Dois Irmãos e a adaptação gráfica da obra de Milton Hatoum

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

resenha quadrinhos, dois irmaos, fabio moon gabriel ba, companhia das letras, pipoca musical

Os gêmeos eram dois opostos, habitando o mesmo corpo e dormindo sob o mesmo teto.

Hoje é dia de falar da maravilhosa graphic novel Dois Irmãos (adicione ao Skoob), a adaptação gráfica dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá para o livro de Milton Hatoum.

Dois Irmãos é a história de uma família estremecida pelos conflitos de relacionamentos entre os filhos do casal Halim e Zana. A paixão avassaladora dos dois é retratada ao longo da história e, aos poucos, percebemos que esse amor foi morrendo após o nascimento dos gêmeos (um evento que não era planejado por Halim, mas intensamente desejado por Zana).

resenha quadrinhos, dois irmaos, fabio moon gabriel ba, companhia das letras, pipoca musical

Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras, disse Halim durante uma conversa, quando usou muito o lenço para enxugar o suor do calor e da raiva ao ver a esposa enredada ao filho caçula.

Como principal linha narrativa, temos a (in)tensa relação entre os gêmeos Omar e Yaqub que desfrutam de personalidades completamente opostas – ocasionado, entre tantos motivos, por uma superproteção da mãe com o caçula.

O primogênito Yaqub é quieto, introvertido e extremamente inteligente. Partiu, ainda jovem, para a terra de origem de seus pais, o Líbano, depois de um atrito agressivo com seu irmão – o que lhe rendeu uma cicatriz. Omar, nascido poucos segundos depois, é mulherengo, boêmio e não se apega às regras. Sua personalidade foi muito moldada pela mãe, que nutre um amor intenso e até mesmo possessivo pelo garoto, um dos vários erros que ela cometeu com os filhos ao longo da vida.

milton hatoum, resenha dois irmaos, fabio moon gabriel ba, companhia das letras, pipoca musical

“O desafio para nós era conseguir transpor para os quadrinhos a história complexa e intensa do romance, que vai e volta no tempo muitas vezes de maneira não linear. Isso é um dos chames e qualidades do texto do Milton.”Fábio Moon em entrevista

A história se passa na Amazônia, cenário preferido do autor manauense, Milton Hatoum, responsável pela obra original que inspirou Moon e Bá. Além de acompanhar a história da família de forma não linear e extremamente cativante, temos ainda um tesouro nessa trama: o drama do narrador, que tem sua identidade revelada lá pelas tentas no livro e que levanta muitas questões interessantes para o entendimento de Dois Irmãos.

Até mesmo um possível sentimento incestuoso entre alguns personagens é sugerido pelo narrador, que nos conta apenas o que viu e o que acha que sabe. Ele nos apresenta à família e suas tragédias até o momento presente, e depois seguimos com ele para descobrir o desfecho dessa geração.

resenha quadrinhos, dois irmaos, fabio moon gabriel ba, companhia das letras, pipoca musical

Moon e Bá pontuaram os diálogos e os sentimentos da história com muita maestria. Alegria, paixão, isolamento e inveja são transpostos para o leitor com muita naturalidade. Os traços talentosos são preenchidos com as cores mais adequadas para uma história com personagens tão controversos: preto e branco, luz e sombra, bom e mau – ainda que estes dois últimos conceitos estejam misturados na natureza humana.

Uma obra incrível e super recomendada para quem aprecia dramas familiares, quadrinhos e, claro, o trabalho dos gêmeos. <3

Minissérie Dois Irmãos na Globo

Bastidores da minissérie Dois Irmãos. Veja mais no link.
Bastidores da minissérie Dois Irmãos. Veja mais no link.

No início do ano começaram a pipocar algumas notícias sobre a produção de uma minissérie da Globo que adapta Dois Irmãos. Luiz Fernando Carvalho, o nome por trás de Capitu e Hoje é Dia de Maria, é quem comanda o projeto na Rede Globo. O elenco conta com Gabriela Mustafá, Juliana Paes e Eliane Giardini nas três fases da vida de Zana, a poderosa matriarca; Bruno Anacleto, Antonio Calloni e Antonio Fagundes no papel de Halim, marido dela e pai da família; e os gêmeos protagonistas serão vividos por Mateus Abreu na infância e Cauã Reymond na vida adulta. Ah, e parece que tem uma participação especial do vocalista do Matanza também. A minissérie terá 10 capítulos, mas ainda não tem data de estreia marcada.

E aí, ficou curioso para conhecer melhor a história de Dois Irmãos? Quero muito conhecer o romance que originou a graphic novel. Pelo que li na resenha do blog Universo dos Leitores, ficou bastante fiel, e isso só valoriza ainda mais o trabalho de qualidade dos gêmeos.

resenha quadrinhos, dois irmaos, fabio moon gabriel ba, companhia das letras, pipoca musical

Dois Irmãos foi cedido pela Companhia das Letras ao Pipoca Musical por conta da parceria. Acompanhe as novidades da editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | Instagram

Ficha Técnica

Título: Dois Irmãos
Autor: Fábio Moon & Gabriel Bá
Ano: 2015
Gênero: Quadrinhos
Páginas: 232
Editora: Companhia das Letras
Compre: Amazon | Livro de Milton Hatoum
Skoob: adicione à estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

6 comentários via blog

  1. Oiii!
    Que bom que curtiu! Sabia, sabia! Não tem como não amar… Emocionante e intensa!

    Que lindo ver o Universo por aqui! Realmente a HQ foi beeeem fiel ao livro. Olha, você tem que ler o livro. O estilo narrativo do Hatoum é simplesmente invejável. Com certeza o livro estará no meu TOP 10 do ano. E é fininho. Li em uma tarde de sábado!

    Bjs, Bjs, Isa ;)

    1. Eu li esses dias aí, antes de dormir. Nunca me arrependo de ler as coisas que os gêmeos fazem, e a história é deliciosa. Fiquei surpresa de saber a respeito da minissérie, tomara que saia logo, né? Fiquei curiosa com a escolha do elenco e, principalmente, com o Carvalho encabeçando o projeto. Acho que vai dar boa. :)

      Vou atrás do romance do Hatoum. A história é sensacional. Beeeeijos <3

  2. Aeee Raquel falando de quadrinhos :)
    Tenho que ler esse ainda, mas vindo do Bá e do Moon já é motivo suficiente pra ler.
    Devo adquirir ainda esse ano, nos próximos eventos da vida rsrs

    1. A GENTE TENTA NÉ, BRUNÃO, hauehauheahue <3 Eu não conhecia o livro do Hatoum mas, assim como você disse, "vindo do Bá e do Moon já é motivo suficiente para ler". Sou tiete mesmo, nem ligo. :P Deixa pra comprar em evento e aí já autografa com eles <33333333333 Beijão!

  3. Isa comentou em

    Poxa, que legal, Raquel! Também fiquei curiosa pela série de TV. Só li um livro do Hatoum ainda e gostei muito. Estou com outro na fila e mais esse quadrinho. Vou ver se leio logo. ahahha

    1. O quadrinho é bem rapidinho de ler, mesmo que tenha umas 200 e poucas páginas. Mas como é uma história densa e não linear, toda a atenção e carinho durante a leitura é válida <3 :) Espero que vc goste! Quero saber da série logo, hahah.