Top 10 – Dicas de filmes de terror antigos para curtir o Halloween

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Quando o Halloween se aproxima, aumenta a vontade de fazer pipoca e assistir filmes de terror bons que sejam capazes de gelar a espinha. O cinema nos presenteou com histórias arrepiantes, muitas vezes baseadas em livros mais assustadores ainda. Stephen King é o mestre do gênero de Terror na literatura, e o cinema conseguiu retratar bem algumas de suas obras. Os anos 70, 80 e 90 tem boas dicas de filmes de terror pra assistir acompanhado (e de luz acesa?).

Vamos ao Top 10 especial de Halloween, com dicas de filmes de terror antigos.

O Iluminado (The Shining, 1980)Trailer
O Iluminado, Jack Nicholson, Cena clássica do cinema
Jack Torrence (Jack Nicholson) é contratado para tomar conta de um hotel no Colorado no período do inverno, quando a temporada de visitas é muito baixa. Jack se muda para o hotel com sua esposa e filho, mas o isolamento o torna um homem instável e perigoso. Para completar o quadro, seu filho começa a ter visões de acontecimentos passados no hotel, em que outras pessoas também tiveram problemas psicológicos por conta da solidão. As melhores cenas de O Iluminado se devem a excelente direção de Stanley Kubrick sob a equipe. O resultado é um filme clássico, que foi fundamentado no livro de Stephen King.

Psicose (Psycho, 1960)Trailer
Psicose, Cena clássica do cinema
Alfred Hitchcock, mestre do suspense, conta em Psicose a história de Marion (Janet Leigh) uma secretária que rouba US$40 mil da imobiliária onde trabalha e durante a fuga acaba se perdendo na estrada. Ao chegar no velho Motel Bates, Marion é atendida por um jovem e tímido rapaz, Norman Bates (Anthony Perkins) que é completamente dominado pela mãe. A história da produção deste filme virou roteiro de cinema e o filme Hitchcock, com Anthony Hopkins no papel principal chega aos cinemas brasileiros em 2013. Conheça também o livro Psicose, que inspirou o filme.

O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968)Trailer
O Bebê de Rosemary, Cena clássica do cinema
Roman Polanski dirige este clássico do terror que conta a história de Rosemary (Mia Farrow), uma mulher que se muda com seu marido para um apartamento em Nova York e passa a conviver com uma vizinhança muito estranha. Quando Rosemary engravida, ela começa a ter alucinações constantes. Uma seita de bruxas quer que ela dê à luz o filho das Trevas. Nas cenas com rituais e cânticos satânicos, Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, autor de “The Satanic Bibles” para que as cenas fossem as mais realistas possíveis.

O Exorcista (The Exorcist, 1973)Trailer
O Exorcista, Cena clássica do cinema
Muitos mistérios cercam os bastidores do filme Exorcista, dirigido por William Friedkin. Durante as filmagens, oito pessoas da produção morreram inexplicavelmente. O filme, que é até hoje considerado um clássico do cinema, aterrorizou milhares de pessoas ao longo dos anos e foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. O filme conta a história da filha de uma atriz que é possuída pelo demônio. Na tentativa de salvar a vida da garota, sua mãe chama um padre, mas a gravidade da situação pede a presença de um especialista em exorcismos.

Colheita Maldita (Children of the Corn, 1984)Trailer
Colheita Maldita, Cena clássica do cinema
Fritz Kiersch dirige este filme que conta a história de Isaac Chroner (John Franklin), um menino pregador que vai a outra cidade e consegue fazer com que crianças assassinem todos os adultos da cidade. Um jovem casal tenta comunicar o assassinato em uma cidade mais próxima, mas eles acabam sendo aprisionados na cidade, onde as crianças praticam um culto que precisa de sangue humano para adubar a terra. Cá entre nós, eu me arrepiei com essa foto aí do post, e vocês?

