The September Issue

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

O meu (vago) interesse pelo mundo da moda é bem recente, e aparentemente o do cinema também. Nos últimos anos foram lançados filmes e documentários a respeito de nomes como Coco Chanel, Valentino, Lagerfeld e, claro, o famoso O Diabo Veste Prada, inspirado na experiência de Lauren Weisberger na indústria da moda ao lado de Anna Wintour. Espera aí, mas quem diabos é a diaba Anna Wintour? É a editora-chefe da Vogue estadunidense há mais de 20 anos e a pessoa mais influente e poderosa do mundo da moda. “Só” isso. Uma mulher que não poderia ser deixada de lado nessa leva de filmes, portanto.

The September Issue é um documentário, como o próprio nome já sugere, a respeito da edição histórica de setembro de 2007 da Vogue – a maior edição de todos os tempos da revista. Logo na primeira cena temos uma declaração interessante da sra. Wintour, saca só:

I think what I often see it that people are frightened about fashion. Because it scares them or make them feel insecure they just put it down. On the whole people that may say, the meany things about our world I think that’s usually because they feel, in some ways, excluded or, you know, not a part of ‘the cool group’ so as a result they just mock it. Just because you like to put on a beautiful Carolina Herrera dress or a pair of J Brand blue jeans instead of something basic from K-Mart it doesn’t mean that you’re a dumb person. There is something about fashion that can make people really nervous.

Ou um resumo no bom e velho português: as pessoas se sentem assustadas e/ou inseguras com a moda, então optam por deixá-la de lado. As coisas ruins e piadas que dizem a respeito desse mundo são devidas ao sentimento de exclusão que desperta nas pessoas. Mas que, para ela, o fato de você gostar de usar roupas de grife em vez de populares não quer dizer que você seja uma pessoa estúpida.

No documentário acompanhamos todo o processo de criação e edição da revista, o qual é bem menos glamuroso do que podemos imaginar. O escritório da Vogue, por exemplo, não é luxuoso: seus corredores ficam apinhados de roupas e acessórios e seus empregados não são lindos, maravilhosos e extremamente arrumados como nossa fantasia poderia apontar.

O que mais chama a atenção, de fato, são as pessoas. Além da lendária Anna, com sua fama de má e fria (um tanto quanto exagerada, eu diria), há Grace Coddington que, com sua personalidade e coragem para enfrentar a editora, rouba a cena. Sem contar os grandes estilistas e fotógrafos que dão o ar de sua graça, como Oscar de La Renta, Vera Wang, Mario Testino, Jean-Paul Gaultier, John Galliano e Karl Lagerfeld. É curioso ver essas pessoas notórias no dia-a-dia de trabalho, sem flashes pipocando e superproduções.

Também é curioso perceber o poder que uma única pessoa, Anna, tem em suas mãos. Em cinco minutos ela decide quais serão as peças-tendência que deverão receber atenção e, por conseqüência, influencia toda a indústria da moda. Curioso e um pouco assustador. Ao mesmo tempo, também nos é mostrado um pedacinho da sua vida particular, mais “humana”, como a relação com sua bela filha, Bee Shaffer – que ironicamente não quer seguir os passos da mãe.

Em suma, o documentário é bem dirigido e interessante, até mesmo para quem não tem lá muito interesse em moda. Pessoalmente, achei bacana acompanhar um pouco da rotina de um mundo tão distante do meu; é bom ampliar um pouquinho seus horizontes e ter novas perspectivas a respeito das coisas, não acham? Por mais que você possa acabar pensando “nossa, quanta futilidade”. Ou não ;)

Ficha Técnica
Título: The September Issue
Diretor: R.J.Cutler
Ano: 2009
Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook