Hoje é dia de apresentar a vocês a primeira parceria de Neil Gaiman com o brilhante Dave McKean, que a Editora Aleph relançou no Brasil em uma edição bonitona, com capa desenhada por Pedro Inoue (o mesmo de 2001).
Violent Cases (adicione ao Skoob) é original de 1987, fruto do mesmo período que nos trouxe Cavaleiro das Trevas, Watchmen e Maus. Foi esta graphic novel que lançou Gaiman e McKean para o cenário de HQs, antes de Orquídea Negra, Sandman, Sinal e Ruído e Os Lobos Dentro das Paredes.
Como já é comum ao estilo de Gaiman, esta graphic novel mistura realidade e fantasia ao narrar as memórias de um jovenzinho que teve seu braço deslocado pelo pai acidentalmente e foi levado a um médico osteopata que calhava de ser o mesmo de Al Capone.
Em meio a noções do que é o relacionamento do garoto com seu pai, o médico nos conta suas aventuras como funcionário do gângster Al Capone.
Mas, claro, assim como acontece quando tentamos lembrar de algumas coisas da nossa infância, as memórias narradas são imprecisas e fantasiosas. A história que lemos pode ou não ser verdade, tudo depende do nível de veracidade contida nelas. Nunca saberemos. :P
Naturalmente, o trabalho de McKean é um namoro à parte. A imaginação, o talento e a ousadia do artista transpira pelas páginas mesmo em um trabalho tão inicial. E o roteiro de Gaiman já apresenta alguns dos traços que mais tarde o marcariam como um grande contador de histórias.
Érico de Assis, que assina a tradução da graphic novel, comentou o desafio (em seu site e no final do livro) ressaltando que Violent Cases tem vários sentidos, e que poderia “ser tanto vítimas, quanto casos, quanto maletas“, ou então remeter a algo mais genérico como violin cases, já que a criança pouco se lembra dos detalhes. Seja como for, o título foi mantido em seu original para preservar o significado atribuído pelos autores.
E como a Aleph é muito, muito bacana, um segundo exemplar de Violent Cases veio parar aqui no QG do Pipoca Musical, o que significa que um deles pode ser seu. É só seguir o passo a passo do formulário abaixo e cruzar os dedos no dia 31 de outubro:
Violent Cases foi cedido pela Editora Aleph ao Pipoca Musical por conta da parceria. Acompanhe as novidades da editora nos canais:
Site | Facebook | Twitter | Instagram
Ficha Técnica
Título: Violent Cases
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Dave McKean
Editora: Aleph
Gênero: Graphic Novel, Quadrinhos
Ano: 2014 (original: 1987)
Compre: Site da Editora Aleph
Páginas: 64
Skoob: adicione à estante
Falou de quadrinhos, falou minha língua!
Eu to maluco pra ler a estreia da Dupla nas Graphic Novels, é interessante ter essa oportunidade e ver o quanto eles evoluíram a ponto de virarem referência no meio. PONTO PRA ALEPH!
In Gaiman We Trust! E se o Mago falou que é boa, é boa rsrs
O Mago, HAHAHHAHAA. Como pode né? O cara tinha faro também. :)
Pois, pois, sabia que veria vc aqui Brubs. \o/ Brigadão!
Bjs
Parece ser interessantíssimo!! Espero que a Aleph traga mais materiais assim para o Brasil!
Que o Espaço te ouça, como diria os mestres da série Fundação. :P
A ansiedade para ler essa HQ aumentou muito!
Neil Gaiman <3
Yay! Sempre vale a pena né? :)
OI! Então, há algum tempo tá despertando essa vontade minha de ler quadrinhos. E como adoro essas loucuras Gaiman, acho que já escolhi o meu. Achei a premissa bem bacana, Quel! Os traços do HQ parecem lindões! Já quero! ;)
Oowwm, que coisa boa ler isso! Acho que poderias começar pela Graphic MSP, mas os quadrinhos do Gaiman são ótimos. Espero que goste <4
Perfeito!!! Tudo que venha dessa dupla, na verdade, me faz suspeito de comentar: sou muito fã.
Ótima resenha (como sempre) ^^
Fabricio Machado
E não teria como ser diferente né? Adoro os dois. :)))
Excelente resenha! Me interessei muito a ler ^^
Opa, espero que goste. :)
Caramba, eu quero! Se não ganhar, quero emprestado de quem levar… :p
Eu preciso correr atrás de ler todas as obras dessa dupla. Problema é que tem sempre uma nova surgindo, que é difícil acompanhar o ritmo deles. Acredito que mesmo pra quem acompanha constantemente.
O Gaiman é bem produtivo, acho que em 2014 ele lançou uns 3 ou 4 trabalhos (que eu tenho conhecimento pelo menos). É difícil mesmo acompanhar. ;S Hahhaha Bjs
Se é de Neil Gailman, eu tenho que ler, to bem curioso pra ler esse graphic novel!
Ser dele é sempre um bom critério. Boa leitura. ;)
Nem faça sorteio, só manda aqui pra Curitiba que eu juro que vou amar muito. Eu adoro Neil, é mais do que certo que já coloquei o exemplar na lista.
MAS PARE DE ME FAZER GASTAR! Preciso guardar pro meu quarto a la Sherlock
Beijos! ♥
AHEHAEHAEHHAHAHHAE, ligeirinha :D
Ultimamente tenho lido mais coisas do Neil Gaiman, daí chega essa novidade e me deixa com muitas vontades de adquirir cada vez mais coisas do autor. Adorei a resenha e ela só contribuiu para os meus desejos kkk
Hehehehehhe, entendo seu sentimento. :P
Entrando no Facebook só para participar do sorteio! hahaha
Estou lendo Coraline no momento e amando, já assisti ao filme mas o livro está me pegando de uma maneira que não sei explicar. Talvez seja porque é inglês e eu estou conseguindo entender o livro!! hehehe
Você me fez apaixonar por Gaiman, agora vai ter que dividir ele comigo! :B
Espero que eu ganhe, quero muito começar a ler HQ’s!
Beijocas!
Hahahaha ai sua lindinha, fico tão feliz de saber que vc tá amando Coraline. É uma história TÃO legal! To com ele em inglês pra ler tbm, mas já me apaixonei em português. <3
Beijão!
O que seria do mundo sem o neil gaiman, hein, minha gente? Eu que comecei a gostar dessa coisa de quadrinhos agora pirei na resenha, fiquei lendo aqui tudo e nem me toquei que era sorteio. Mas agora já to torcendo pra ganhar, ahha
Legal, legal :D
Hahahahah, assim que é bom né? :P Tbm fico feliz por ele existir nesse mundo. ❤️