Queridos pipoqueiros, que saudade! Hoje no meu primeiro post do ano vou contar sobre o melhor livro que eu li em 2014 até agora (sim, eu sei, tem muita coisa para acontecer, tenho muitos livros para ler e muitos lançamentos que vão me fazer correr para a livraria), a “coroa” no momento: Como eu era antes de você (adicione ao Skoob), da Jojo Moyes.
Esse livro foi elogiado pelo The Independent e aqui no Brasil foi publicado pela Intrínseca em 2013, além de ser um dos primeiros livros digitais que eu li. Estou precisando de espaço em casa, sabe. Livros digitais parecem ser a solução. Mas vamos deixar a conversa de lado e falar sobre o que interessa.
A voz de Syed interrompeu meu devaneio.
— Ah, isto aqui pode dar certo.
Tentei dar uma olhada na tela.
— Acabou de aparecer. Neste minuto. Uma oferta de emprego como cuidadora assistente.
— Eu lhe disse que não sou boa com…
— Não é com idosos. É uma… vaga confidencial. Para ajudar na casa de alguém, e o endereço fica a menos de três quilômetros de onde você mora. “Cuidados e companhia para deficiente físico.” Você sabe dirigir?
— Sei. Mas eu teria de limpar o…
— Não é necessário limpar traseiros, pelo que entendi. — Ele examinou a tela. — Ele é… tetraplégico. Precisa de alguém de dia para ajudá-lo a se alimentar e para assisti-lo. Geralmente, nesse tipo de emprego é preciso acompanhar a pessoa quando ela quer ir a algum lugar, ajudar com coisas simples que ela não possa fazer. Ah. Paga muito bem. Muito mais do que o piso.
Como eu era antes de você conta a história de Louisa Clark, uma moça que perde o emprego, mas precisa desesperadamente ajudar em casa, ainda mais quando sua irmã avisa que está indo para a faculdade. Lou não se encaixa em nenhum perfil dos anúncios, mas como está precisando de algo, aceita o emprego de cuidadora assistente, mesmo que de forma relutante.
Dessa maneira ela conhece Will Traynor, um homem realista, frio e muito sarcástico. Will sofreu um acidente e acabou virando refém de uma cadeira de rodas, de vários problemas de movimento e muitas vezes de doenças que o atacam de maneira bem mais drástica do que comumente acontece com os outros.
— A senhora não precisaria de alguém… da área médica?
— Will recebe todo o cuidado médico que podemos oferecer. Queremos uma pessoa forte… e animada. Ele tem uma vida… complicada, e é importante que seja incentivado a… — Ela se interrompeu, de olhos fixos em alguma coisa do outro lado das janelas francesas. Por fim, voltou-se novamente para mim. — Bom, digamos que o bem estar físico dele é tão importante quanto o mental. Entende?
Will e Lou no começo vivem um relacionamento de ódio mortal, ele não a quer lá e tem dificuldades em aceita-lá e ela não suporta conviver com ele, com as suas brincadeiras e o seu humor negro sobre a real situação dele.
Após algum tempo, eles começam a rever suas opiniões e a relação de ódio se torna uma relação de amizade e troca de informações sobre o mundo lá fora. Will comenta sobre suas aventuras e viagens antes do acidente e Lou começa a se sentir interessada e preocupada demais por Will e aquilo que era uma amizade aos pouco se torna admiração e amor. Um verdadeiro amor.
Recuei da janela. O sangue pulsava tão alto nos meus ouvidos que quase não ouvi a resposta da Sra. Traynor.
— Seis meses, George. Ele prometeu me dar mais seis meses. Não quero que você toque mais nesse assunto, muito menos na frente de outra pessoa. E temos… — Ela respirou fundo. — Temos de rezar muito para que, nesses seis meses, aconteça algo que o faça mudar de ideia.
Quero abrir um adendo e comentar sobre os personagens secundários, muito bem construídos pela Jojo Moyes. Lou tem um namorado, chato e egocêntrico, que vê Will como se fosse um pobre deficiente. A mãe de Will é possessiva, soberba e poderosa, mas todo o dinheiro que ela possui não conseguiu mudar a situação do filho. A família de Lou é bastante divertida e a irmã dela, Katrina é mimada, mas demais a Lou. E alguns desses personagens têm capítulos no livro, contando sobre a sua visão da história, o que deixa a obra ainda mais legal!
