Quinta-feira Violenta

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

A década de 90 contou com uma safra muito prolífica de filmes violentos. Só do Tarantino temos dois clássicos (Cães de Aluguel, 1992, e Pulp Fiction, 1995), além dos excelentes Os Bons Companheiros (Scorsese, 1990), Fargo (irmãos Cohen, 1996), Clube da Luta (David Fincher, 1999), Los Angeles – Cidade Proibida (Curtis Hanson, 1997), A Outra História Americana (Tony Kaye, 1998) e assim por diante. Quinta-feira Violenta (Spike Woods, 1998) também faz parte desse rol, e, apesar de não ter obtido tanto sucesso ou notoriedade quanto os outros, é um longa que merece ser visto.

No filme temos a história de Casey (Thomas Jane), um arquiteto que vive em Houston com sua esposa Christine (Paula Marshall). O casal é uma tradução do american dream: vida estável e confortável no subúrbio, com empregos decentes e o desejo de constituir família – no caso, adotando uma criança. Entretanto, toda a aura de marasmo da decoração kitsch é interrompida pela visita de Nick (Aaron Eckhart), antigo amigo e ex-parceiro de Casey no tráfico de drogas.

O motivo da visita? Simples, Nick iria se casar e partir para a França. Uma vez que não queria mais nada do seu passado negro, Casey reluta, mas acaba aceitando receber o amigo. Logo se descobre que a visita não tinha um pretexto lá muito nobre: Nick havia trazido consigo uma mala recheada de pó que passarinho não cheira, a qual era cobiçada por várias pessoas. E a partir daí temos um desfile de personagens e situações pitorescas ao longo de um dia, além de muita, muita, violência (claro).

Nada muito chocante ou de revirar o estômago, é bom dizer. Tudo é recheado com bastante humor negro, ironias e diálogos interessantes, os quais lembram bastante o estilo de Pulp Fiction e Cães de Aluguel. Quinta-feira Violenta não tem um clima tão cool, diálogos tão memoráveis ou cenas tão antológicas quanto seus “primos ricos”, mas é um filme que realmente diverte e entretém. Foi um ótimo achado – e que, pra mim, deveria ser mais conhecido pelos apreciadores do gênero.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PTEm2EwpUAk]

Mas se você ainda estiver em dúvida (ou então curioso), dá uma olhadinha na cena de abertura do filme. Vai dizer que não é muito boa?

Ficha Técnica
Título: Quinta-feira Violenta (Thursday)
Diretor: Skip Woods
Ano: 1998
Gênero: Ação, Policial
Duração: 85 minutos

Curiosidade: Mickey Rourke fez uma ponta no filme, numa época em que havia abandonado o boxe e sua carreira artística estava em baixa.

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook