o catálogo com frequência, sim. Agora em dezembro vão ter mais HQs na área.
ai que maneirooo eu nao conheciaaaa acho que vou assinar
Vemmmm :D
Adorei as dicas que você deu no post, faz um vídeo com mais!
Vou fazer <3
essas hqs que vc listou são todas ou são as que vc mais gosta?
São as que me fizeram assinar o Social Comics =) Mas tem muuuuuito mais!