O terror autêntico dos mortos-vivos de John Russo e George Romero

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Você já parou pra pensar no que faria caso algo muito esquisito acontecesse na Terra e ameaçasse a humanidade?


COMPRE: Classic Edition | Box Cine Book Club

Não falo de algo que vem cozinhando há tempos, falo de algum evento especial. Muitos autores já mostraram de forma bem fidedigna como o ser humano reagiria: Asimov falou disso em O Cair da Noite, Saramago em Ensaio sobre a Cegueira e, mais recentemente, até o brasileiro Fábio M. Barreto com o excelente Filhos do Fim do Mundo. Seja a escuridão, a cegueira, o fim da reprodução humana, a gente entraria em pânico e faria besteira. Imagina se um Apocalipse Zumbi estourasse? Hoje o tema aqui é o livro A Noite dos Mortos-Vivos (adicione na estante), de John Russo, mas antes, precisamos falar de outras coisas.

Os zumbis estão em evidência há algumas décadas, muito bem estabilizados na cultura pop. De carnívoros à românticos apaixonados (pois é), eles já foram figurantes e protagonistas de muitos filmes, séries e livros. O aspecto mais interessante é a crítica por trás da falta de raciocínio e a fome por carne fresca. Movimentos sociais, consumismo, fanatismo e falta de informação são temáticas que foram abordadas em diferentes momentos por diferentes autores.

card john russo, assinatura john russo, keep walking dead, livros darkside books, pipoca musical

O filme de 1968

Tanta evidência se deve, principalmente, ao filme A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968), dirigido por George Romero e escrito por John Russo. Mesmo que não tenha sido o primeiro a mencionar os zumbis, é o primeiro a tratá-los naqueles moldes, e é precursor de muita coisa que vemos hoje.

O filme aposta em um acontecimento de escala global que faz os mortos voltarem à vida e saciarem uma fome infinita de carne humana – fresca, de preferência. A trama se desenrola com foco em um grupo de sobreviventes que se aprisionam em uma casa antiga e seguem as ordens de Ben (interpretado por Duane Jones), que parece estar lidando melhor com a situação.

noite mortos vivos livro, mortos vivos capa dura e brochura, livros darkside books, pipoca musical

No roteiro, Ben é um homem negro e lidera o grupo de sobreviventes. Enfatizar isso hoje pode até ser besteira, mas em 1968, ter um negro falando que “quem manda aqui sou eu!”, esbofeteando uma branquela que está tendo um ataque de pânico em um momento em que as tensões raciais estavam à flor da pele, era muita coisa pra processar.

Curiosidade: no primeiro episódio de The Walking Dead, tem um molequinho negro chamado Duane Jones (interpretado por Adrian Kali Turner). Ele recebeu esse nome em homenagem ao protagonista do filme. :)

noite mortos vivos livro, mortos vivos capa dura e brochura, livros darkside books, pipoca musical

O roteiro em forma de romance

Mas e o livro, onde entra nessa história? O filme A Noite dos Mortos-Vivos foi uma produção muito bem sucedida e comentada. As pessoas não tinham apenas medo de morrer, mas também de virarem mortos-vivos e de serem atacados por amigos e familiares. Se você está rindo das pessoas que se abalam com isso, obviamente não se lembra do que aconteceu na radionovela de Guerra dos Mundos, né? :P

Então, pouco mais de seis anos após a estreia do filme nos cinemas, John Russo escreveu um romance com base no roteiro. Foi a chance de brindar a literatura com um pouco de horror, de pânico e humanidade. Quem já assistiu ao filme não vai ter muita surpresa, mas vai se deliciar com os detalhes e a habilidade de escrita do John Russo.

O autor também aproveitou e escreveu uma sequência chamada A Volta dos Mortos-Vivos, que não chegou a ser filmada. A história se passa 10 anos depois dos acontecimentos do filme e consegue ser ainda mais grotesco, com inclusão de uma gravidez, fé e religião, estupro, crianças com deficiências mentais, golpes e mais assassinatos. É ainda mais assustador porque, diferente do primeiro livro, aqui a gente tem um panorama de uma sociedade que está tentando sobreviver a mortos-vivos e também oportunistas que se aproveitam do sofrimento dos outros. É de tirar o fôlego.

a noite mortos vivos livro, livros darkside books, pipoca musical

Ambos os textos podem ser encontrados, agora em português e numa edição espetacular, na edição que a DarkSide Book lançou recentemente. São duas opções de capa, porém com o mesmo conteúdo. Tanto a edição especial como a edição clássica trazem um prefácio de John Russo, os dois romances do autor e algumas fotos do filme.

