O Caso dos Dez Negrinhos, livro de Agatha Christie

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

capa caso dez negrinhos, o caso dos dez negrinhos livro, e nao sobrou nenhum livro, livros agatha christie, pipoca musical, livro classico agatha christie

Olá pessoal do blog Pipoca Musical! Estou em uma missão honrosa hoje, vim aqui para comentar um dos bestsellers mais conhecidos no mundo e, para quem ainda não conhece, hoje vai saber de tudo! O livro em questão nada mais é que “O Caso dos Dez Negrinhos” ou, como é hoje em dia chamado, “E não sobrou nenhum”, uma obra de arte da famosa, querida, esplêndida, maravilhosa, incrível (já deu pra ver que eu sou fã) Agatha Christie!

A mulher por trás dos livros

Vou primeiro comentar sobre essa fantástica autora, caso alguém ainda não a conheça ou não teve aquele empurrãozinho básico para ler uma obra dela. A Agatha (sou íntima) nasceu em 15 de Setembro de 1890 (faz um tempinho) na linda Inglaterra. Foi criada e educada segundo a tradição européia, mesmo tendo um pai americano.

Quando mais velha, ela se alistou para trabalhar no Exército da Cruz Vermelha, como enfermeira, onde aprendeu tudo e mais um pouco sobre venenos e remédios, que mais tarde em seus livros faria toda a diferença. Começou a escrever, pois sua irmã a desafiou, dizendo que duvidava que a mesma conseguisse escrever uma trama policial em que o leitor não pudesse identificar o criminoso até o final do livro. E assim aconteceu a mágica, Agatha escreveu esse e mais tantos outros, criando personagens hoje bastante populares dos amantes dos livros policiais como Hercule Poirot, Miss Marple, Hastings, Tommy e Tuppence e o inspetor chefe Japp.

agatha christie, resenha livros agatha, pipoca musical

Agatha faleceu no dia 12 de Janeiro de 1976, deixando mais de 80 livros publicados e alguns inacabados além de atingir a meta de autora mais sucedida do romance policial de todos os tempos!

O livro de 1939

Agora que todo mundo já ficou íntimo da Agatha, vamos falar da obra prima. “O Caso dos Dez Negrinhos” é um livro publicado em 1939 e também o mais vendido da autora. Nele dez pessoas foram convidadas para se reunirem em uma mansão, na Ilha do Negro.

caso dez negrinhos, e nao sobrou nenhum livro, livros agatha christie, pipoca musical, livro classico agatha christie

– Por acaso vão para a Ilha do Negro? – perguntou com a fala macia dos devonianos. Quatro vozes responderam na afirmativa, e imediatamente os integrantes do grupo lançaram olhares sub-reptícios uns aos outros.

Todas essas pessoas escondem algum crime no seu passado, crimes esses que nunca foram julgados ou condenados. Quando chegam à casa após se conhecerem bem, uma voz anuncia o crime de cada um deles e as vítimas das situações, depois disso coisas estranhas vão acontecendo, uns começam a suspeitar dos outros e a cada dia, uma pessoa vai morrendo na casa, mais ou menos de acordo com um famoso poema inglês, adaptado por Christie:

Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colméia fazem brinco;
A um pica a abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar, a um tragou de vez
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no Zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando no sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou, e não ficou nenhum

As pessoas acabam isoladas na ilha e tentam desvendar quem anda arquitetando esses crimes, cada dia uma vida vai sendo tomada, será que alguém vai conseguir descobrir antes da sua hora chegar?

Até hoje fico arrepiada só de ler esse trecho. Crimes sem motivo aparente e sem solução. Quem estaria fazendo isso com as pessoas? E por quê? Essa é uma resposta que só lendo o livro vocês saberão. Posso dizer que esse é um dos meus livros favoritos, daqueles que de vez enquanto você vai e lê mais uma vez, mesmo já sabendo o final, só pra sentir aquele friozinho na barriga de novo, de tão bom! Eu comprei o meu “Caso” na lojinha de livros usados, aqui na minha cidade, porque fiquei por muito tempo procurando esse livro nas livrarias e nunca encontrava, então ele já está meio velhinho, como vocês podem ver:

caso dez negrinhos, e nao sobrou nenhum livro, livros agatha christie, pipoca musical, livro classico agatha christie

Mas hoje em dia já está mais fácil de encontrar ele, além de que se não houver ai na sua cidade, você pode pedir online (clique aqui para comprar). No meu caso, o destino me arranjou ele. Mesmo velhinho e com as páginas amarelas, ele continua lindo e com aquele cheirinho de livro que já contou a história muitas e muitas vezes, ai ai ai….

