Guia de Leitura de Sandman | #LendoSandman

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Sandman Volume 1 - Pipoca Musical

Já tem um tempo que quero reler Sandman e achei que a hora mais apropriada era agora. Sem dúvida alguma é uma das minhas histórias favoritas de toda a vida e é praticamente impossível explicar o que ela é e significa em poucas palavras – sempre vai faltar algo.

Como muita gente por aí também quer ler Sandman em algum momento da vida, mas nem sempre sabe por onde começar, resolvi montar um Guia de Leitura de Sandman para você saber como ler os quadrinhos: qual a ordem, os arcos, quantas edições tem, o que é a edição definitiva da Panini, ONDE QUE ACHA, essas coisas todas.

Como Ler Sandman

A história de Sandman possui 75 edições e recomendo a leitura na ordem numérica das publicações. A edição definitiva da Panini já apresenta essa ordem.

Prelúdios e Noturnos (01 a 08)
A Casa de Bonecas (09 a 16)
Terra dos Sonhos (17 a 20)
Estação das Brumas (21 a 28)
Espelhos Distantes (29 a 31) *
Um Jogo de Você (32 a 37)
Convergência (38 a 40) *
Vidas Breves (41 a 49)
Ramadã (50) *
Fim dos Mundos (51 a 56)
Entes Queridos (57 a 69)
Despertar (70 a 75)

* Espelhos Distantes, Convergência e Ramadã, quando encadernados, foram agrupados em um volume chamado Fábulas e Reflexões.

Originalmente, as edições 29 a 31 deveriam funcionar como um mero interlúdio entre dois arcos. São histórias fechadas que, por conta dos elementos em comum, foram chamadas de Espelhos Distantes. O mesmo ocorre com as edições 38 a 40, que originalmente se chamavam Convergência e serviram de respiro entre o arco Um Jogo de Você e Vidas Breves. A edição 50, por sua vez, foi comemorativa.

Quando a DC resolveu encadernar isso, tinha que dar um jeito de manter as edições com um número de páginas parecido, então inventaram um “arco” chamado Fábulas e Reflexões (que na verdade não é um arco, apenas um apanhado de todos os outros “extras” que não se enquadram dentro de um arco propriamente dito), publicado no Brasil pela Editora Conrad.

Em 2013, Neil Gaiman e J.H. Williams III se juntaram para contar o prelúdio de Sandman em seis histórias na série Sandman: Prelúdio que deve ser lido depois da série original.

Onde Comprar Sandman e o que tem em cada volume

A Panini reuniu todos os arcos em 4 edições definitivas. A disponibilidade dos volumes varia sempre, pois a Panini reimprime eles de tempos em tempos. Há ainda mais um volume para ser lançado, mas ele reúne histórias de Sandman posteriores à série, como Os Caçadores de Sonhos, Noites Sem Fim e outras – já lançadas individualmente por aqui. Então, falando em termos práticos, a série original já foi concluída.

Sandman: Volume 1 (Panini, 2010, 616p) – Amazon
Sandman: Volume 2 (Panini, 2011, 620p) – indisponível
Sandman: Volume 3 (Panini, 2012, 616p) – Comix
Sandman: Volume 4 (Panini, 2013, 604p) – COMIX
– Sandman: Volume 5 (Panini, sem data de publicação no Brasil)

Já a editora Conrad lançou Sandman em 10 encadernados em capa dura (uma coleção maravilhosa, é de encher os olhos), que infelizmente estão esgotados. Você pode tentar achar um a um na Estante Virtual ou pagar o olho da cara nas coleções completas vendidas no Mercado Livre. A lista é esta:

– #1 Prelúdios e Noturnos (Conrad, 2005, 252p)
– #2 A Casa de Bonecas (Conrad, 2005, 240p)
– #3 Terra dos Sonhos (Conrad, 2005, 168p)
– #4 Estação das Brumas (Conrad, 2006, 232p)
– #5 Um jogo de Você (Conrad, 2006, 199p)
– #6 Fábulas e Reflexões (Conrad, 2006, 272p)
– #7 Vidas Breves (Conrad, 2007, 264p)
– #8 Fim dos Mundos (Conrad, 2007, 176p)
– #9 Entes Queridos (Conrad, 2008, 360p)
– #10 Despertar (Conrad, 2008, 200p)

Se você não tiver nenhuma objeção a ler em inglês, tem uma caixa com os 10 volumes de Sandman disponível na Amazon que pode ser interessante.

Quero saber + sobre Sandman

O Pipoca Musical realizou o Projeto de Leitura #LendoSandman para ler todos os arcos da história e debater os detalhes com os leitores. Você pode clicar aqui para conhecer o projeto a fundo e usar a hashtag #LendoSandman nas suas redes sociais para comentar a leitura, destacar suas partes favoritas e acompanhar o progresso dos outros leitores. ❤

Não poderia deixar de mencionar o #AllAboutGaiman. Para quem não acompanhou, este foi um projeto de leitura de Neil Gaiman da fofíssima Mayra Sigwalt que rendeu grupo no facebook para discutir as leituras que todos estavam fazendo. É claro que vamos usar o grupo para comentar sobre Sandman, então se você ainda não participa, clica aqui agora para solicitar sua entrada.

All About Gaiman

O Thiago, que acompanha o blog, me lembrou que tem esse vídeo super legal do NerdCétera sobre Sandman!

E também gosto muito desse vídeo do LiteraNerd que comenta rapidinho todos os arcos de Sandman e as histórias extras que foram publicadas. Como ele tem as edições da Conrad, vocês vão poder ver os 10 volumes separadinhos em toda a sua glória.

Sentiram falta de alguma informação? Ficou com alguma dúvida? Deixa aí nos comentários que eu vou atualizando o post conforme a necessidade. Se eu descolar algum link legal de compra dos quadrinhos, aviso vocês também. ❤

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

34 comentários via blog

  1. Vivian comentou em

    Opa! Meu primeiro comentário aqui. Estou dentro, finalmente vou tomar vergonha na cara e ler Sandman. \o/

  2. Leandro Matos comentou em

    Opa, já li todos e acho que faltou acrescentar a nova publicação que é o Sandman Overture, que conta os fatos que levaram Sonho a ser capturado na edição #1 e que foi completado nos EUA ano passado em 6 edições que já foram lançadas em edição deluxe contendo todas as 6 e que aqui no Brasil provavelmente se chamará Edição Definitiva e a Panini começou a vender ano passado em 3 encadernados, cada um contendo 2 edições da revista, totalizando as 6. Falta apenas a edição 03 que não tem data para publicação.

    1. Oi Leandro! Já li Overture completinho em inglês mesmo, achei ótimo, mas vamos por partes – no Projeto de Leitura vamos começar com a série original e depois, se a galera quiser, podemos continuar o projeto com Prelúdio. Sempre bom acrescentar, valeu a lembrança :) Abraços!

  3. Pelo amoooooor que post lindo! Eu tenho dois sonhos na vida, um deles era um guia de Sandman e o outro era um guia de Lovecraft, e tu realizou um deles! <3

    Claro que vou participar! Só que lendo os PDFs. Eu nunca comprei porque não sabia pra onde ia, pra tu ter uma ideia pensei que Overture era só um nome bonito pra edição… que vergonha. Enfim, tô dentro, amei o post!

    1. Annnaaaaa! Tô feliz por realizar seu sonho, aheuhae. Eu tava pesquisando um Guia de Leitura pra indicar pra galera no projeto, mas aí vi que não tinha o____O Então vamos fazer, né, hahaa. Quem sabe o pessoal do site brasileiro de Lovecraft consiga fazer um guia desses, ou um projeto! Já pensou? ♥

      Sobre as edições, que legal que você tem em PDF! Assim você lê e, caso se apaixone e queira colecionar um dia, pode comprar com mais segurança. Foi o que fiz também, li uns 5 arcos em PDF, aí eu já tava amando e quando rolou a oportunidade eu comprei as edições definitivas. Tô super empolgada :DDD ♥♥♥♥

      Bjs

  4. Luciana comentou em

    Que lindo isso! Só li as 3 primeiras da Conrad por motivos de: orçamento :( Nem sabia que tinha disponível on-line. Provavelmente vai ser a minha solução, mesmo contra ler coisa em tela :)

    1. Eeeeeeeeeeeee, a gente vai poder ficar fofocando sobre Sandman, que delícia :D E sim, te entendo, tbm não gosto da tela, mas como tá difícil de encontrar os encadernados e os que tem estão uma fortuna, dá pra abrir uma exceção, hehehee. Beeeijo!

  5. Thiago comentou em

    Post sensacional, já estou me inscrevendo pra participar haha o/

    Só senti falta de um vídeo sobre Sandman ;-;
    https://www.youtube.com/watch?v=99BGO6YUc7k <- foi aqui que conheci essa obra fantástica e talvez valha a pena acrescentar ao seu conteúdo, de qualquer forma estou muito empolgado com o projeto e não vejo a hora de começar.

    Abraços.