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)Trailer
O Massacre da Serra Elétrica de 1974
O filme é baseado em fatos reais e conta a história de um grupo de amigos que estão viajando de carro e acabam cruzando o caminho de uma família psicopata em que um dos integrantes da família usa uma serra elétrica para matar suas vítimas. Uma curiosidade do filme é que em uma das cenas de jantar, onde o assassino corta o dedo de uma das personagens, ele realmente o corta, porque não tinha como fazer com que o sangue falso jorrasse do tubo que ficava atrás da lâmina. Tudo pelo cinema, hein?

Louca Obsessão (Misery, 1990)Trailer
Kathy Bathes, Cena clássica do cinema
Após sofrer um acidente em uma região isolada, o escritor Paul Sheldon (James Caan) é salvo por Annie Wilkes (Kathy Bates), ex-enfermeira que é grande fã dos trabalhos de Sheldon. Enquanto cuida dele, Annie descobre que Paul matou sua personagem mais famosa no livro que será lançado em breve, e passa a torturá-lo para que desista da história. A excelente atuação de Kathy Bates lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz. O filme Louca Obsessão é baseado no livro homônimo de Stephen King. Embora não seja exatamente um filme de terror, assusta bastante ver até onde uma pessoa obsessiva pode chegar.

O Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989)Trailer
Pôster de Cemitério Maldito
A família Creeds se mudou para uma casa perfeita em Chicago. Só tem dois problemas: as obras barulhentas que estão sendo feitas na rua e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Para aumentar o suspense, seus vizinhos não falam nada sobre o cemitério que, eles descobrem depois, é uma terra indígena poderosa que ressucita tudo o que é deixado lá. Stephen King solicitou aos produtores que o filme fosse rodado no Maine e seu roteiro fosse seguido fielmente. O escritor até faz uma ponta no filme, interpretando um padre na cena do funeral.

Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist, 1982)Trailer
Poltergeist, TV fora do ar, Cena clássica do cinema
Steven (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams) são os pais de Dana, Robbie e Carol Anne vivendo em uma cidade da Califórnia. A casa em que moram é visitada por fantasmas que, inicialmente, se manifestam apenas movendo objetos pela casa, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a menina. A família então procura uma equipe de parapsicólogos que recomenda a ajuda de uma médium para trazer Carol Anne de volta. Embora o filme tenha sido dirigido por Tobe Hooper, foi Steven Spielberg que produziu, escreveu e fez as direções principais da peça.

A Mão que Balança o Berço (The Hand that Rocks the Cradle, 1992) – Trailer
A mão que balança o berço, Cena clássica do cinema
Claire Bartel (Annabella Sciorra) e seu marido Michael (Matt McCoy) estão a ponto de desistir de encontrar uma babá quando conhecem Peyton Flanders (Rebecca De Mornay), uma mulher elegante, educada e muito dedicada, que toma conta do bebê como se fosse seu. Com o tempo, Peyton começa a se comportar de forma estranha, como quem quer assumir o lugar de Claire e levanta suspeitas na família. Embora se encaixe mais no gênero de suspense do que de terror, o filme te deixa tenso com o desenrolar da história.

Sentiu falta de algum filme nesta lista? Comente aqui o que você achou do post. Podemos evoluir a lista de filmes para o Halloween do próximo ano :)

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

3 comentários via blog

  1. samilli comentou em

    Nossa amei o site eu amo filmes de terror o melhor que li foi colheita maldita e o cemiterio maldito mais acho que poderia ter arraste me para o inferno, mama, a versao completa do chack, o grito, hora do pesadelo, atividades para normais, maria sangrenta, e muito mais como disse amo filme de TERROR sou meio gotica,

  2. Primeiramente quero dizer que seu blog está muito bom, assim como seus incríveis posts. Aprendi muito com a leitura desse ótimo texto. Nunca conseguiria escrever como você, nota 10!

    1. Muito obrigada pelo elogio, fico feliz em saber que você curte o Pipoca Musical. :))))