Voltando para a realidade: atualmente esse livro se encontra pelo nome de “E não sobrou nenhum”, pois o mesmo teve alguns problemas, principalmente nos Estados Unidos por causa dos “negrinhos” do título (em inglês “Ten Little Niggers” palavra bastante ofensiva na América) e para evitar acusações de racismo, passou a ser chamado de “And Then There Were None”.

O Caso dos Dez Negrinhos - Edições

Claro que, com a fama que o livro alcançou, houve inúmeros filmes baseando-se na obra, mas isso eu vou deixar para um próximo post. Posso, entretanto comentar que na Inglaterra, essa obra faz parte de uma peça, também escrita pela Agatha, chamada “A Ratoeira” que até hoje é vista na capital inglesa. E conta com o fato de ser uma das peças que ficou mais tempo em cartaz na história, e cerca de 10 milhões já tiveram o prazer de assistir.

Galera, por hoje é só! Quero agradecer a Raquel por ter me dado essa oportunidade. Espero que vocês tenham gostado do post e, principalmente, que tenha despertado em vocês a vontade de ler esse livro tão especial. A Agatha é uma autora fantástica, e se houver outras oportunidades, com certeza irei comentar mais algumas outras obras que ela escreveu.

Um beijo de uma grande admiradora da Agatha,

Carol Vieira.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

21 comentários via blog

  1. Amo Agatha Christie. Mesmo não tendo lido muitos livros dela. Sou apaixonada pelo Poirot, porém não gostei dos livros com a Marple e com o Tommy e a Tuppence. O Caso dos Dez Negrinhos está na minha lista de prioridades porque nunca vi ninguém falando mal sobre ele. Assim que puder gastar, comprarei.
    Obrigada pela dica maravilhosa.
    Beijos

    1. Carol Vieira comentou em

      Babi, meus preferidos são o Poirot (em primeiro) e a Miss Marple (em segundo). Sou obrigada a concordar com você que o Tommy and Tuppence são mesmo mais fraquinhos (dos que eu já li). Compra mesmo quando tu puder flor, você não vai se arrepender!!! Obrigada você! Beijãoo ;**

  2. Carrie comentou em

    Que resenha incrível, sis! Me deu até vontade de ler! E você sabe como eu sou chata… Parabéns! I’m soooooo proud!

    1. Carol Vieira comentou em

      Hey obrigada florzinha, posso te emprestar se quiser viu!!!! Beijão ;****

  3. Juliana comentou em

    Oi Carol! Adorei o post, bem completinho!
    Nunca li Agatha Christie, apesar de até ter um livro aqui guardadinho esperando por mim, haha. Mas acho que vou dar uma chance agora né?
    Afinal, você é fã né? deve ser bacana! hehe :)
    Primeira vez aqui no blog, gostei muito, voltarei mais vezes! ˆˆ
    Me visita também? Ainda estou aguardando o layout oficial, mas adoraria ver você por lá.
    http://www.nuvemliteraria.wordpress.com
    Beijos! <3

    1. Carol Vieira comentou em

      Oi Ju, que bom que você gostou da resenha, fico hiper feliz :D Altamente recomendo você dar uma chance pra esse livrinho guardado da Agatha!! Qual é??? Volta sempre florzinha e pode deixar que eu vou visitar você também sempre que puder ^^

      Beijão ;***

  4. Carol comentou em

    Gente, esse livro é MARAVILHOSO! Eu e um primo meu somos totalmente viciados em Agatha Christie, e sempre um ou outro compra o livro e a gente vai “dividindo”. Ele me emprestou esse e depois de ler fiquei com vontade de comprar pra mim só pra ter e poder ler quando quiser, de tão bom que é!
    Os livros da Agatha (sou íntima também ahahha) em geral são excelentes, aliás, todos que li gostei, mas esse com certeza é o melhor de todos!
    Adorei a resenha, parabéns!
    E ah, Poirot ♥

    Beijos,
    Carol – http://palavrasaleatorias.blogspot.com.br/

    1. Carol Vieira comentou em

      Hahah eu acho que é coisa de nome “Carol” ser íntima da Agatha hahaha é bem assim mesmo Carol, eu tenho uns 50 livros da Agatha, alguns até já tinha lido na biblioteca da universidade mas mesmo assim eu comprei pra ter só pra mim s2. Que bom que você gostou lindona, isso me deixa muito muito feliz e o Poirot esse dispensa qualquer comentário hahahah é um gênio!!!!!

      Beijãoo ;*******

    1. Oi, Tommy! Obrigada pelo link, é ótimo saber que você curtiu a resenha do livro. ;DDDD
      Abraço!

    2. Carol Vieira comentou em

      Tommy obrigada! Fico feliz em saber que você gostou e adicionou no seu post para outros leitores terem acesso!

      Abraço :)

  5. Esse é o único livro da Agatha que já li e é realmente muito bom. Sempre surgiam vários palpites na minha cabeça, e ainda assim o final me surpreendeu. A autora realmente tinha uma habilidade fantástica para escrever romances policiais. Tenho vários outros dela lá em casa na fila, mas tenho certeza que nenhum deles vai ser como esse.

    Beijos.

    1. Carol Vieira comentou em

      Paloma que bom saber que você também curtiu esse livro tanto quanto eu, posso te dizer porque já li a maioria dos livros dela que nenhum outro é como esse, mas que existem mais alguns super especiais e diferentes, que eu acredito que você também vai adorar. Quando der, com certeza iremos abordar mais algumas obras da Agatha aqui no Pipoca, é só esperar para ver!!!

      Beijos florzinha ;********

  6. Duana Hames de Oliveira comentou em

    Incrível! Nunca fui leitora assídua de Agatha Christie, mas devo confessar que fiquei bastante interessada em conhecer “O Caso dos Dez Negrinhos”. Fico feliz que bons escritores tenham deixado esse legado incrível em literatura. Parabéns pelo post, muito bom! Beijooss!

    1. Carol Vieira comentou em

      Duana, que bom que você gostou amiga, fico hiper feliz!!! Eu posso te emprestar o livro, quando você tirar umas férias ^^ e sim a Agatha é maravilhosa e incrível!!!

  7. Nossa, essa autora é a minha diva da literatura, foi por causa dela que entrei neste mundo, e nunca mais sai desse universo, ela é literalmente melhor. Amo seus livros, são todos bem estruturados e seus personagens são bem construídos. Acho que já li quase todos os livros dela. :)

    Marina
    Blog Leituras e Afins – http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    1. Carol Vieira comentou em

      Marina então somos muito parecidas flor!!!! Eu também comecei pela Agatha quando meu paizão me deu um livro de contos, depois disso já li quase todos dela e realmente ela é incrivel, maravilhosa e magnifica, hoje em dia é dificil achar alguma autora/ autor assim. Ela é número 1. :-) beijo grande flor, até a próxima!!!!!

  8. Ruth Aparecida comentou em

    Conheci Agatha Christie vendo um episódio de Doctor Who (4º season) , que aliás o nome do episódio é um dos títulos dela. Gostei tanto do episódio que fui procurar saber mais sobre os livros e os livros que ela já escreveu. Esse foi o 1º livro que li e logo da cara, me apaixonei pela autora e pelo livro. Muito bem escrito, a história te prende do começo ao fim. E obviamente, já comprei outros títulos dela (:

    1. Carol Vieira comentou em

      Ruth esses tempos ainda li uma revista que falava sobre esse episódio do Dr.Who, eu não vi, mas vou logo atrás dele hahah!!! A Agatha é fenomenal, e sim esse livro é um dos melhores dela, mas para mim todos tem algo de especial. Espero que você tenha gostado dos outros títulos que você adquiriu também :) beijão ;***

  9. Meire comentou em

    Ola, eu to no cap sete, mais não to entendendo nada, o povo viajando , nomes estranhos ninguem se conheçe e ta todo mundo descendo numa ilha?? to boiando rs