    1. Pooooxxxxaaa, bem lembrado! Como que fui esquecer do NerdCétera? Obrigada pelo lembrete, já incluí no post :D

  6. Leandro Boian comentou em

    Raquel isso talvez possa ser interessante pro seu projeto ;]
    Podcast do Sidney Gusman, já editou Sandman no Brasil pela Conrad
    http://www.universohq.com/podcast/confins-do-universo-004-sonhando-com-sandman/

    Videocast, de 2012, porém bem feito e dois deles já estiveram envolvidos com edição de Sandman/Giaman no Brasil
    https://www.youtube.com/watch?v=0vkc5t-NJHI

    E aqui um link pra baixar Sandman, esse porém são as últimas edições definitiva da Panini com conteúdo extra e tudo, e muito bem escaneadas.

    http://rapaduradoeudes.blogspot.com.br/2015/11/presente-sandmancompleto.html

  7. Helen jorge comentou em

    Adoreiiiiiii o projeto, faz uns 6 anos Q não releio Sandman, vou adorar ler de novo ❤️

    1. UHUUUL! Tô acelerando as coisas aqui pra gente começar logo! Essa semana lanço o projeto <3

  8. Daniel comentou em

    Oi Raquel,

    Estou ansioso para continuar a ler Sandman. Tenho só o volume 1 da edição definitiva. Já vasculhei a internet e as livrarias da minha cidade pra tentar encontrar os volume 2 e 3 e não encontrei (pelo menos não por preços que consigo pagar, rsrs). Por enquanto vamos de PDF mesmo.

    Abraço

    1. Já que você tem o 1, recomendo comprar o 4 antes que acabe (http://amzn.to/1WJ0Uwm), assim fica até mais leve pra você quando reimprimirem os outros dois. Mas isso aí, vamos de PDF por enquanto, não faz mal, hahaha :D

  9. Vinícius Sarmento comentou em

    Oi Raquel!! Já li Sadman, mas agora com toda essa organização me deu vontade de ler de novo… Acho que eu vou procurar as 4 edições da Panini. Encontrei Sadman pelo vídeo do NerdCetera (Mustefaga) que você indicou, e li as 75 edições em 2 meses!
    Sempre me senti meio culpado por tê-las lido de um site semelhante ao HQ Comics. Não sabia que o Neil Gaiman não tinha problemas com isso! Me explica isso direito hahahahah

    1. Neil Gaiman nunca criticou o compartilhamento das obras dele na internet, pelo contrário, às vezes até comenta abertamente a respeito disso. Que é uma forma da história chegar em mais lugares. Então não se sinta culpado. E vem ler de novo simmmmmmmm, vai ser bem legal :D Bjs!

  10. Adriana comentou em

    Obaaaa! Já li o primeiro arco de Sandman ( no finalzinho de fevereiro) mas, como estou lendo em PDF, acabei empacando aí mesmo. Mas com o projeto posso me animar e terminar.

  11. Renata comentou em

    Amei as dicas!!! Porém site online não estamos ativo…
    Tem alguma outra sugestão?
    Encontrei outromas as edições estão confusas…
    Bjs

  12. Oi, Pipoca!
    Ando tão sumido que nem tinha visto esse post incrível!
    Valeu por incluir o vídeo no post.
    :D

  13. Ah, só um comentário mais: eu achei esse Nerdcast do Sandman muito fraco. Confuso demais!

    1. É que não dá pra contar a história de Sandman de forma tão linear né, o vai e volta é normal. Eu acho bem divertido :)

  14. Egídio comentou em

    Sandman é uma obra tão rica, que consegue ficar melhor a cada releitura. Eu a descobri por scans mesmo, ganhando ela um lugar cativo no tablet e no note. Parar na estante é apenas um questão de tempo, nem que tenha que vir do outro lado do hemisfério, pois esse trabalho do Gaiman é uma obra prima dos quadrinhos. Ah, os vídeos do Pipoca e Nanquim introduzindo a obra são muito bons, evitando spoilers, sem caneladas e ainda engraçados.

    1. Melhor a cada releitura: você foi no ponto certo. Até porque nós adquirimos mais bagagem ao longo da vida e temos mais recursos para compreender certas passagens. Um Jogo de Você foi um arco que mudou da água pro vinho pra mim em questão de 3 anos. Foi surreal. Obrigada pelo comentário! Vou procurar o vídeo do Pipoca e Nanquim, adoro o conteúdo que eles fazem. Bjs!

  15. Egídio comentou em

    Última coisa: para quem for ler por scans(mesmo que ilegal) é muito mais cômodo usar um leitor de quadrinhos e baixar arquivos com extensão cbz ou cbr, do ler em pdf, que têm menor qualidade e são mais pesados.

  16. Elle comentou em

    Oi, Raquel do Pipoca Musical!
    Eu queria fazer uma pergunta: tu acha que vale a pena comprar o quarto volume da edição definitiva de Sandman antes de ter os outros? Porque é o único que eu encontro e a Panini demora muito a reimprimir então pensei em comprar a edição 4 e esperar a reimpressão das outras, mas queria saber tua opinião antes.

    Abraços. ^^

    1. Oieeee, vale simmmm! Aproveita porque o preço ainda tá muito bom :)) E é melhor comprar esse agora do que ter que desembolsar grana pra 4 volumes ao mesmo tempo quando sair a reimpressão. <3