Graphic novel: minha paixão de 2014. Eu nunca fui chegada em quadrinhos intermináveis de super heróis (embora esteja quase sempre nas estreias dos filmes), mas quando o assunto é graphic novel, eu me encanto.
O Fantasma de Anya (adicione ao Skoob), da autora russa Vera Brosgol, me atraiu pelo visual (praticamente bicolor), pela premissa (uma fantasma que acabou virando amiga de uma adolescente) e por ter chamado a atenção do Neil Gaiman (lembrando que ele indicou também A Menina Submersa: Memórias e eu curti ♥).
Anya nasceu em Moscou, na Rússia, mas emigrou para os Estados Unidos quando criança. A adolescente tenta se desvencilhar de toda e qualquer associação com o seu passado: ela se esforça para perder o sotaque, não menciona seu complicado sobrenome e evita contato com o colega imigrante russo que estuda no mesmo colégio que ela. Uma clara tentativa de se adaptar a um ambiente completamente novo.
Tanto esforço em parecer descolada “como os americanos” não dá lá muito certo: ela vai mal no colégio e não tem muitos amigos (exceto Siobhan, uma garota que está sempre ao seu lado). Certo dia, Anya cai em um buraco e dá de cara com Emily, uma fantasma presa no local há décadas. De uma forma bem original, a autora faz com que uma sombra de amizade seja criada entre as duas. Uma união divertida, esquisita e irreverente.
Vera Brosgol trouxe uma pegada urban fantasy para a graphic novel, algo que vemos com frequência no universo de Gaiman (que, além de elogiar o resultado final da obra, deixou Vera a cargo da arte conceitual do filme Coraline).
A edição tem um preço bem acessível comparado a outros exemplares que vemos por aí, e tem um material de qualidade entregue ao leitor. Vi algumas pessoas lamentando que suas edições tinham páginas com a coloração “desbotada”. Talvez seja alguma coisa do lote, a minha edição está perfeitinha. Mesmo assim, vale folhear na livraria.
Provavelmente Anya e Vera tem mais em comum do que a gente pensa. Vera Brosgol também nasceu em Moscou e se mudou para os Estados Unidos quando criança. Ela sabe como falar de adaptação, já que passou por uma. Vera já trabalhou como ilustradora para a Nickelodeon, Sony Computer Entertainment, e O Fantasma de Anya é sua primeira graphic novel publicada.
Em seu site, ela compartilhou o processo criativo da graphic novel, e comenta que não tinha um script: enquanto ela escrevia, os desenhos e os diálogos surgiam de forma que se completavam. Vale ver também um passo a passo que ilustra o processo da autora de transformar os pensamentos em uma história.
Se você ficou curioso pra espiar mais da história, pode ler uma parte da graphic novel gratuitamente, clicando aqui.
E assiste o book trailer original pra ver se sua curiosidade aumenta. :P
Alguém aí já conheceu Anya e a amiguinha sobrenatural dela? Deixem seus comentários. ;)
Ficha Técnica
Título: O Fantasma de Anya
Autora: Vera Brosgol (@verabee | site)
Editora: Jangada
Ano: 2013 (original: 2011)
Páginas: 224
Gênero: Urban Fantasy
Compre: Site da Editora
Skoob: adicione à estante
Ah, me convenceu a comprar! Adoro graphic novel e esta parece ser uma fofura, eu quero!
É divertida, Maria. Espero que goste da Anya (e da Emily, rsrs). ;)
Oi Flor… Nossa, eu adoro quadrinhos, mas tem tempos que não me dedico a esse tipo de leitura… Histórias sobre adaptação sempre me conquistam, acho interessante refletir sobre as fases de mudanças na vida, hehehe! Fiquei curiosa para ver o passo a passo do processo de criação da revista, assim que chegar em casa farei isso!
Bjs ;)
Oi Isa,
O Fantasma de Anya tem uma história que é, até certo ponto, meio previsível, mas eu achei bacana a forma como a autora levou adiante. A fantasminha é muito cabreira, hahaha. :)
Beijo!
adoro graphic novel, vou procurar essa aí pra ler
muito bonitas as fotos também
parabéns!
Obrigada, Fernando! :))
Há eu já li esse livro achei muito interessante e bonito. O meu também tem essa página mais desbotada e eu também lembro que tem umas páginas que parece que foi imprimido duas vezes por que tem umas linhas separadas sabe? Mas é muito legal o livro, nem dei bola para isso.
Beijo adorei a resenha
É, umas 3 pessoas que conheço compraram a graphic novel e me mostraram as mesmas coisas: a página desbotada e uma espécie de erro na matriz de impressão, sei lá. O meu veio certinho, talvez era um lote? Mas que bom que você gostou, eu achei bem divertida a história e rapidinha de ler. :)
Beijo!
Que livro bonito! Gostei da história. E o book trailer só me deu mais vontade de ler rsrs
Beijos!
Oi Dani! É lindinho por dentro, adorei a escolha das cores, hehe. :D
Bjs!
Olha só! <3
Quando a gente tava na livraria mais fofa de Blumenau essa capa me chamou a atenção e ainda mais com a tua recomendação eu acabei levando :) Realmente é uma história bem legal e diferente. Eu adorei o traço e estilo de desenho da Vera e até hoje fico louca procurando novidades sobre mais trabalhos dela.
Dedos cruzados para mais graphic novels de urban fantasy :)
Beijos, Pipoquinha <3
Verdade, você comprou o livro na livraria mais fofa de Blumenau, hehehe. Que bom que você gostou, Bru. Achei bem original a forma como a Emily foi tratada na história, e também to de olho na bibliografia da Vera, mas até o momento não tem nada pra gente :(
BEIJO gigante <3
Nossa…
Sua resenha ficou tão legal que estou com vontade de comprar esse livro agora mesmo!! :)
Parabéns!!
BJs, Lu
http://resenhasdalu.blogspot.com.br/
Hehehehe, que bom que gostou! Bjs :)
Estou já faz muito tempo falando pra mim mesma que preciso vir aqui comentar nessa resenha.
Achei as cores da Graphic Novel maravilhosas, adoro quando a ilustração brinca com um padrão de tons e segue com ele ao longo da história. Tipo os do Gustavo Duarte. Até.. Srta, você precisa muito ler algo dele além do GN MSP ♥
Ele é o cara de “Monstros”, né? Preciso mesmo, já folheei e achei gracinha. <3