2001, a obra máxima de Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

Mas, por favor, lembrem-se: esta é apenas uma obra de ficção. A verdade, como sempre, será muito mais estranha.

Você já deve ter ouvido falar de 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968), o filme de Kubrick que se tornou um ícone da ficção científica. Bom, talvez você não tenha visto, mas vai reconhecer o HAL 9000.

Quando assisti ao filme de Kubrick pela primeira vez, fiquei deslumbrada com o cuidado estético e a visão futurista. Stanley Kubrick fez poucos filmes em seus 43 anos de trabalho (foram 13 ao total), mas seu perfeccionismo é latente. A obra acabou virando um marco do cinema nos aspectos cinematográficos, sociológicos, artísticos e etc.

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

Muitos dizem que 2001 foi baseado em “A Sentinela”, mas isso é uma simplificação muito grosseira; os dois têm a mesma relação que uma castanha tem com a castanheira. (…) Talvez por Stanley ter percebido que eu tinha baixa tolerância ao tédio, ele sugeriu que antes de embarcarmos na lentidão do roteiro, deixássemos nossa imaginação voar livremente, escrevendo um romance completo, a partir do qual depois derivaríamos o roteiro.

Bom, comecei falando do filme, mas o tema de hoje é o livro. Falar de um e não falar de outro seria impossível, mesmo porque esse foi um dos poucos casos em que o filme (cujo roteiro é coassinado por Arthur C. Clarke) inspirou o autor do argumento a estender a história para as páginas do livro. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (adicione ao Skoob) foi desenvolvido junto ao filme, e teve seu argumento principal criado a partir do conto “A Sentinela”, escrito em 1948 por Clarke.

Enquanto Kubrick trabalhava no roteiro, Clarke escrevia o livro, trocando ideias com o colega para enriquecer ambas as obras. O livro, depois, tornou-se o pontapé para uma série com mais três obras de ficção científica, todas escritas por Arthur C. Clarke (publicados em 1982, 1988 e 1997). Outra história de Clarke que influenciou 2001 – Uma Odisseia no Espaço foi “Encontro no Alvorecer“, um conto que se parece muito com a primeira parte do livro, que se passa na pré-história.

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

Inconscientemente, passou as mãos pelas próprias costelas protuberantes; as costelas daquelas criaturas estavam ocultas por rolos de gordura. (…) Noite após noite, o espetáculo daqueles quatro homens-macacos-gordinhos se repetiu, até se tornar uma fonte de exasperação fascinada, que servia para aumentar a fome eterna e torturante d’Aquele-que-Vigia-a-Lua.

A história principal é dividida em 6 partes, cada qual subdivida por capítulos curtos que vão dando ritmo à história. A primeira parte fala dos primeiros passos da humanidade, quando o homem sentia fome e era ameaçado de extinção pelos predadores. Mas então a chegada repentina de um objeto esquisito, um monolito fino e negro que não se parecia com nada que o homem primitivo já tinha visto, muda algumas coisas na pré-história e sinaliza um passo da evolução.

Milhões de anos depois, outro monolito é encontrado na Lua e deixa os cientistas curiosos. Para investigar a peça, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador com inteligência artifical, o HAL 9000.

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

(…) o resultado final foi uma inteligência artificial capaz de reproduzir – alguns filósofos ainda preferiam usar a palavra “imitar” – a maioria das atividades do cérebro humano, e com muito mais velocidade e confiabilidade.

A escrita de Arthur C. Clarke é mais simples do que eu imaginava. Os detalhes científicos estão ali, mas cada leitor extrai algo diferente da história. Em linhas gerais, é uma história sobre evolução, espiritualidade e aquela curiosidade que temos de saber se estamos sozinhos no universo, ou não.

E aí você me diz: não entendi nada da história. Não se preocupe, Clark disse, certa vez, que “se você entendeu completamente 2001, então falhamos”, pois os autores quiseram “levantar mais questões do que as que foram respondidas”. De qualquer forma, nada tema, a internet já pensou nisso e desenvolveu um site MUITO legal chamado Entendendo 2001 (disponível em vários idiomas!), com vídeos explicativos de várias partes da história. Achei sensacional.

I’m sorry, Dave

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

E o HAL 9000? Ele é um computador com uma inteligência artificial bem avançada, que foi instalado na nave Discovery para manter o funcionamento e evitar falhas humanas na execução da missão. A bordo, ele nem ao menos pode usar toda a sua capacidade para jogar xadrez com os tripulantes, pois não faria bem à moral da equipe, então ele perde 50% das vezes. Ele é capaz de fazer reconhecimento facial, leitura labial, compreende emoções, raciocina e, claro, começa a se desenvolver além da conta.

