A Seleção, livro de Kiera Cass, é apaixonante

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

a selecao, the selection cover, america singer, raquel moritz, capa do livro a selecao

Maxon, espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. Espero muito. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela.

A Seleção foi um daqueles livros de “amor-à-primeira-capa” que eu tenho ocasionalmente dentro das livrarias. Ele é o primeiro volume de uma trilogia da escritora Kiera Cass e a história se passa em Illéia, um país jovem dividido em oito castas (cada casta tem uma profissão/condição, que pode ser conferida em detalhes no link).

A nossa protagonista, America Singer, faz parte da Casta Cinco, dos músicos e artistas, e embora não passe fome, não há comida em excesso em sua casa e as economias são bem apertadas. America mantém um namoro escondido com Aspen, um trabalhador da Casta Seis, por quem ela é loucamente apaixonada. O amor dos dois é muito verdadeiro, mas como ele é de uma casta inferior, eles são proibidos de se relacionar e ter filhos.

a selecao, kiera cass, livro a selecao, pipoca musical, raquel moritz

— Pai, se eu quisesse casar com um Seis ou um Sete e o amasse muito, você ia deixar?
Meu pai apoiou a caneca na mesa e concentrou o olhar em mim. Tentei não entregar nada na minha expressão. Seus olhos pareciam pesados, cheios de dor.
— America, se você amasse um Oito, eu deixaria que se casasse com ele. Mas você precisa saber que o amor às vezes acaba com o peso da vida de casado. E ia ser ainda pior se você não pudesse sustentar seus filhos. O amor nem sempre sobrevive nessas circunstâncias.
Ele pegou minha mão, procurando meus olhos com os dele. Tentei esconder minha preocupação.
— Mas o que mais me importa é que você seja amada. Você merece isso. E eu espero que se case por amor, e não por número.

Acontece que Illéia está se preparando para casar o jovem príncipe Maxon, e abriram A Seleção, uma competição onde 35 mulheres entre 16 e 20 anos das castas de Illéia são escolhidas para disputar o coração do príncipe dentro de um reality show, acompanhado pelo país todo. Para muitas, é a chance de uma nova vida, uma chance de escapar da condição de vida importa para elas ainda no berço.

[VEJA+: Quem é a garota da capa do livro? Veja a produção para a fotografia da capa.]

America não quer nada disso, pois ser uma Selecionada significaria deixar para trás seu namorado e lutar por uma coroa que ela não quer, e por um homem que ela não ama, além de abandonar sua família. Mas sua família insiste para que ela se candidate (eles realmente precisam da “bolsa” que as moças recebem enquanto estão no palácio), e ela envia sua inscrição na esperança de não ser selecionada, mas é claro que a beleza singular e os talentos da artista contam como pontos positivos para a competição. E lá vai America para o palácio, junto com outras 34 mulheres.

a selecao, livro a selecao, kiera cass, the selection, raquel moritz

— Humm… — Maxon desviou o olhar de Gavril e me encarou — quase.
— Quase? Gavril pareceu surpreso. (…) O que essas garotas fizeram que não foi exatamente meigo? — Gavril quis saber do príncipe.
— Muito bem, deixe-me contar. (…) Uma delas teve coragem de gritar comigo de um modo bem agressivo em nosso primeiro encontro. Levei uma bronca duríssima — ele prosseguiu. (…)
— Uma bronca? Por quê? — continuou Gavril.
— Honestamente, não sei. Saudades de casa, talvez. E foi por isso que a perdoei, claro. (…)
— Então ela ainda está conosco? (…)
— Ah, sim. Ainda está — ele afirmou, sem tirar os olhos de Gavril. — E planejo mantê-la aqui por um bom tempo.

Lá ela faz uma amiga pela primeira vez, Marlee, e conhece pessoalmente o príncipe. Logo ela percebe que Maxon não era absolutamente nada do que ela esperava: ele é engraçado, educado, sincero e até charmoso. Quem sabe o futuro guarde pra ela uma grande surpresa?

A história de A Seleção é muito bem escrita, os personagens são cativantes e o ritmo contribui para que a leitura seja bem fluida. As cenas em que America e Maxon interagem são muito, muito legais. É impossível ler sem um sorriso na boca, seja pela delicadeza de Maxon, ou pelo humor de America. Você fica de coração partido junto com America, pois Aspen é um amor de pessoa, mas Maxon também te conquista, e ainda assim é uma história que não esbanja açúcar, então dá pra ler muito bem. É tudo de bom, recomendo muito.

Complementos da história na internet

Se você gosta de ter uma trilha sonora para ler, vai ficar feliz de saber que a Kiera Cass pensou nisso e montou uma lista de músicas de A Seleção. Só clicar aqui pra conferir.

Ela também mantém um board no Pinterest com fotos que a inspiram ou lembram-na da história de A Seleção. Bem bacana imaginar como ela pensa nos vestidos, nas jóias, nas garotas Selecionadas. Confira o board The Selection, no Pinterest da Kiera Cass.

a selecao, the selection cover, livro a selecao, kiera cass, america singer, raquel moritz

Quase todas olharam para mim. Pude ver em seus olhos o mesmo olhar que recebi de Emmica e Samantha. De repente, aquelas encaradas faziam sentido. Minhas intenções não importavam. As outras garotas não sabiam que eu não queria ganhar. Na visão delas, eu era uma ameaça. E dava para notar que me queriam fora.

No blog da Kiera Cass você pode se atualizar com informações sobre a produção dos livros e curiosidades interessantes sobre a história. Foi lá que eu descobri que A Seleção iria virar uma série da CW, mas embora o piloto tenha sido bem recebido, não houve agenda disponível para continuar o projeto. America seria interpretada por Aimee Teegarden, Maxon seria interpretado por Ethan Peck e William Moseley (o Peter Pevensie de Narnia) seria Aspen. E também foi lá que li capítulos deletados do livro A Seleção antes de sua publicação, muito legais por sinal.

Confira o book trailer de A Seleção.



Livros da trilogia A Seleção

A Seleção foi lançado em abril 2012 pela Kiera Cass e é o primeiro volume de uma trilogia, publicada originalmente pela HarperTeen e traduzida no Brasil em setembro pela excelente Editora Seguinte (selo editorial para o público jovem da Companhia das Letras). O segundo livro da trilogia se chama A Elite e foi publicado em maio de 2013. A Editora Seguinte também traduziu o conto O Príncipe, narrado pelo ponto de vista de Maxon e disponível para download gratuito no site.

Em fevereiro de 2014, a Editora Seguinte irá lançar o conto “O Guarda”, narrado pelo ponto de vista de Aspen, junto a uma edição impressa dos contos extras com um trecho de A Escolhida, o último volume da trilogia, que será lançado no Brasil dia 6 de maio de 2014.

Ficha Técnica

Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Série: A Seleção
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 360
Gênero: Romance, Juvenil

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

9 comentários via blog

  1. Carol comentou em

    Aiiii sempre achei essa capa maravilhosa, também tenho esse tipo de amor, igual ao seu por capas hahah, mas eu não sabia nada do livro, nossa parece ser muito legal, agora também quero, mais um pra lista!

    Beijinhos,
    Carol

    1. Comprei totalmente pela capa, AHEUHAEUAHEUHEAHUEA. Mas o livro é bacanudo, gostei da história, não é aqueles romances chatos sabe. Deu pra suspirar um pouco com a ideia de ser princesa, mas com o pé no chão, hahaha. Illéa não é fácil. Beijos!

      1. Carol comentou em

        Esse eu vou comprar de CERTEZA, por agora além da capa ser linda fiquei curiosa pra ver tudo que acontece, ainda mais ele sendo “bacanudo” hauhauhauahuahuahuahauhauah :D

        Beijooo Raquelzita ;***

  2. debora comentou em

    O livro é muito perfeito eu super indico, no dia q eu comprei eu estava super apressada, ai eu vi o livro e foi o primeiro q eu peguei, agora esperar ate ano q vem para a The One, o ultimo da trilogia…

      1. debora comentou em

        Eu vi, não vejo a hora para comprar logo o meu, estou super ansiosa.