Carta aberta a John Hughes

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Melhores filmes adolescentes - JOHN HUGHES

Querido John,

Hoje é meu dia de folga e me peguei pensando nos seus filmes. Pequenas jóias das quais – como você deve ter ouvido muitas e tantas vezes – ajudaram jovens a enfrentar e a perceber que não estavam sozinhos em uma época tão complicada como a adolescência.

Quase trinta anos se passaram desde a primeira vez que assisti um filme seu. Não consigo nem ao mesmo recordar quantas viagens de trem, aviões, de carona ou incontáveis férias frustradas aconteceram nesses anos. Teve até uma louca aventura pela Europa. Mas o sentimento, John, esse continua o mesmo. Imutável. Mesmo após tantos outros filmes, de tantos outros diretores ou de tantas outras lições que a vida nos trouxe.

Dia desses, lembrei de uma vez, com meus poucos três anos de idade, quando papai e mamãe se esqueceram de mim dentro do colégio e pedi ajuda ao carteiro para me levar de volta pra casa. Afinal, ninguém segura esse bebê!

Deixando as brincadeiras de lado, John, queria agradecer por você ter estado presente em boa parte da minha vida. Através dos seus filmes, cresci compreendendo que quem vê cara, não vê coração e que muitas vezes devemos nadar contra a corrente para enfrentar os problemas e as dificuldades da vida. Escola, pais, futuro. Você me ajudou a construir uma carreira, mesmo que eu não tenha conseguido ser um cozinheiro em Vênus.

E por falar em problemas, como é difícil se apaixonar aos quinze anos, certo? Vivemos intensamente tantas paixões, amores de verão, levamos foras e deixamos de ir atrás de algumas pessoas. Nos seus filmes a gente viu que muitas gatinhas e gatões passam pelas nossas vidas e que, mesmo parecendo uma eternidade até a gente encontrar a mulher nota mil, ela aparece. E você, mais uma vez, tinha razão.

O que quero dizer com essa carta, John? Algumas pessoas passam por nossas vidas e nos ajudam a entender melhor o que somos e o que podemos nos tornar ao crescer. Você foi uma delas. Um fantástico roteirista e excelente diretor que ajudou a mim, jovens e até mesmo atores, a enxergarem dentro de si coisas que não percebíamos até conhecer você.

Seus filmes partilharam da dificuldade que é crescer e a de se tornar adultos. Roteiros simples, mas que tocam nossos corações de uma maneira única e a encarar a vida com outros olhos, sentimentos e a sonhar alto, sem limites ou horizontes.

Obrigado por tudo, mestre. Hoje, aos trinta e três anos, percebo o quanto você me ajudou a curtir essa vida adoidado. Danke schön!

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

2 comentários via blog

  1. Violet comentou em

    Queria ter tido esse tempo todo assistindo John Hughes igual vc teve, poxa! Conheci depois de velha, já. Depois de ter visto Easy A/A Mentira, aí que eu fiquei curiosa pra saber que filmes eram esses que a Olive queria ser parte.
    Acho que, se eu tivesse conhecido Clube dos Cinco com meus quinze anos, eu o saberia de cor. Até por que teria tido um impacto diferente, por eu ser mais nova.

    1. César Paladini comentou em

      Oi, Violet!

      Então vou te contar um segredo: a parte boa nos filmes do John Hughes é que nunca é tarde para conhecê-los. Assista (a todos os filmes, por sinal) sem a obrigação de gostar ou com pressa de terminá-los para assistir a outros. Apenas aproveite. Tenho certeza de que, mesmo na sua idade, você vai tirar boas lições ou se identificar com os personagens e situações desses filmes. Especialmente os do John Hughes. Afinal, olha com quantos anos ele dirigiu esses filmes e mesmo assim conseguiu transmitir todos os nossos conflitos e anseios da adolescência. :)

      Última dica: se você gostar dos filmes, procure assistir o documentário “Don’t You Forget About Me”, feito por fãs do diretor na época em que ele ainda estava vivo.

      Um grande abraço!