“Make Good Art”, o conselho máximo de Neil Gaiman

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

make good art speech, book make good art, neil gaiman books, pipoca musical

Make good art. I’m serious. Husband runs off with a politician? Make good art. Leg crushed and then eaten by mutated boa constrictor? Make good art. (…) Probably things will work out somehow, and eventually time will take the sting away, but that doesn’t matter. Do what only you do best. Make good art.

A essa altura do campeonato, muita gente já deve ter visto (e revisto, e visto de novo e de novo) o discurso do Neil Gaiman para os graduandos do curso de Artes da University of the Arts in Philadelphia, em maio de 2012.

Se você não viu, pare o que estiver fazendo por 20 minutos e dê o play aqui:

Se quiser acompanhar o discurso, o texto integral em inglês e em português você encontra neste site.

Esse é um daqueles textos que a gente precisa ler de vez em quando (ou ouvir na voz-que-acalma-tempestades do Gaiman). Especialmente quando a gente pensa em desistir de algo, esquece de aproveitar a jornada e fica pensando apenas no final, quando se afasta do seu sonho ou até mesmo quando caímos nas garras da Lei de Murphy.

Não é novidade que “a vida às vezes é dura, as coisas dão errado, na vida, e no amor, e nos negócios, e nas amizades, e na saúde e em todos os outros modos que a vida pode dar errado“. Mas o importante é fazer boa arte com isso.

make good art speech, book make good art, neil gaiman books, pipoca musical

(…) I decided that I would do my best in future not to write books just for the money. If you didn’t get the money, then you didn’t have anything. If I did work I was proud of, and I didn’t get the money, at least I’d have the work.

Realidades à parte, eu estava navegando por aí e encontrei esse livro pequeno, bonitinho e bem acabado com o discurso na íntegra do Gaiman (adicione ao Skoob). O discurso em si é o tipo de coisa que você encontra facilmente na internet, mas em caso de apocalipse zumbi, é sempre útil ter uma cópia física para consultas. :P

[LEIA+: Conheça alguns livros do Neil Gaiman]

O livro é, na verdade, o discurso diagramado de uma forma interessante. Acredito que um designer gráfico bem inspirado poderia fazer uma coisa super megaboga – comparado ao que poderia ser, a diagramação é bem simples. De qualquer forma, vale pelo texto que apresenta.

Se você curtiu e quer adicionar à sua estante, clique aqui para comprar no Book Depository com frete grátis para o mundo todo. Em abril de 2014, a Intrínseca lançou a versão em português do livro e o Visconde falou disso no blog dele. :)

make good art speech, book make good art, neil gaiman books, pipoca musical

When you start out on a career in the arts you have no idea what you are doing. This is great. People who know what they are doing know the rules, and know what is possible and impossible. You do not. And you should not. The rules on what is possible and impossible in the arts were made by people who had not tested the bounds of the possible by going beyond them. And you can. If you don’t know it’s impossible it’s easier to do. And because nobody’s done it before, they haven’t made up rules to stop anyone doing that again, yet.

Aliás, tava aqui lembrando que citei um trechinho do discurso no TrollCast #44 sobre Filhos do Fim do Mundo, quando falamos sobre ter orgulho daquilo que fazemos, independente do retorno disso. “Se você não ganha o dinheiro, então você não tem nada. Se eu fizesse um trabalho do qual me orgulhasse, e não ganhasse a grana, ao menos eu teria o trabalho“.

Mas então é isso. Vou deixar vocês aí olhando o Gaiman com seu livro em uma sessão de autógrafos e perguntas que ele fez para lançar a obra.

make good art speech, book make good art, neil gaiman books, pipoca musical

Make good art.

Ficha Técnica

Título: Neil Gaiman’s Make Good Art Speech
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2012
Editora: William Morrow & Company
Páginas: 80
Book Depository: clique aqui para comprar

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

14 comentários via blog

  1. Isabela comentou em

    Gente, que coisa lindaaa! Esse aí realmente é valioso. Já conheço o discurso, mas não conhecia o livro. Quero muito, mesmo sendo em inglês!

    Bjs, Isabela Lapa

    1. Oi Isa,

      Eu comprei o livro e, quando ele chegou, dei play no discurso e fui acompanhando o texto em inglês. É fabuloso ♥ Amo esse discurso, tem tantas verdades!

      Beijão :}

  2. Anna comentou em

    Que coisa mais linda!

    1. É bonitinho né? E eu adoro esse discurso, é muito maneiro ♥

  3. Italo comentou em

    Eu não conhecia esse discurso [nem no livro], até você falar, e eu esperar esse post ansiosamente <3

    Realmente me apaixonei pelo livro, achei muito lindo, e as palavras de Gaiman, são tão impactantes! HAHAHAH

    Beijo!
    Italo,
    http://leitorespossessivos.blogspot.com/

    1. Oi Italo, querido :)

      Que bom que você conseguiu parar um minutinho pra conhecer esse discurso. É inspirador, e um dos meus favoritos (nem é por ser do Gaiman, mas OLHA ESSAS PALAVRAS). É algo que consulto com frequência ♥

      Beijooo! :}

  4. Mariana comentou em

    Eu não li (vi) o discurso ainda (vergonha de mim agora)

    1. Dá o play agora, Mari! É uma ordem! Haheaheahe, você como artista vai adorar. ♥

  5. Raquel me fazendo gastar meus dinheirinhos preciosos. Eu vou ter que comprar esse livro a-g-o-r-a! Amei, amei e amei <3

    Eu escuto esse discurso pelo menos uma vez por semana, só pra não esquecer de nada. E onde eu posso eu coloco um post it com "Make Good Art".

    Beijocas! :*

    1. Ai Anna, é lindo mesmo. Amo esse discurso, acho que todo mundo tem que ouvir toda semana mesmo. O livrinho é bem bonitinho, acho maneiro tê-lo em versão física, sabe. Mas é sempre bom escutar o Gaiman ♥

      Beijooo!

    1. Olhaí, interessante, Ítalo! Fico feliz que tenha gostado do discurso, ele é muito inspirador. Recomendo ler toda semana. :)

      Make good art.