Posso afirmar para vocês que esse é o tipo de livro que muda a nossa perspectiva sobre a vida, fala sobre o amor verdadeiro e puro, sobre respeitar as pessoas e suas condições e sobre estar ao lado de quem a gente ama incondicionalmente.
— Estação de esqui de Courchevel. Há dois anos e meio.
Corei. — Desculpe. Eu estava só…
— Você estava só olhando as minhas fotos. Pensando como deve ser horrível ter tido uma vida assim e depois virar um aleijado.
— Não. — Corei ainda mais intensamente.
— O restante das minhas fotos estão na gaveta de baixo, caso você fique de novo muito curiosa — disse ele. Então, com um leve zunido, a cadeira de rodas virou à direita e sumiu.
É lindo, vai mudar a sua vida, vocês vão morrer de saudades quando terminar. Quem quiser comprar o livro pode usar os links no final da resenha. Eu super recomendo! Alguém aí já leu e quer compartilhar seus sentimentos?
Beijos de pipoca caramelizada,
Carol Vieira!
Ficha Técnica
Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance, Sick lit
Compre: Americanas | Submarino
Skoob: adicione na sua estante
Carol! Que resenha linda! Passei exatamente o que eu senti ao ler o livro, que se tratava de um amor verdadeiro e incondicional, independente de qualquer problema ou deficiência. Chorei muito lendo, especialmente no final. Você chorou também né? Confessa, vai! HUAHUA.
Fiz resenha no Nuvem também, acho que fui um pouquinho mais “emocional” na minha resenha, haha. Também foi o meu preferido de 2014 até agora (ainda é!).
Se tiver interesse, esse é o link da resenha: http://nuvemliteraria.com/2014/01/como-eu-era-antes-de-voce-jojo-moyes/
Beijo grande, Carolzinha! Apareça mais no Pipoca! <3
Ju
http://www.nuvemliteraria.com
Ju, que bom que você gostou da minha resenha flor!!! Significa muito para mim <3 HAUHAUHAUAHUAHAUHAU eu dificilmente choro em livros amiga, sou obrigada a te confessar que eu não chorei não HAUHAUHAUHAHAUHAU até hoje só chorei em 3 livros (devia estar na TPM, só pode!!!) mas confesso que esse livro merece lágrimas e mais lágrimas porque é uma história linda e fala especialmente sobre entender (e não aprovar) o ponto de vista do outro e mesmo discordando continuar ao lado da pessoa. Isso é amor! E é isso que basta!!! Vou correndo lá olhar tua resenha flor!!! Pode deixar que aparecerei de vez enquanto sim!!!! Tenho muitos livros legais para indicar para o pessoal ainda! Beijão ;*********
Esse livro não é só amor, eu chorei rios no final. É uma história tão incrível de como uma pessoa pode mudar sua perspectiva que foi quase impossível de resenhá-lo. A autora, devo concordar, muda nossa visão do amor e do ser humano. <3
Thaís é isso mesmo flor! Foi bem difícil para mim resenhar ele, porque como sempre cada um tem o seu ponto de vista, mas conversando com outras amigas que também leram percebi que o objetivo principal da autora todo mundo entendia!! Que é mesmo discordando das ações de alguém você vai continuar do lado dela, porque isso é amor! E é tudo que importa! Obrigada por comentar! Beijo grande ;********
Nossa!! Que lindo!! Já estou amando!
Quando vi a capa e o título do livro, já adorei…mas não imaginava que a historia fosse essa!
Acho incrível como as pessoas podem mudar a nossa vida…de tantas maneiras…
e acredito que esse livro nos mostre exatamente isso…
estou super ansiosa pra ler…deve ser lindo mesmo…de chorar!
Adorei a resenha!
Bjss
Adri, sabe eu também comecei assim, livro lindo, capa maravilhosa e fui olhando as resenhas e percebi que ele era melhor ainda por “dentro” hahahahah e posso te dizer com 100% de certeza que você vai AMAR! Ele te ensina algo no final e você leva a história dele pro resto da sua vida! É de chorar mesmo :) Que bom que você gostou da resenha flor! Obrigada!! Beijão ;****
Esse livro simplesmente derreteu meu coração e ele ainda não se recuperou desde o ano passado. Lindo demais.
Hahahah Mari descrevesse bem o que ele faz com a gente, eu também levei um tempo para me recompor ^^ beijão ;***
Nossa, comecei a leitura do livro e parei na metade (também foi o livro de estreia da leitura digital)! A correria não permitiu que eu continuasse, rsrs… Mas realmente parece lindo! A resenha ficou ótima, parabéns…
Bjs, Isabela.
Isa ele é muito legal, quando você tiver um tempinho e a correria der uma parada continua a tua leitura ^^ eu super recomendo! Beijão ;***
Oi Carol! (chará pq, também sou Carol no segundo nome).
Eu nunca li nada da Jojo. Confesso que quero muito! Confesso que quero muito, mas nunca surgiu aquele tempo de dizer: “okay, agora vou ler!”.
E estou arrependida, acho que vou pegar logo o livro para ler, estou precisando um pouco de romantismo <3 .
Obrigada pela indicação.
Abraços.
Anna – http://pausaparaumcafe.com.br/
Anna ainda dá tempo de virar esse jogo, vai atrás do livro\ebook o que você mais gostar e lê!!! É ótimo e eu sei que você não vai se arrepender!!! Beijão xará ;********
Eu AMO esse livro! Jojo Moyes é, sem dúvida, uma das melhores escritoras de romance dramático da minha lista!!! Vou começar “A garota que você deixou para trás” e tenho certeza que vou, no mínimo, me apaixonar!
\o
Você já leu “A última carta de amor”? É perfeito também!
<3
Jeh tudo que tu falou é verdade. Eu também acho ela uma ótima escritora de romances dramáticos e eu ADORO esse estilo de leitura hahaha, eu ainda não li A última carta de amor, mas todo mundo me recomenda, eu já coloquei na minha listinha (só que essa está grande) mas logo arranjo um tempo e te conto depois o que eu achei! Beijão <3
Amei essa resenha,muito curiosa em ler o livro…
Ana que bom que você gostou da resenha, fico hiper feliz! Pode ler que você não vai se arrepender! Beijão ;*
Quero muito ler esse livro, só com os pedacinhos ali da história já me emocionei! hahaha :B
Arrasou na resenha, parabéns!
Beijocas!
Dani, obrigada pelo elogio florzinha!!!! :D Essa história é linda e eu fiz questão de escolher umas partes beeeeeeem especiais mas que não contasse tudo o que o livro reserva! Te mais coisas boas nele e acredito que você vai adorar! Beijãooooo
Olá!! Sempre entro aqui para ver as novidades e quando vi que vocês fizeram uma resenha sobre Como eu era antes de você, corri logo para ver. Li há pouco tempo sem indicação nem nada, e como você em versão digital – falta de espaço é pouco ;) -, e me apaixonei pelo livro. Achei que ia ser o clichê de sempre, mas acabei me surpreendendo. Fiz também uma resenha no meu blog sobre ele.
Parabéns pela resenha e pelas fotos!
Um grande beijo,
Isa.
(ALERTA DE SPOILER)
Oi Carol.
Terminei o livro ontem e chorei muito. É engraçado, envolvente, adorei o livro até quase o final, mas não gostei do desfecho. Não concordo com a atitude de Will, questão de princípios. Concordo contigo que seja uma inspiração, mas referente ao incentivo a expandir horizontes, viajar, viver experiências diferentes, conhecer novos lugares e pessoas. A resenha do livro disse que o encontro dos dois mudaria as vidas deles, mas sinceramente, apenas ela muda. Por mais que Will tenha passado a encarar a vida sob outra perspectiva nos últimos seis meses, ele não mudou de ideia, então, como eu vejo, nada mudou pra ele de fato. Ele continuou tendo uma visão pessimista da vida, nem o amor o fez mudar de ideia. A impressão que eu tive é que ele não deu valor a nada do que ela fez. Claro que o dinheiro que ele deixa pra Lou é de grande ajuda, mas ele já havia acendido nela a chama da aventura e do conhecimento, ela nunca mais seria a mesma de qualquer forma. Então assim como ele provocou uma grande mudança nela, ele deveria ter aproveitado a grande mudança que ela provocou na vida dele. Enfim, como eu disse antes, é questão de princípio e não dá pra entrar nesse mérito aqui. Pra mim, foi um final decepcionante. Mas eu reconheço que a autora sabe muito bem contar uma história e mexer com o leitor.
Abraço.
Oi Letícia! Tudo bem?