Tudo com o capricho já conhecido e esperado pelos fãs da DarkSide Books. Além da diagramação espetacular, a tradução e revisão da obra estão excelentes. Se você me perguntar qual edição comprar, vou ter que dizer pra você decidir pela mais bonita.

volta mortos vivos livro, john russo livros, livros darkside books, pipoca musical

Cine Book Club | A Noite dos Mortos-Vivos

Para promover o lançamento do livro em março, o Pipoca Musical realizou em Santa Catarina uma edição do Cine Book Club, em parceria com a DarkSide Books. A ideia do evento era reunir fãs do filme de George Romero (e de zumbis em geral) para falar sobre o impacto da obra e, depois, assistir ao filme de 1968.

No debate, tivemos a participação do escritor Hugo Maximo (que escreve coisas muito legais e disponibiliza no site dele), a jornalista Marta Brod, o designer Sávio Abi-Zaid e o jornalista Leo Laps.

noite mortos vivos, cine book club blumenau, livros darksidebooks, eventos darkside books, pipoca musical, literatura em blumenau

Foi muito legal, você pode conferir as fotos na nossa fanpage, e assistir ao vídeo que mostra um pouco do que rolou no evento. E se depois de tudo isso que eu falei, você está curioso para ver o trailer do filme, é só dar play no vídeo aí embaixo.

“They’re coming to get you, Barbara.”

A Noite dos Mortos-Vivos foi cedido pela DarkSide Books ao Pipoca Musical por conta da parceria. Eu super recomendo que você acompanhe as novidades da editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | YouTube | Tumblr

Ficha Técnica

Título: A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos
Autor: John Russo
Ano: 2014 (original: 1975)
Gênero: Horror
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Compre a Edição Limitada: Submarino | Americanas
Compre a Edição Brochura: Submarino | Americanas
Skoob: adicione na estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

50 comentários via blog

  1. Adriana Wolf Bastos comentou em

    Uau!!! Adorei o post!
    Pelo que entendi, os dois livros estão em um só? É isso? A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos?

    Bom..sempre gostei desse gênero e assisto a maioria dos filmes sobre o tema…e clarooo, sou super viciada em The Walking Dead!!!
    Mas infelizmente não li nada ainsa sobre o tema…
    e o seu relato sobre o livro me deixou muito curiosa, principalmente pela A Volta dos Mortos-Vivos…
    Super necessitando desse livro!!
    :)

    Beijoss

    1. Oi Adri!

      Ufa, que bom que gostou do post! Falei tanto que tava preocupada que ninguém leria, hahaha. Sobre o livro, siiim, são dois romances em um só! Meu favorito é o segundo, como você percebeu (rsrsrs), mas ambos são excelentes e uma boa pedida pra quem é fã do gênero. Particularmente, não consegui dar continuidade à TWD, mas gostei bastante do filme do Romero e sou apaixonada por Zombieland e Shaun of the Dead, que são duas ótimas comédias sobre zumbis. <3

      Beijão!

      1. Adriana Wolf Bastos comentou em

        Nossa…já tinha amado o post…e agora com sorteio então!!! Torcendo muitoooooo pra ganhar essa maravilha!!! :)
        Vamos ver como anda minha sorte…rsrsrs
        Beijoss

  2. Oi Raqueeel! Amei o post, estou ansiosa para o meu chegar… Muito ansiosa mesmo… Rsrs… Não tem nada de post longo, ficou incrível!

    Bjs bjs!

    1. Oi Isa!

      Opa, que bom! Achei que tava gigante, mas então tá bom pra acompanhar, hahaha. Obrigada pelo feedback <3

      Sobre o seu livro, tomara que chegue logo e você possa curtir a história. É de arrepiar o___O

      Bjs!

  3. Patricia Albuquerque comentou em

    adorei sua resenha raquel, voce falou direitinho da essencia do livro. adoro esses livros da darkside books, e adorei suas fotos. voce deve adorar o tema ne, pra ter as duas edicoes! muito legal amei.

    1. Oi Pati,

      Pois é, as duas edições são lindas, difícil escolher qual colocar na prateleira, hahaha. Os livros da DarkSide são sensacionais. Gosto quando lançam a edição classic porque são mais em conta, mas elas são tão lindas quanto as limitadas, daí fica difícil escolher.

      Beijo!

  4. Ai que eu tava esperando essa resenha.
    Ficou muito legal e me arrependi de não ter levado um exemplar do livro (além da minha biografia do King).
    Tive que reassistir o meu dvd pós evento.. na versão colorida digitalmente.. louca que sou.

    1. Poxa Juju, podia ter aproveitado o descontinho, né? Mas tudo bem, você levou uma ótima biografia junto (o King do Terror, hahaha). Espero que tenha gostado da resenha aqui :) Bjs!

  5. Renata comentou em

    Oi Raquel!
    Eu ainda vou comprar o meu, é o tipo de livro que todo fã de zumbi precisa ter kkkkkkk. Eu adoro histórias de zumbi, sempre curti desde antes de walking dead e cia explodir na audiência. O filme de 68 é show, super cult..quando vi há muito muito tempo fiquei meio arrasada com o final, mas faz parte, né?
    achei a edição linda pois adoro verde e combina super bem com preto ahahaha
    bjs

    1. Oi Renata! Com toda a certeza esse é um livro que fãs de zumbis precisam ter, hahaha. O filme de 68 realmente é um clássico (acho ele interessante e tem duas cenas que me deixam apavorada!), se você assiste ele com a cabeça daquela época, fica ainda melhor. Até o final é algo digno de nota, já que é diferente de tudo que a gente espera. Você precisa ler a continuação, é sensacional. Me conta depois o que achou, por favor! Beijo ;)

  6. Anderson comentou em

    Sempre procurei uma história de Zumbis clássica. Pretendo comprar essa. Espero que ela não me desaponte.

    1. Anderson, te garanto que não vai desapontar. Se você curtiu o filme de 1968 – que deu origem a tudo que a gente conhece de zumbi hoje em dia -, com certeza vai adorar os detalhes desse livro. Me conta depois? ;)

      1. Anderson comentou em

        Não vi o filme, mas me interessei pela história. E pode deixar que conto sim, mas vai demorar um pouquinho. Não estou podendo comprar livros no momento… :/

  7. Seu post ficou muito bom, com detalhes, exemplos, adorei. E olha que não gosto do gênero zumbis, vampiros. Comecei a ler e quando vi já tinha terminado de ler o post. Se uma invasão zumbi estourasse, morreríamos por causa do desespero das pessoas. Qualquer coisa que acontece as pessoas se desesperam e fazem besteira. Não vou esquecer do dia que anunciaram que o Bolsa Família iria acabar. Sei que o exemplo é infame, mas a reação das pessoas naquele dia dá uma ideia do que seria se houvesse uma invasão de zumbis. Bjo!

    1. O exemplo que você deu nem é infame, sabe. A gente erraria justamente no desespero. Fico feliz que tenha gostado do post, sei que esse é um personagem que não agrada toooodo mundo, mas se a gente olhar pelo lado crítico dele e da situação, fica mais interessante né?

      Obrigada pela visita e pelo comentário :)

  8. Raqueeeel, sua resenha é com certeza imbatível! Não li nenhuma nesse nível até agora! Serio. :) Adoro a forma criativa como você vai dispondo o texto, as curiosidades e informações. Fica uma mistura muito leve, interessante e rápida de se ler!

    Agora sobre o livro, você já leu e comentou todas as minhas impressões sobre a obra lá no Nuvem, e tenho certeza que compartilhamos das mesmas opiniões. Espetacular! A Darkside arrasa mesmo ne? Gente, que edição mais perfeita e completinha! A escrita de John Russo também é super gostosa e fácil de acompanhar, sem falar que melhora a cada livro né? Também recomendo fortemente o livro e a Darkside! o/

    Pra quem curte Zumbis é um prato cheio!
    Ah, e quando você mencionou os zumbis como “românticos apaixonados” eu lembrei na hora de “Meu namorado é um Zumbi” hahahaha. <3

    Beijão.
    Ju
    http://www.nuvemliteraria.com

    1. Jujuuuuuu, sua fofa, obrigada por esse comentário lindo. <3

      Também acho que compartilhamos os mesmos sentimentos sobre a obra. Engraçado como esses caras do cinema escrevem bem. Mais gente devia se aventurar e brindar a gente com essas histórias. :)

      E os zumbis românticos, era desse aí mesmo que eu tava falando hahahahahaha xD

      Beijão <3

  9. Oie Raquel =)

    Vou confessar uma coisa: Morro de medo de zumbis rs…
    Fujo de série e livros com a temática, mas com certeza é um livro que vai agradar aos fãs do gênero.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    1. Oieee!

      Eu também tinha medo, mas hoje olho eles com uma perspectiva mais crítica. Eles funcionam como crítica social, que nem citei na resenha. Mas é livro pra fãs, sem dúvida. :)

      Beijo!

  10. Celia Duarte comentou em

    AAAAIIIAIIAEIAEIIAEIAEE QUE TUDO ESSE LIVRO PRECISO DELE AGORA

    1. No finalzinho da resenha tem os links para comprar no Submarino ou na Americanas, tanto a edição classic como a limitada. Espero que goste, as duas são lindas. ;)

  11. Juliana Alves comentou em

    Oi Raquel, estive no Cine Book Club e adorei o evento, parabéns. Quando você vai fazer outros? Li sua resenha aqui e gostei que ela complementou o que foi dito no evento e tem também as suas impressões do livro, parabéns, muito bem escrito. Não conhecia seu blog, estava pesquisando sobre o evento pra ver quem fez e acabei parando aqui. Parabéns de novo, beijo.

    1. Oi Juliana!

      Que ótimo ver alguém do Cine Book Club por aqui! Fico muito, muito feliz mesmo em saber que você gostou do evento. Me diverti com a organização e lá no dia também, e fiquei feliz de poder conhecer tanta gente no dia. Em breve a gente deve anunciar mais uma edição. Espero ver você lá! ;)

      Beijo :)

  12. Eu queria muito ter recebido esse livro, acho que fiquei tão empolgada para receber que acabei não recebendo #xateada!

    A sua resenha ficou perfeita, a gente nem se importa com o tamanho <3 Acho legal quando você fala também sobre os filmes. Isso é tão a cara do pipoca!

    Amei as fotos <3
    http://www.pausaparaumcafe.com.br/

    1. Oiiiii,

      Que bom que curtiu a resenha, moça. Foi uma experiência interessante essa do livro. Espero que vc possa ler em breve. :)

      Beeeijo ;* <3

  13. Nossa que livro lindo…
    Essa editora sempre arrasando nas capas e diagramações não é???
    Não curto muito histórias de zumbis e tals, mesmo assim comprei The walking dead os três livros já lançados, esse não faz meu gênero, mas acabei ficando curiosa depois de ler sua resenha, nunca li nada da editora, e os livros dela são meu sonho de consumo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    1. Oie,

      Poxa, mesmo não curtindo zumbis você topou comprar TWD? Ainda não li os livros, não sou muito chegada na série ainda, hahaha. Mas A Noite dos Mortos-Vivos é um clássico, e adoro toda a cultura que se criou em cima dele, e também as comédias que saíram depois (Zumbilândia e Shaun of the Dead me ajudaram a me aproximar dos mortos-vivos hehehe). Além do mais, quando usados como crítica, as figuras são excelentes.

      Que bom que despertei tua curiosidade. A DarkSide realmente arrasa, tenho certeza que você não vai se arrepender. ;)

      Beijo!

  14. Mariana Santos comentou em

    sou louca pelo filme
    nem sabia que tinha livro, adorei. já comprei aqui na submarino.

    1. Oi Mari!

      O livro foi escrito depois do filme, mas aqui no Brasil só foi publicado agora. Eu também não sabia que tinha isso, fiquei surpresa, não só porque não é comum filmes virarem livros, mas também porque o John Russo escreve MUITO MUITO MUITO bem. Que bom que já comprasse, você vai amar.

      Bjs!

  15. Carla comentou em

    Wow, arrasou nesse post, hein? Eu, que adoro livros de horror, achei incrível!! E além da história, ainda ganhamos essa edição linda da DarkSide que sempre capricha muito na qualidade dos livros, né? Acho essa editora sensacional hehehe. E fiquei com vontade de ir ao evento que vocês organizaram! Vi as fotos no Facebook e parece ter sido muito legal… uma pena eu morar tão longe =(

    beijos!
    Carla

    1. Oi Carla,

      Opa, que bom que curtiu a dica. O livro está muito, muito legal, e ele tem uma bela duma vantagem que é: tem as duas histórias. Isso enriqueceu demais o livro como um todo. E a segunda história é sensacional.

      O evento foi bem divertido e instrutivo, tenho muita vontade de fazer outros vários eventos assim por aqui. <3 O lance de fazer aqui em Blumenau é justamente porque isso só acontece em cidade grande. Tem pouca iniciativa assim pra cá, então aproveitei a chance. Hehehe

      Beijo!

  16. Andressa Araújo comentou em

    Adorei a resenha! Nossa, amo terror e essa resenha me fez ficar com muita vontade de ler esse livro. *-*
    Não conheço muitos livros sobre zumbis e raramente vejo algum filme sobre o mesmo, mas com certeza vou dar uma conferida nesse livro e filme. ;) E que edição mais linda. <3

    1. Essa edição é sensacional mesmo ♥

      Eu não sou muito chegada no tema, mas gostei demais da forma como John Russo e Romero trataram a respeito de zumbis. É uma ótica diferente de simplesmente ~comer cérebros~.

      Beeeijo!

  17. Eu não vi o filme até hoje. Sou uma completa medrosa.
    Mas tenho visto resenhas por aí bem interessantes. A Ju do nuvem literária fez um post bem legal *0*
    Vou tentar a sorte S2

    1. Sabe que o filme não é tããão assustador assim? Tem umas cenas que me deram um nó no estômago, mas no geral é um filme trash mesmo. Vale ser visto, espero que você possa ler o livro em breve tbm. ;)

      Bjs!

  18. Cara, sem muito o que falar né, imagino que a maioria da galera que curte o gênero e principalmente os mais velhos, são apaixonados por esta história, afirmo que Russo é o cara e em relação ao filme, putz, combou perfeitamente com o Romero! HAHA Delícia mesmo!

    Ficou show esse post e estou ansioso pra ganhar essa promo o/
    Isso aí!
    xoxo

    1. Oooie,

      Pois é, o talento deles e o sucesso do filme é indiscutível. Fico feliz de ter podido ler um romance baseado nessa obra. Espero que você também possa desfrutar da escrita do Romero em breve. :)

      Bjs!

  19. Com certeza estou participando da promoção, a postagem ficou perfeita! Este livro é top e o filme também, afinal foi dai que surgiu muitas das coisas que vemos hoje relacionadas a zumbis.

    1. Oi Diego,

      Que bom ver você aqui, espero que aproveite a leitura do livro. Romero e Russo são muito sensacionais :)

      Bjs

  20. Cris Aragão comentou em

    Os livros da Darkside são demais, esse parece ser bem bacana. E o melhor é que são duas histórias, imperdível.

    1. Realmente, Cris! É dois em um, e são ótimas histórias. Tomara que você goste. :)

  21. Gostei muito desse lançamento, sem dúvidas a Darkside reúne o que existe de melhor no mundo do horror literário. A edição limitada é linda e muito valiosa para qualquer fã do gênero.

    O que seria de nós brasileiros sem a Darkside?
    http://cerebroinfernal.blogspot.com.br/

    1. É uma boa pergunta, Ricardo! Gosto muito do catálogo deles, é autêntico e muito diferenciado do que a gente vê sendo publicado no país. Quando a editora tem um foco, geralmente dá certo. Vide Aleph com a Ficção Científica (<3). Abraços!