Da amizade entre Neil Gaiman e Terry Pratchett nasceu Belas Maldições, um livro divertido sobre o fim do mundo, anjos, demônios, freiras satanistas e a chegada do anticristo. Para mostrar um pouco mais do imenso valor dessa obra, listei 5 motivos para ler Belas Maldições e se divertir à beça com a proposta diferente destas duas mentes criativas.
Se você se interessou pelo livro, vou deixar aqui a recomendação de um vídeo com 5 dicas de livros do Neil Gaiman e também um acesso rápido para a lista de posts sobre esse hômi maraviôso. Livros, quadrinhos, contos, poemas, não tem nada que ele não escreva. :)
INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA EDIÇÃO
Desde que a Bertrand anunciou a nova edição de Belas Maldições, recebi várias perguntas relacionadas ao conteúdo da obra. Optei por fazer o review do livro no vídeo e responder essas questões aqui no post. Para começar, vale esclarecer que os comentários são minhas percepções já que tenho em mãos a 12ª e 14ª (atual) edição do livro por aqui.
CONTEÚDO DO LIVRO
A principal dúvida dos leitores é se a nova edição (14ª) traz algum conteúdo extra, mas não encontrei nenhum material além do próprio romance de Terry e Neil. Basicamente é uma nova impressão, com nova capa e alguns ajustes de texto.
TRADUÇÃO E REVISÃO
Na primeira vez que li o livro em português (12ª edição), encontrei algumas frases meio estranhas, traduzidas de maneira meio esquisita. No entanto, fiquei feliz por ver melhorias nessa nova edição. Eu não tenho a 13ª, então não sei se havia sido corrigido antes, mas gostei de ver esses ajustes realizados – como no exemplo abaixo:
INGLÊS:
What could he tell them? That twenty thousand people got bloody furious?PORTUGUÊS (12ª):
O que poderia lhe dizer? Que vinte mil pessoas ficaram putas nas calças?PORTUGUÊS (14ª):
O que poderia lhes dizer? Que vinte mil pessoas ficaram bravas pra cacete?
Outra coisa que vale a pena mencionar é que a nova edição atende ao Novo Acordo Ortográfico, então toda uma nova revisão foi feita para deixar o livro nos conformes.
VISUAL
A 14ª edição tem as mesmas dimensões da anterior, mas apresenta uma nova capa. A impressão foi realizada em pólen, a famosa folha amarela que todo leitor gosta (a edição anterior tinha folhas brancas).
A nova edição não traz alguns detalhezinhos de diagramação que existiam nas versões anteriores (como as letras capitulares charmosinhas e o simpático aviso de armageddon). Talvez por isso, e pelo perfil de diagramação ligeiramente diferente, o livro ficou com algumas páginas a menos, mas está tudo lá, não se preocupe. =)
Contemplei algumas das dúvidas mais frequentes que eu consigo responder, mas deixo também os contatos da Bertrand Brasil pra vocês fazerem suas próprias perguntas, caso queiram saber algo mais.
SITE – FACEBOOK – INSTAGRAM – TWITTER
No dia 7 de maio eu vou sortear um exemplar do livro cedido pela editora. O resultado será informado aqui mesmo nesse post. Cruze os dedinhos e boa sorte.
FICHA TÉCNICA
Título: Belas Maldições
Autores: Neil Gaiman, Terry Pratchett
Editora: Bertrand Brasil
Edição: 14
Páginas: 350
Gênero: Ficção, Fantasia
ISBN: 9788528622003
Compre: Amazon – Saraiva
Adicione: Skoob
Meu, muito legal, adoro Pratchett, desde o colégio venho tentando completar a minha coleção há muito tempo, agora pela Bertrand espero que traduzam todos os dele. Agora Gaiman… Não tem o que falar desse monstro da literatura, que carrega o dom de me fazer mergulhar em cada livro que escreve, o último que li foi deuses americanos, tão f*** que a série já está pra sair. Quando vi os dois nesse livro pirei… Não quis nem saber, a primeira livraria que achei comprei, sem nem pestanejar e como de costume absorvi de uma maneira incrível! Quero muito essa versão!!! Rsrs abraços e beijos
Sei nem o que falar do Gaiman também, hahaha. Amo esse hômi maravilhoso e gosto muito, muito mesmo, das coisas que ele escreve. Fico feliz de saber que você também adorou o livro. É tão divertido que passa voando, reler foi uma maravilha =DDDD Abração!