Nós somos o circo que sobrevive. (…) Passam-se décadas até que eles retornem a uma cidade, quando uma nova geração vem e assiste ao circo e revira os olhos a qualquer um que diga que é a mesma coisa, que é tudo igual.
(A maioria das pessoas não vive o suficiente para ver o circo duas vezes. Estes são tempos exaustivos.)
Acredito que muitas pessoas se apaixonaram pela espetacular capa de O Circo Mecânico Tresaulti (adicione ao Skoob), livro escrito por Genevieve Valentine e publicado no Brasil pela DarkSide Books. Pudera, o trabalho brasileiro nesta edição foi minucioso e ganhou elogios da própria escritora (gorgeous, just saying!). Como blog parceiro da editora, o Pipoca Musical recebeu um exemplar da obra e eu curti a viagem com este circo diferente.
Aliás, “diferente” é um termo que define muito bem o livro. Com uma temática e narrativa bem original, O Circo Mecânico Tresaulti é uma leitura desafiadora e diferente de muita coisa que já li. Genevieve conta a história de uma trupe circense que viaja por aí sem rota definida, passando pelas cidades de um mundo pós-apocalíptico e devastado pela guerra, apresentando-se sempre que encontram público, levando diversão àqueles que precisam tocar suas vidas adiante.
Havia sempre lágrimas de alegria; um homem tão lindamente unido com uma máquina era algo que as pessoas precisavam ver depois de uma guerra como a qual haviam passado. A tecnologia naquela época era armas e sinais de rádio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da máquina.
Muitos integrantes do circo são ex-soldados ou refugiados que sofreram com a guerra de formas diferentes, e que se juntam ao espetáculo em busca de um novo nome e uma forma de recomeçar. Quem se mantém a frente do Circo Mecânico Tresaulti é Boss, uma mulher de muita experiência, dotada de uma habilidade especial para recuperar corpos que sofreram com a guerra. Com isso, ela cria seres mecânicos repletos de engrenagens, ossos de cobre, pulmões de aço, pistões e tudo o mais que se possa imaginar, dando uma segunda chance para cada um deles.
[LEIA+: Conheça o livro O Circo Mecânico Tresaulti na página da DarkSide Books]
Diante de uma sociedade que já não tem mais a tecnologia a seu favor, as atrações do Circo Mecânico são um deleite aos olhos. Os seres criados por Boss ainda são humanos, mas tem vantagens grandiosas em comparação às pessoas normais. Esse diferencial, usado por Boss para encantar seu público, é visto de forma gananciosa pelo “homem do governo”, que tem intenções de usá-los como artifícios bélicos.
Quando um jovem garoto em especial vai ao circo e se esquece de aplaudir os acrobatas ou o homem forte por estar se perguntando se eles poderiam lhe ser úteis, ele é um homem do governo. (…) Mais tarde, sua mãe lhe perguntará por que ele não gostou do circo. Ele dirá que gostou, mentindo. Ela acreditará nele; é um excelente mentiroso.
Além deste conflito, dentro do próprio circo os artistas competem entre si por diferentes motivos. Eles tem ambições e razões para serem como são. Esses traços tão humanos são bem evidenciados pela autora, uma forma de mostrar os dois lados da criação: o belo e o feio presente em cada um de nós, exaltados de acordo com o que as situações nos pedem.
O livro O Circo Mecânico Tresaulti é quase uma poesia. A estrutura narrativa não segue o comum, e é difícil estabelecer uma linha do tempo, uma vez que a autora conta a história do circo através de pequenos capítulos que narram o passado, o presente e futuro. Ainda assim, as pontas são amarradas pouco a pouco.
(Durante toda a vida, Ying supôs que Elena fosse naturalmente cruel. Perguntava-se agora se a crueldade simplesmente surgia quando o mundo estava desabando e não havia nada mais a fazer a não ser brigar.) (…) (Elena sempre teve mais luta dentro dela do que a guerra podia proporcionar.)
O Circo Mecânico Tresaulti é um livro singular. Uma poesia steampunk que fala sobre ilusão, falhas, esperança, lealdade e ambição. E sobre ser humano em tempos que nos exigem mais do que podemos dar. Gostei e recomendo. :)
Ilustrações de Wesley Rodrigues
Para trabalhar na edição brasileira do livro, a DarkSide Books, que vocês já sabem que é uma editora caprichosa e muito f*da, chamou o ilustrador goiano Wesley Rodrigues para dar uma cara à poesia. Além de ilustrador, ele é animador e quadrinista e dirigiu o recém-premiado “Faroeste: um Autêntico Western” (melhor curta brasileiro pelo júri popular no Anima Mundi 2013). Você pode conferir algumas das ilustrações do livro neste link.
“Ninguém quer ver você fracassar. Qualquer um pode fracassar. Eles pagam dinheiro para nos ver fazer coisas que eles não conseguem.” (…) “Os aldeões não querem a realidade. Entreguem a ilusão e eles aplaudirão.”
Pesquisando um pouco, achei o blog dele e compartilho o link com vocês, pois ele tem outros trabalhos muito, muito, muito legais. Acesse o blog do Wesley Rodrigues clicando aqui.
Meet the Boss, Genevieve Valentine
O Circo Mecânico Tresaulti foi o primeiro romance escrito pela americana Genevieve Valentine e ganhou o Crawford Award 2012, além de ter sido indicado ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Para 2014, a autora tem planos de lançar seu segundo romance, Glad Rags.
Mas é assim que as lembranças são – sempre verdadeiras. Nunca a verdade. (…) Esta é a verdade: A noite estava quente; Bird ficou fria.
Curiosidade: Sabe o que significa Steampunk? Este é um subgênero da ficção científica que trabalha com tecnologias modernas obtidas por meio da ciência já disponível, como por exemplo máquinas movidas a vapor (“steam” significa “vapor”) e aparelhos mecânicos. Se você curtiu, pode ler mais nesse artigo.
O Circo Mecânico Tresaulti foi cedido pela DarkSide Books ao Pipoca Musical por conta da parceria. Eu super recomendo que você acompanhe as novidades da editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | YouTube | Tumblr
Ficha Técnica
Título: O Circo Mecânico Tresaulti
Autor: Genevieve Valentine
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: DarkSide Books
Gênero: Ficção, Steampunk, Fantasia
Skoob: adicione o livro na sua estante
ADOREI a resenha!!! MARAVILHOSA mesmo!!!
Eu gostei do livro, ainda estou saboreando o final da história e de Boss.
Acho que até segunda eu termino a resenha.
Bjkassssssss
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Realmente, é um final a ser saboreado. Achei muito inteligente <3
Obrigada pela visita e pelo elogio, flor. Vou ficar de olho no teu blog pra ler a tua opinião :)
Beeeijo!
Apenas apaixonada pela diagramação do livro. <3
A editora super caprichou nos detalhes do livro, né? Amei!
Sobre a história, eu gosto dessa coisa de circo e fiquei curiosa para ler esse livro. Por ser um pouco diferente do "normal", eu fiquei interessada por ele. Vi algumas resenhas e comentários sobre e todos são comentários positivos. Agora vi sua resenha com essas fotos e cheguei a conclusão de que preciso do livro. hahaha
Beijos!!
Oi Beatriz!
A diagramação dele é liiiinda, tá cheio de desenhos incríveis, eu amei cada um deles, hehehehe. Gostei muito da temática e a autora abordou tudo de forma muito original. Isso é o mais legal: não é uma história boba, ela tem várias camadas. Espero que tenhas a oportunidade de saborear a história. :)
Beijo, obrigada pela visitinha :)
Raquel, claro que vim conferir a sua resenha e amei! É isso mesmo, diferente e quase uma poesia! A edição dispensa comentários…
Bjs bjs!
Oi, Isa!
Que bom que curtisse a resenha, acho que podemos fofocar sobre o livro (e aquele final maravilhoso) né? :P
É difícil explicar o motivo pelo qual ele é diferente, mas ele é. Único.
Beijãozão :)
Não li nada desse gênero ainda. Nem sabia que esse livro era. Mas já me ganhou na edição do livro, que capricho. Vou querer ler com certeza.
Blog Prefácio
Oi, flor! É linda essa edição, né? Exclusividade brasileira, um trabalho super caprichado da DarkSide Books que é de cair o queixo. Que bom que se interessou, se tiver a oportunidade de ler, me conta o que achou :) Beijos!
Oi Raquel :)
Já estava de olho no “O Circo Mecânico” quando ele estava sendo sorteado pelo Skoob.Essa capa é simplesmente o máximo, o Wesley Rodrigues e a Darkside estão de parabéns.
E pela sua resenha o livro parece ser ótimo,amo esses cenários de mundo pós-apocalíptico e achei interessante a ideia de um circo em um mundo assim. :)
beijos.
Oi Virgínia!
Tão de parabéns mesmo, né? Ficou lindo, os desenhos são muito bonitos. Achei a ideia da autora bem original e, mesmo que não fosse, sua execução certamente é. Espero que mais pessoas tenham a oportunidade de ler e se apaixonar pela escrita dela :)
Beijo grande :)
Uiaaaaa Raquel socorro!!!
Estourei tds minhas cotas esse ano no cartão de crédito :3
Só 2014 na minha vida agora!!!