Há uma lenda de que o nome de HAL deriva de IBM deslocando uma letra adiante, mas Clarke diz que se tivesse percebido isso, teria alterado. “Deixem-me mais uma vez indicar, cansado, o Capítulo 16 para a origem correta desse nome”, diz Clarke em sua nota à edição do milênio.

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

O sexto membro da tripulação não se importava com nenhuma dessas coisas, pois não era humano. (…) HAL (nada menos que computador de programação Heurístico-ALgorítmica) era uma obra-prima da 3ª revolução informática.

Acho que ele e a Samantha (Her, 2013) fariam uma bela dupla.

Edição exclusiva brasileira

Esse post não estaria completo se eu não mencionasse a edição mega especial que o livro ganhou. O projeto é exclusivo da Aleph, foi pensado e desenvolvido por eles junto ao designer Pedro Inoue (que também fez a capa da edição especial de Laranja Mecânica, e todas as capas da nova coleção do Philip K. Dick).

2001 uma odisseia livro, pipoca musical, editora aleph

Mas não é só design (embora essa simulação do monolito seja genial): o livro traz uma nota de Clarke após o falecimento de Kubrick, as traduções dos dois contos mencionados acima e uma nota do autor escrita em 1999 para a edição do milênio.

2001: Making of a Myth

Pra quem ficou curioso, aqui ainda tem um documentário de 43 minutos narrado pelo James Cameron (2001: Making of a Myth), sobre a importância da obra e alguns detalhes da produção. É só dar o play:

Bom, espero que tenham curtido. Ainda estamos no comecinho do ano de 2014, mas sei que esse livro vai entrar facilmente no Top 10 de leituras do ano. Fiquei impressionada com a facilidade de leitura, e a profundidade da história. É um complemento indispensável para quem se apaixonou pelo filme de Kubrick e, devo dizer, para quem ama ficção científica.

Ficha Técnica

Título: 2001 – Uma Odisseia no Espaço
Autor: Arthur C. Clarke
Ano: 1968
Gênero: Ficção Científica
Editora: Aleph
Páginas: 336
Skoob: adicione na estante
Comprar: Compre no site da Aleph

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

28 comentários via blog

  1. Mariana comentou em

    Eu, como uma excelente desligada que sou, ainda nem vi o filme. hahahahaha.
    Dá pra entender bem o livro sem tê-lo visto?

    1. Com certeza, Mari. Mais do que ver o filme sem ler o livro, hahahaha. De qualquer forma, recomendo o complemento. :)

  2. Isabela comentou em

    Raquel, post lindo como sempre. Esse livro já está na minha lista de leitura e quero comprar o quanto antes. O fato da edição ser da Aleph também me anima, já que eles fazem trabalhos incríveis. Enfim, assim que eu ler te conto a minha opinião!

    Bjs bjs ;)

    1. Oi Isa,

      A história é fantástica, se você curte ficção científica, vai se apaixonar. Eu gostei muito e me ajudou a compreender o filme do Stanley – não por completo, mas com certeza mais do que até então.

      E, sim, o trabalho da Aleph aqui ficou espetacular. Recomendo, Isa!

      Beijo :)

  3. Juliet Pasta comentou em

    E olha que o post saiu!
    E ficou bem legal mesmo. Adorei.
    Eu espero que a Aleph lembre do resto da saga e tenha o mesmo carinho que tiveram com 2001 com 2010, 2061 e 3001..
    Saga essa que só não li 2061.. mas to pra reler tudo.

    Falando em entender o filme tem uma edição do podcast do Jovem Nerd, se não me engano o de Finais Foda de Filme, em que eles param tudo e explicam o filme de uma forma bem fácil, por que da primeira vez não tem cristão que entenda mesmo.
    E mesmo assim tem que ler o livro também, pois um completa o outro.

    1. Oi Juliet,

      VISSE? Antes tarde do que mais tarde, é o que eu sempre digo. :P

      Eu ainda não li nada das continuações, mas vou atrás na nossa biblioteca, pois acho que tem. Seria MUITO sensacional a Aleph lançar a coleção completa, né? ♥

      Eu lembro desse cast, eles explicam direitinho mesmo. De qualquer forma, coisas como o monolito ser um signo para a evolução humana não é bem explícito no filme, no entanto está muito bem explicado na primeira parte do livro. Dessa forma, livro e filme se completam muito bem, obrigado.

      Obrigada pelo comentário, Ju! Sempre bom ver você por aqui ;)

      Beijo!

      1. Juliet Pasta comentou em

        Eu baixei pro kindle o resto da coleção. Agora to assim, ostentando os downloads.. haahahhaaah

        Como te falei uma vez o 2010 nao lembro onde eu achei.. e o 3001 eu achei na biblioteca do João Widemann quando eu estudava por la… e eu gosto bastante do 3001.. por motivos de Frank Poole.

          1. Juliet Pasta comentou em

            Eu ja mudei o status de relacionamento. .
            Em um relacionamento sério com o Kindle.

  4. Oi Pipoquinha <3
    Estou apaixonada pela sua resenha! Estou atrasando a compra do livro (um pouco pelo preço do livro) e estou arrependida agora. Eu amo FC então: COMO EU NÃO LI ESSE LIVRO AINDA, MEU DEUS?
    Assim que eu voltar a comprar livros esse vai ser o primeiro e é sua culpa!

    Adoro quando suas fotos ficam "mais escuras".
    Beijinhos e cafés quentinhos ;)
    http://pausaparaumcafe.com.br/

    1. Oi fofinha :}

      Eba, eba, fico feliz que tenha gostado da resenha. Eu adoro ficção científica, mas levei um tempão pra começar a ler o livro. Achei que seria parado, difícil e complexo demais. Acabou que é um baita complemento para o filme do Kubrick, e agora estou apaixonada, hahaha. Espero que você goste da leitura, viu? ♥

      E vou anotar a sua preferência pelas fotos escuras. A bem da verdade, também prefiro assim, hehehe. Agora vou lá pegar meu cafézinho, porque fiquei com vontade.

      Beijããão :**

  5. Leandro comentou em

    Oba Raquel!

    Estava curioso para ler a sua resenha sobre a leitura de 2001. Lembro que estava bem empolgada com o conteúdo. E pela resenha percebemos isso. Com certeza, é impossível não ler/assistir o filme/livro! rs rs
    Gostei da dica do documentário!
    Abs :)

    1. Oi, Leandro! :)

      Fico feliz que tenha gostado. Eu realmente fiquei bem empolgada, é um livro sensacional. Eu tinha achado o filme massa, mas o respeitava mais pelo marco no cinema do que pela história. Depois de ler o livro e ter o complemento da história, passei a admirar ainda mais o filme do Kubrick. Os dois se completam de uma forma sensacional. ♥

      Espero que você consiga ler em breve! \o/

      Abraço :}

  6. Ju comentou em

    Eu, como você, fiquei encantada pelo filme do Kubrick, acho fascinante como ele tinha uma mente tão avançada em tantos aspectos. O que me levou a achar 2001 na prateleira da biblioteca da minha escola, queria ter sido mau caráter e não ter devolvido, hahaha. Eu achei que seria muitíssimo difícil, mas a leitura é bem fácil, a interpretação é exatamente como você disse, acho que isso que torna esse livro tão interessante. Depois que eu li, eu consegui entender mais o filme, um é realmente complemento do outro.
    Este site, “Entendendo 2001”, é muito bom! Eu li diversas teorias e explicações, mas nenhuma em vídeo. Obrigada.
    Ótima resenha!

    1. Oi Ju,

      O Kubrick era um gênio, e extremamente perfeccionista. Pra mim, saber que ele ajudou um dos caras da literatura de ficção a construir uma obra desse calibre, já atesta isso. Fico feliz que a resenha tenha contribuído com algo pra você. Também adorei o site “Entendendo 2001”, é bem dinâmico. :)

      Obrigada pelo comentário!

      Beijo!

  7. Bruna comentou em

    Aêêêê! Resenha do livro lindão! :D
    Eu ainda tô chocada com o brilhantismo de terem feito o livro como o monolito. A ideia foi genial e pelo visto o livro também :)
    Lembro de ter assistido o filme umas 3 ou 4 vezes na escola e acho que preciso assistir de novo pra lembrar de muita coisa, mas tua resenha me instigou muito a procurar o livro também.

    Como sempre, as fotos estão lindas, Quel! (ainda mais com essa estante fabulous atrás <3)

    beijosss!

    Bruna
    http://umpoucodissoeaquilo.com.br

    1. Oi Bru!

      Chocada é uma boa palavra, aheuahee. É tão genial *-*

      Gostei demais do livro, foi uma baita surpresa. Ainda não vi o filme depois de ler, tenho que me organizar pra isso. O DVD cheio de extras já tá na mão, ahehaeh :P

      PS: GOSTOU DA ESTANTE, NÉ? Tá organizada graças ao seu TOC. hHaehhee

      Beijo! ♥

  8. Muito legal, sou fã maluco de Kubrick (quem não é?) E 2001 foi um dos filmes que mais demorei a assistir na vida, peguei o dvd emprestado com um amigo meu e somente quase um ano depois eu assisti acredita, tudo isso pq todos falavam tanto da complexidade do filme, e de quão difícil era assisti-lo por conta do seu ritmo que eu nunca me sentia preparado o suficiente para assisti-lo. Mas depois que o fiz, nossa… que filme, pra quem gosta de estudar a técnica como eu é uma puta aula, a fotografia, a montagem, os efeitos especiais, tudo tão harmônico, feito com tanto esmero, incontestavelmente coisa de gênio!
    Agora to curioso pra ler o livro, esse que pela postagem já não me assusta tanto, então vou tratar de correr logo atras de um exemplar =)
    PS: Não gostei muito da nova capas do Laranja Mecânica, mas essa de 2001 eu adorei!

    1. Hey você,

      Eu assisti 2001 quando era muito novinha, nem me culpo por não ter captado nada do filme, aheuhae. Mas na segunda vez eu já tinha me apaixonado – não tanto pela história – mas pela qualidade visual dele. Olha a data do filme! E dá um show em muita coisa mais recente. Kubrick ♥

      Sobre o livro, não se assuste mesmo, os capítulos curtinhos ajudam você a levar a leitura pra frente com mais tranquilidade. Fora que essa edição é espetacular!

      Beijo :)

  9. Kubrick, lindo e clássico e a genialidade do Clarke, uhm mistura mais do que boa. Assistir ao de praxe, 2001 e pouco acompanhei o restante da série, mas é uma das queridas campanhas que pretendo reatar para alimentar meu ego devorador de criatividade rsrs. A matéria ficou ótima e estou aos suspiros com esta nova edição, desejando-a em breve.

    =))
    xoxoxo

    1. Essa edição é um primorrrr, né? Vai dizer, eu ainda olho apaixonada pra ela, hahahaha. Acho que quem curte Ficção Científica tem que ver o filme e ler o livro, os dois se completam num nível muito interessante. :)

      Beijo!

  10. Kellen comentou em

    Aquele momento em que você se sente culpada por ainda não ter lido um livro…hahahahha
    Flor adorei a resenha, já quero ler pra ontem! Estou cada dia mais apaixonada por ficção, e ainda tenho um longo caminho de leitura pela frente, já que esta é uma paixão recente. Edição linda e suas fotos um luxo como sempre!
    Beijos, Kellen!

    1. HAHEUAHEUHAE, e não é? Depois que terminei também me senti culpada por não ter lido antes! Eu também sou mega apaixonada por ficção científica e esse foi uma experiência maneiríssima, porque livro e filme se completam. Um sem o outro é incompleto, sabe?

      Beijo pra tu, obrigada pela visita ♥

  11. Haha, engraçado ver que o livro possui uma leitura fácil, já que, ao menos para mim, o filme tem um ritmo e narrativas nada fáceis, ainda mais pra quem não está tão “treinado” com a linguagem dos autores.

    Mas eu realmente acho legal essa liberdade de interpretação que a obra dá a quem irá consumir. Faz com que ela seja discutida, perpetualizada. E como foi dito, cada um acaba criando uma própria versão da história dentro da sua cabeça.

    Eu ainda não li nenhuma obra do Clarke, mas quero muito. Dele e do Philip K. Dick. Mas espero poder conhecer logo.

    1. Pois é, Nicolas, vou te dizer que eu me surpreendi muito quando comecei a ler. Sabe que, no filme, o lance dos monolitos fica meio confuso de associar com evolução, mas no livro já diz isso na primeira parte. É muito bacana ver como as duas obras se complementam, recomendo demais a “experiência”.

      Sobre ler outros livros dele, tenho outros na lista de próximas leituras. Dele e do Philip K. Dick, que pelo visto influenciou muitos dos filmes de ficção científica que temos hoje. :)

      Obrigada pelo comentário ;) Abraço!

  12. Renata comentou em

    O quê? Eu amo esse filme, lembro-me que vi há muito muito tempo atrás, mas muito mesmo, fiquei extasiada! A música me consome, até aquela parte “chata” do começo (a aurora do homem) dá para ser aturada, pois o todo é uma experiência única. E pensar que foi concebido na época que foi, acho mais grandioso ainda.
    Não sabia da existência desse livro, realmente acho que vale ter na estante sim!
    bjs

    1. Oi Renata,

      Nem me fale! Mesmo da primeira vez que o vi, sabendo do ano que era, já fiquei maravilhada com a qualidade estética. Depois, apenas, que fui reparar que o Kubrick é assim, principalmente por conta da paixão dele por matemática e fotografia. Afinal, é tudo meio matemático mesmo, né? <3

      Corre atrás do livro, Renata, é sensacional! :D

      Bjs