Philip K. Dick talvez não seja um nome familiar a muitas pessoas, mas certamenta suas obras são: Minority Report, Total Recall, Blade Runner, entre outros filmes, são adaptações das realidades criadas pelo autor americano que marcou o gênero da ficção científica.
A Editora Aleph, especializada no gênero, traduziu várias obras de PKD, e as colocou ao alcance dos fãs. Realidades Adaptadas (adicione ao Skoob) é minha recomendação para quem quer começar a ler os livros e contos do americano e, mais que isso, dar mais um passo para a literatura de ficção científica.
A forma como PKD escreve é direta e sem rodeios. O autor cria um universo onde livre arbítrio, sonhos e emoções se misturam e envolvem o leitor em uma realidade duvidosa e repleta de desafios para nossos protagonistas. Ah, e vale comentar também que a maioria dos contos foi escrita nos anos 50 e 60. ;D
Embora as adaptações cinematográficas não tenham sido 100% fieis, serviram de base para roteiros de sucesso inquestionável, deixando a literatura como complemento filosófico. Espero, de verdade, que vocês gostem do que PKD nos deixou. :)
As adaptações cinematográficas
Aqui você vê os trailers das adaptações cinematográficas de Philip K. Dick, na ordem que o livro nos apresenta aos contos.
O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990 2012)
Lembramos para você a preço de atacado
Screamers – Assassinos Cibernéticos (Screamers, 1995)
Segunda Variedade
Impostor (Impostor, 2001)
Impostor
Minority Report – A Nova Lei (Minority Report, 2002)
O Relatório Minoritário
O Pagamento (Paycheck, 2003)
O Pagamento
O Vidente (Next, 2007)
O Homem Dourado
Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, 2011)
Equipe de Ajuste
Já viu algum destes filmes? Já leu algum destes contos? Deixe nos comentários. :)
Título: Realidades Adaptadas
Autor: Philip K. Dick
Editora: Aleph
Ano: 2012
Páginas: 304
Skoob: adicione à estante
Comprar: Site da Aleph
Nossa, tem uns filmes que nem sabia que eram adaptados de contos dele. Eu tenho muita, muita vontade mesmo de ler algum livro dele, até porque os filmes são muito bons (a maioria ao menos). E ficção científica nunca é demais. :p
Vale citar também que o Blade Runner, e o Homem Duplo, são também dois ótimos filmes baseados nas obras dele, e que também quero muito. Essas novas versões das obras dele pela Aleph dão muita curiosidade. :)
Tinha coisa que eu também não fazia ideia. Dos contos todos, o Total Recall e Minority Report foram os que mais gostei. É muito maneiro, e deram filmes muito bons também.
Esse do Blade tem o livro, tá na fila de leitura pra esse ano também. :)
Beijo!
Já assisti alguns filmes, mas sou dessas que lembra vagamente dos filmes depois de um tempo. Minha cabeça não funciona muito bem para filmes.
Hehehe, alguns são famosos, mas depende do gênero. :)
Já vi todos os filmes aqui mencionados. Qualquer um deles muito bom, pena é não haver mais obras adaptadas ao cinema, deste premiado escritor de ficção…! Os livros são fantásticos contos, de uma imaginação fantástica, que nos transportam a um universo ímpar, próprio deste aclamado escritor Philip K.Dick …
Mas até que ele tem bastante filme, né, tem autor que escreve muito bem e não passa por 10% da experiência que o Dick teve acompanhando os contos virarem filmes. :) Abração!
Concordo consigo Raquel. De facto existem outros bons escritores de ficção que têm muito menos livros adaptados ao cinema. Dentro do género refiro-me a Issac Asimov (I Robot) ou Frank Herbert (Dune), dos quais sou um grande admirador também. Beijinhos