O livro é lindo, a diagramação é show de bola, a premissa envolvente…Caraca, como ñ ficar curiosa heim?? heim??? kkkkkkkk
Beijo, beijooooo
Hahahaha, sei BEM como é, Fabi! :P
Mas realmente, a premissa do livro é bem envolvente e a execução é muito legal :)
Beijoca ♥♥♥
UAU! Que resenha boa! A capa já tinha chamado muito a minha atenção, mas agora estou definitivamente inclinado a ler o livro. A Dark Side sabe bem o que faz! A edição é tão linda como a edição de Psicose! :D
http://www.legadodaspalavras.blogspot.com
Oi Hugo!
Estou felicíssima em saber que você curtiu a resenha :D
O livro é muito legal, espero que você consiga ler a obra e apreciar ela da mesma forma que apreciei. E sim, a DarkSide sabe muuuito bem o que faz :)
Beijo!
Bom, eu amei mesmo o livro, quando o fechei minha única vontade era a de abraçá-lo rsrs… Os trabalhos da DarkSide estão magníficos. Adorei sua resenha Raquel!
Oi Marina! Dei risada com seu comentário porque eu fiz uma coisa parecida, hahaha. É que é tão bem pensado que realmente dá até aquele suspiro. Tive dificuldades pra mergulhar na história no começo, entender quem é quem e que linha de tempo havia, mas depois foi ótimo! Beeijos :D
COMPRANDO AGORA MESMO. Me apaixonei pela sua resenha Raquel e que quotes maravilhosas essas que você escolheu. Ainda bem que é começo do mês.
Opa, põe no carrinho agora, antes que o mês acabe! Hahahaha :)
Fico feliz em saber que você curtiu, Ju. Espero que aprecie a leitura :*
Oi Raquel, adorei seu post. Estava de olho nesse livro há um tempão mas tinha dúvidas sérias a respeito da compra. Sua resenha me encantou, vou na livraria hoje mesmo comprar o meu. Obrigada!
Oi Bruna,
Que bom que tirei suas dúvidas a respeito do livro. Assim que terminar a leitura, vem me contar o que achou ;)
Beijos!
Adorei as fotos, Quelzinha. E os trechos que você escolheu são espetaculares. Terminei de ler o livro semana passada e concordo com você, é um livro bem singular.
Parabéns pela resenha, adorei o teu blog.
Oi Catarina! Nossa, que bom ver você aqui, já conhecias o blog?
Que bom que gostasse da resenha, eu as faço com o maior carinho e quando gosto do livro, acho que fica mais evidente, né? Hehehe
Beijos! :)
Eu ainda não li nenhum Steampunk e esse chamou muita minha atenção! Lembrei vagamente do livro “Circo da Noite” mas não em relação aos personagens, do circo e da estratégia em si.
Parece muito bacana, preciso de uma história diferente sabe??
Suas resenhas são ótimas, parabéns!
:*
Oi Jeeeh,
Então, na realidade só a capa meeeeio que lembra O Circo da Noite, mas não tem romance, e não é bobinho que nem aquele (sei lá, eu não curti, rsrs). É bem único, gostei bastante da narrativa da Genevieve e espero que as pessoas curtam também. É diferente, eu achei inspirador até, pra ser sincera :)
Fico muito feliz em saber que você curte as resenhas <3
Beijoca!!!
Colocando na minha lista de desejados para ontem!
Adorei a premissa do livro.
Eba! Fica de olho aqui no Pipoca que logo vai rolar algo especial com esse livro :*
Fiquei MUITO curiosa sobre o livro, Raquel. Com certeza absoluta vou participar da promoção, mas preciso primeiro pensar em algo bem criativo, ou não terei chances. É realmente uma ideia muito original.
Beijinhos.
Oi Paloma,
É ótimo ver que você se empolgou com a promoção. Fica ligada, hein, o período é curtinho e estou louca pra ver as respostas <3
Beeeijo!
Amo esse livro. Adorei tudo nele. Otimo texto!
Eu fiz um tentando despertar a curiosidade do povo porque quando li ele pensei ‘mais pessoas precisam ler esse livro”
http://www.skoob.com.br/estante/resenhas/187956
Siiiiiiiim, com certeza Fernanda!!!! ♥
Oi lindona,
TIVE que comentar por que eu a-m-e-i o livro e principalmente sua resenha. Ficou ótima! Quem ainda não leu com certeza vai querer ler depois de ler sua resenha, viu?! Mas enfim, eu amei o livro mesmo. <3 Me surpreendi muito com ele. E já shippei váários personagens, hahaha!
Beijão!
Obrigada Juuu! Esse livro é diferente, fantástico e encantador de certa forma. Não lembro de ter lido nada semelhante! :)
Obrigada pela visitinha <3