Obrigada por ter vindo comentar e dar a sua opinião sobre a minha resenha. Eu tenho várias amigas que assim como você também não gostaram do desfecho final, mas como autora de resenhas você sabe que eu não posso comentar sobre o final do livro ou dar spoilers muito grande ou que prejudicariam a leitura do livro para quem ainda não leu, certo? Eu entendo todo o teu ponto de vista mas acho que os dois mudaram e não só ela, ele se apaixonou mas ele escolheu partir porque simplesmente não aguentava mais as limitações dele e também por amor, porque na cabeça dele ele nunca iria conseguir compensar ela por causa das suas deficiências. E sobre a Lou, concordo plenamente com você, ela mudou interna e externamente, deixou de ser uma menina contente com tudo que tinha e começou a questionar as coisas e buscar por coisas novas! Adoro a Lou. Espero que você tenha compreendido o meu ponto de vista. Novamente obrigada por comentar! Beijo grande ;**************
Nossa, adorei a resenha!
Já abri outra aba para adicioná-lo no Skoob. Certeza que irá para os “vou ler”, e espero que rápido, hehehe.
beijos
http://isabelabelli.blogspot.com.br
Isabela que bom que você gostou! Isso aí já adiciona lá no skoob mesmo, a minha lista também é grande mas pelo menos faz a gente lembrar dos livros muito bons que temos que ler! Quando você ler me dá o teu feedback, vou ficar esperando, beijão ;********
Pois eu fiquei foi morrendo de raiva desse livro, doida pra jogar o iPad na parede quando terminei de ouvir (peguei em versão audio). Eu me envolvi demais com a história e estava torcendo por um final feliz. Foi até feliz sim, pra Lou, mas sei lá. Não tem como ficar bem com um livro que trata de uma temática tão delicada quanto a eutanásia.
Aaaahhh, uma versão em aúdio deve ser sensacional
Ana ai que chique, audiobook, também quero!!! Não joga na parede NÃO amiga, me empresta primeiro hahahah! Concordo Aninha a temática é complicada mesmo, o final é triste, mas ao meu ver ainda é um livro bonito, eu gosto de finais não felizes (também) porque retrata a vida (que nem sempre é fácil). Então acho válido finais lindos e felizes, e finais tristes mas que ensinam algo, e foi o caso desse livro pra mim! Beijão ;****
Eu pego emprestado audiolivros pela biblioteca. Moro no Canadá.
Ai Ana que legal!!! Ainda bem que tu não jogou teu Ipad na parede hahaha :)
Poxa, que lindo! :'( Quase morro de chorar só de ler a resenha, imagina ler o livro! Gostei muito da temática que ele aborda, é diferente… você costuma ver muitos casais perfeitinhos por aí fazendo caso. Gosto muito quando variam isso, quebram clichês…
http://www.cronicasdeumdelirante.blogspot.com.br/
Ítalo que bom que você gostou, acho que somos bem parecidos porque eu até gosto (pra não dizer que eu amo hahah) romances normais mas quando a temática é diferente do que a gente costuma ver eu fico APAIXONADA foi o que aconteceu nesse livro! Beijão e obrigada por comentar querido ;)
Oi Carol, tudo bom?
Nossa adorei o post, está ótimo! Adorei as fotos ficaram lindas :3
O site está cada vez melhor viu? Estou adorando!!!
Parabéns ;)
Paulo que bom que você gostou da resenha! Fico super feliz :D O pipoquinha está lindo né! Eu sou uma reles autora de resenhas. As fotos, a organização do pipoquinha, tudo isso se dá graças ao trabalho e o talento da Raquel Moritz. E nós ficamos super alegres em saber que você curtiu! Beijão ;***
Sabe quando você fecha os olhos, e tudo fica escuro, com apenas alguns pontos luminosos, como se de repente você estivesse contemplando o universo, e vagarosamente o silencio vai preenchendo o vazio…
Apenas um som é perceptível, mas impossível defini-lo…
É o som da sua respiração em consonância com o seu coração?
É o toque do seu coração a acalentar miríades de emoção?
Ou a lágrima que cai.
Sou eu depois deste livro.
Aaah, que linda <3
Esse livro é magnífico mesmo! :D
Oinnn Edna é isso mesmo! “Como eu era antes de você” muda a gente! Livro lindo s2 beijão sua fofa ;***
Lendo a resenha, lembrei-me dos Intocáveis.. é claro, cada um com sua dinâmica, porém com o mesmo modo de encarar a o que a vida nos traz. Muito bonito. Adorei.
<3