Amor? – De onde vem a dúvida do filme?

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Agora que estamos a uma distância segura do dia dos namorados e suas promessas de amor eterno e perfeito, temos uma oportunidade propícia para falar do Amor?. Sim, amor, mas com uma interrogação no final. De onde vem a dúvida nesse filme?

Amor? é um documentário brasileiro dirigido por João Jardim e lançado em abril deste ano. Fruto de uma pesquisa de campo que durou um ano e coletou cerca de 60 depoimentos, o documentário reúne 8 histórias verídicas e interpretadas/narradas por grandes atores como Lilia Cabral, Du Moscovis, Ângelo Antonio e Julia Lemmertz. Histórias essas às vezes bastante inquietantes e que justificam o ponto de interrogação do título.

O ponto central de todos os depoimentos é simples: histórias de amores marcados por violência, seja da verbal, física ou moral. Quem nunca viveu ou acompanhou um relacionamento assim? Acredito que ninguém esteja imune, e essa é a parte que mais nos causa incômodo ao nos inteirarmos das histórias alheias: a possibilidade.

Sendo assim, você pode estar pensando que Amor? é um filme para os que tem estômago forte ou que gostam de muito drama, mas não é bem assim. As histórias dos outros servem para pensarmos nas nossas, para refletirmos a respeito dos limites que separam um relacionamento saudável de um nocivo, além dos nossos próprios limites na vida. Por exemplo: se você estivesse extremamente apaixonado(a) pelo seu par, aceitaria que ele te batesse por algum motivo? Tem certeza? Que tipo de violência você já sofreu? Por quê? E assim por diante. Os questionamentos são inúmeros.

Claro, já deu pra perceber que o documentário nunca vai passar na Sessão da Tarde, e é preciso estar com espírito para assisti-lo. Se você se desconcentrar por 10 segundos perde o fio da meada e a história fica sem sentido, mas tudo é contado com tanta naturalidade que é difícil desgrudar o olho da tela mesmo nos depoimentos menos interessantes. Vale a pena. Tanto para quem simplesmente gosta de ouvir histórias (bem) reais quanto para quem tenta tirar algum significado do que ouve. Na melhor das hipóteses, Amor? vai te fazer sentir bem por ter a vida que leva. Foi o que aconteceu comigo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rzkWlh3DA8I]

Ficha técnica
Título: Amor?
Diretor: João Jardim
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook