Letterboxd: como usar a rede social de filmes mais bonita do mundo

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

como usar letterboxd, letterboxd how to use, o que é letterboxd

No ano de 2012, o Carlos Merigo do Brainstorm9 indicou uma rede social muito linda para amantes de cinema: o Letterboxd. Criei a conta, adicionei alguns filmes, mas não dei muita atenção para ela durante o ano. Quando a galera começou a fazer meta de filmes em 2014, a criar watchlist naquele Filmow esquisitão, lembrei que o Letterboxd existia. E mais, lembrei que ele poderia cumprir a função de outra rede que vem deixando a desejar: o GetGlue (onde você dá checkin nos filmes e séries que está assistindo).

Nenhuma dessas redes que já usei e testei chegou aos pés da praticidade do Letterboxd, muito menos se equiparou a ele esteticamente. Então, como vocês gostaram do post que fiz dando alguns macetes para criar e manter a conta na rede social literária Skoob, hoje vim falar do Letterboxd para você passar horas adicionando filmes na sua listinha. O site neozelandês faz jus ao nosso amor pelo cinema, então preciso recomendar aqui.

Bem vindo ao Letterboxd

Como criar seu cadastro: Clique aqui para se registrar no site. Escolha um nome de usuário legal, ele será utilizado para criar o seu perfil. – http://letterboxd.com/mooritz

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Editando o perfil pra ficar bonito na fita: Nas configurações da sua conta você pode alterar foto, website, biografia e adicionar 4 filmes favoritos para serem exibidos na home do seu perfil. Também é possível conectar suas contas do Twitter e Facebook para procurar amigos e enviar favoritos, avaliações e watchlist para a Movie Box do Facebook.

Rede social gratuita: O Letterboxd sempre foi e sempre será gratuito, mas eles oferecem algumas features por alguns dólares ao ano que podem ser interessantes para um usuário que goste da coisa. Pra conhecer as vantagens da conta Pro, é só clicar aqui, mas acredito de verdade que você pode fazer um ótimo uso da rede gratuitamente.

Nível básico: Quero ser grande

Quando a gente é pequeno, quer ser grande. Mas vamos dar um passo de cada vez, entender o principal da rede é fundamental pra fazer a coisa da forma correta desde o começo (catalogar 10 filmes e ver que tem algo errado é melhor do que perceber quando estiver em 600).

Funções básicas dos filmes: Cada filme tem sua própria página (veja exemplo) com espaço para sinopse, tags, trailer, média do filme na rede social, etc. A forma mais simples de começar a interagir é marcar os filmes como vistos. Abaixo a lista de funções dos botões:

Seen this film?: para marcar o filme como visto;
Like this film?: para marcar o filme como “gostei” ou favorito;
Rate this film: para dar estrelas (0,5 a 5) para o filme;
Review or log this film: para criar uma crítica e/ou adicionar tags e data que você viu o fime;
Add this film to your watchlist: para colocar numa lista de “quero assistir”;
Add this film to a list: para adicionar o filme a uma lista;
Share this film: para copiar a URL encurtada do filme para compartilhamento.

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Criando seu catálogo: A forma mais fácil de começar a interagir com a rede é visitar os filmes que você já viu e marcá-los como vistos e favoritos, além de avaliar com estrelas. Se não sabe por onde começar, pesquise seu ator ou diretor favorito e adicione o catálogo dele conforme o histórico que tem com você (se já viu, se quer ver, se é o seu favorito, etc).

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Porcentagem de filmes vistos: Ao acessar o perfil de um diretor ou ator, o Letterboxd mostra qual a porcentagem de filmes dele que você já viu (baseado no que você já preencheu, é claro) e ainda oferece a opção de ver filmes do fulano como ator ou diretor, dependendo do caso.

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Fazendo amiguinhos: Encontrei poucos brasileiros na rede, é meio difícil de achar essa galera. Aqui não tem relação de amizade, é apenas Follow. E ao seguir os usuários você pode ver nas atividades recentes os filmes que eles adicionaram, os filmes que eles gostam e os comentários que eles fazem, além de um resumo dos filmes mais populares na sua rede de contatos.

Nível intermediário: Diário de Uma Paixão

Agora você e o Letterboxd já são amantes apaixonados e ele até já virou sua página inicial no navegador, mas você sente que ainda não conhece tudo sobre essa ˜belezura˜ e sabe que pode ser amor eterno. Mais dicas aqui.

Diário de filmes I – Ilusão: Ao entrar na rede você vai querer criar um histórico de tudo o que você já viu na vida. Não se iluda, não vai acontecer. Quando entrei no Letterboxd, o primeiro filme que adicionei foi Detona Ralph no começo de 2013, e o segundo foi Walter Mitty, no final do ano. Por causa desse gap, eu inventei de transferir os checkins do GetGlue para o diário do Letterboxd. Com ferramenta? Claro que não, manualmente. É bonito de ver depois, mas meh…

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Diário de Filmes II – Realidade: Aproveita o ano novo para levar a sério o diário de 2014. Ainda é cedo e você pode adicionar os filmes que viu esse ano e começar a colocar data neles. Para fazer isso, é só acessar o filme e clicar em “Review or log this film” e, em seguida, em “Specify the date you watched it” para colocar a data e dizer se você já viu antes ou não. Toda vez que você assistir o filme novamente (tem gente que faz isso, cof cof), pode marcar a data e dizer que já viu o filme antes.

Review de filmes: Ao marcar o filme como visto, você pode escrever um review para ele. O legal desse recurso é que seus amigos podem comentar a resenha e interagir com você. Eu achei um de Bonequinha de Luxo e coloquei link de exemplo aqui pra vocês.

Nível avançado: Alta Fidelidade

Você ama a coleção de filmes que tem, cita os atores e diretores favoritos em ordem alfabética, de preferência, ao contrário, por melhor cena ou melhor música. Adora uma lista e não vive sem seus Top 5, 10, 15. Hora de dar mais uns passinhos na rede.

Listas de filmes: Você pode criar listas públicas ou privadas de filmes com qualquer tema, bem como tornar a lista um Top 10 numerado. Vai da criatividade de cada um (tem uma lista bacana com filmes sobre música que vale a pena visitar). Lembra da porcentagem que comentei na tela de diretor/ator? Ela aparece aqui nas listas que você visita, alimentando a nossa obsessão de sempre chegar em 100% (psicólogos podem explicar?). Eu já criei as minhas por lá e quando você tiver o seu perfil, pode gostar dela e deixar seu comentário.

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Tags pra quê te quero: Quando você faz um review do filme ou adiciona uma data nele, é possível também inserir tags que vão organizar os filmes na sua cinemateca. Dica: não perca tempo adicionando tag de autor, faça algo legal por você mesmo – melhor beijo, melhor trilha sonora, filmes baseados em livros, finais felizes, finais tristes, protagonistas que morrem, ou coisa assim. Eu ainda estou fazendo a minha, então ainda não tem foto por enquanto. Ah! Não encontrei uma forma de adicionar tags no filme sem ter que marcar a data que você o viu, então você precisa ser paciente.

Adicionando filmes à base do Letterboxd: A rede usa a base do IMDB/TMDb, então se você quiser corrigir dados de algum filme ou incluir novos filmes, precisa criar uma conta no TMDb e fazer tudo por lá.

como usar letterboxd, letterboxd how to use

Importação de listas: Caso (caso!!!!) você tenha alguma lista maluca do IMDB ou qualquer .csv no seu computador listando seus filmes, o Letterboxd permite que você importe o ficheiro para o seu perfil. A questão é que essa é uma feature do usuário Pro, então se você realmente tiver necessidade disso, vai desembolsar cerca de 20 dólares/ano.

App do Letterboxd para smartphone

Raquel, o Letterboxd tem aplicativo para smartphone? Não, meu caro, mas o site mobile funciona tão bem que eu resolvi criar um ícone dele na tela inicial do meu celular e fingir que ele é um aplicativo. Se você não sabe do que eu tô falando, clica aqui para entender.

E sabe como eu matei (foi bom enquanto durou) o GetGlue? Todo filme tem uma URL encurtada, e quando estou assistindo a ele, copio essa URL e jogo no twitter como se fosse meu “checkin” do GetGlue, só que numa rede muito mais maneira.

Outras coisas legais do Letterboxd

Todo final de ano o Letterboxd cria um review do ano com filmes mais populares, trechos de críticas, filmes mais favoritados, diretores mais assistidos, etc. O Year in Review 2013 está lindo e acho que é uma boa porta de entrada pra você ver como o Letterboxd trata os fãs de cinema. Vem ver: http://letterboxd.com/2013

Year in Review 2013 Letterboxd

Deixa eu aproveitar pra falar também que até as telas de erro do site são sensacionais. Esses dias encontrei uma do 2001: Uma Odisseia no Espaço, e para montar esse post, pintou uma do Clube da Luta. <3 letterboxd error page

Bom, espero que tenham gostado da dica. Estava ansiosa para colocar esse post no ar porque fiquei viciada no Letterboxd (e levei o @oletche comigo nessa). Se você criar a sua conta, me segue lá pra gente popular a base do Letterboxd com coisas legais e brasileiros supimpas. E participa do grupo no facebook. :)

jim carrey bruce almighty, addicted to internet

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

34 comentários via blog

  1. Julia comentou em

    Oi Raquel,

    Ah não! Você vai me fazer viciar em mais um site!!! :( Hahaha então, eu usava um pouco (bem pouco mesmo!) o Filmow, mas nunca me satisfiz totalmente com aquele site, não sei por quê… E eu uso regularmente o orangotag para séries. Apesar de que ele vive fora do ar e tudo mais, só que ele é um site ótimo, realmente, está me servindo como uma luva. E o skoob, que eu também uso regularmente. ^^

    Vou me inscrever nesse site e seguir suas dicas! Adorei ele! E a propósito, adorei suas listas lá, aw. Eu também me afino com qualquer referência a Carros por que lembro do Mate, hahahaha! Coisa fofa! ♥

    Beijão!

    1. Oi Julia!

      Fico tão feliz em saber que você gostou da dica! Sou apaixonada por cinema e sentia muita falta de uma rede social decente pra isso. Eu usei o Filmow por meia hora e larguei mão do negócio. O aplicativo só travava, não salvava os ratings, achei uma porcaria, de verdade. Daí lembrei do Letterboxd ♥ E resolvi compartilhar a dica com vocês todos. :))))

      (Eu adoro o Mate, cara, ele é demais!!!!!)

      Beijão <3

  2. Muito bom o post Quel, já estou criando minha conta. Me ganhou pq sempre quis uma rede social de filme e nem o getglue nem o filmow me ganharam, quem sabe é agora rsrs
    Parabéns pelo texto, tudo muito claro, e os nomes dos níveis ficou Mara :)

    1. Eba, que bom que curtiu, Brubs! :)

      O Filmow, pelamor, é muito xarope, e o GetGlue eu gosto da ideia dele, mas depois das últimas atualizações eu to de saco cheio daquela bagunça. Ansiosa para excluir minha conta, haehaehae.

      Me diverti pegando os títulos pros níveis, que bom que repararam, ahehaehae.

      Abração!

  3. Anna comentou em

    Ai Raquel, depois de passar meses pra conseguir deixar o meu Filmow atualizado, deu até desânimo de ler este teu post. Vou pensar bastaaaaaaante se crio uma conta! hehehe

    Beijos!

    1. Eu acho que eu devia ter feito esse post em 2012, HAEUHAEEA
      Na pior das hipóteses, acho que dá pra baixar um arquivo do Filmow e importar no Letterboxd (mas nesse caso precisa ter conta Pro).

      Beijo!

      1. Lu comentou em

        Raquel, como faz isso??

    1. Virou uma das minhas favoritas, Mi! Vale a pena conhecer ;)
      Beijos!

  4. Não conhecia essa rede social! Adorei!
    Só não sei se crio uma conta porque já tenho tantas e a maioria delas eu sempre abandono! hahahaha :P
    Beijinhos!

    1. Eu cancelei todas as outras e mantenho só essa agora (rede social de filmes, no caso). Já desapeguei do GetGlue! :D
      Beijos!

  5. Diego comentou em

    Bom saber que existe outra rede social além do Filmow, por God, o que é aquilo? Eu nunca gostei, sinceramente! Já sou um zero a esquerda pra filmes, daí complicou a vida! hahahaha
    MAs adorei conhecer o Letterboxd e com esse manual meeega completinho que tu fez ficou mais fácil ainda \o/
    Já quero criar uma conta, porém, fica aquele medinho de “vou esquecer de atualizar” e já me julgo e cobro por isso :~
    Mas curtio layout e as funções! Acho que nesse eu engreno hahahah

    Um beeeeeijo :)

    http://aculpaedovisconde.blogspot.com.br/

    1. Oi, Di!

      Então, eu criei a conta em 2012 e deixei ela parada um ano, então entendo teu medo, ahehaee. Mas depois de me frustrar com Filmow e GetGlue, lembrei do Letterboxd e agora estou viciada. Nem precisa de muito pra manter, é só assistir o filme e ir lá atualizar de vez em sempre, hehe.

      Cria uma conta e vê como você se sai. Uma coisa massa é que você pode criar watchlist e aí vai se puxar para assistir os filmes que você quer. Sensação de desafio, sabe? Faz bem :P

      Beijo, querido!

  6. Gente, eu me perdi completamente no primeiro parágrafo entre tantas redes sociais desconhecidas hahaha Sério, eu sou tão desinteressada em filmes, e tão ignorante nesse setor, que me senti triste agora hahaha

    Creio que o visual conte muito numa rede social. Além de ser agradável aos olhos, geralmente um bom visual está relacionado a uma interface organizada e fácil de interagir. Acho que é por isso que ele é prático pra você.

    E neozelandês? hahaha Que interessante!

    Admito que eu fiquei com vontade de assistir e me importar mais com filmes. Mas os livros já me tomam muito tempo haha Não dou conta :(

    Amei o post! Amei o do Skoob também. Super queria publicar um assim lá no Literature-se pros leitores, acho muito útil. Parabéns :)

    Beijos, Rachel <3
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    1. Ai Mell, eu sou uma viciada incurável em cinema, HAHEAHEAE. Justamente por isso, ficava triste de não ter um espaço legal na web onde eu pudesse criar um catálogo de filmes do jeito que eu quisesse. E aí surgiu o Letterboxd ♥

      Que bom que gostou do post, fico feliz em saber :))) Tenho que achar mais umas redes legais pra indicar aqui, o pessoal curtiu!

      Beijo ♥

  7. Comecei a usar o Letterboxd em janeiro do ano passado, apesar de ter conta há mais tempo, e adoro o site. É bem prático, organizado e simples de se usar, além de toda a beleza.
    Comecei a te seguir por lá! Sou o @andreluiz :)

    Abraço!

    1. Oi André!

      É suuuper prático, né? Gostei muito da rede. Me arrependo de não ter usado ela mais na época em que criei a conta, mas tudo bem. Ano novo, rede nova. :P To te seguindo lá também! Abraço :)

  8. Ruth Aparecida comentou em

    Essa rede social é novidade! Vou dar uma passadinha lá :) acho que eles deveriam adicionar séries também porque quem gosta de filmes gosta de assistir séries.

    1. Verdade, só tem minissérie por lá. Mas é uma ótima rede, Ruth! ;)

  9. Olá Raquel! Ótimo texto, gostei muito da recomendação do Letterboxd. É realmente uma rede social muito bonita. Você falou tão bem dele que vou até criar uma conta nele! Tenho uma conta no Filmow e gosto muito dele (e não o acho feio), mas estava procurando uma alternativa internacional, para ter dois perfis de rede social de filmes. Vi indicações para o IMDB, Flixster, Seenth.at e Frameby.com. Você já usou algum dessas redes sociais?

    1. Oie, tudo bem?

      Já usei o Filmow, mas me arrepio só de lembrar (rsrsrs), e também o IMDb (eu sempre esqueço de manter a listinha atualizada, então acabo não usando). Não conhecia estas outras redes que você comentou, mas o Letterboxd me supriu todas as necessidades. Ainda estou usando ele à mil, quando você criar o perfil, me avisa pra eu seguir você por lá. :)

      Abraço!

      1. Eu já criei uma conta nele e já estou te seguindo. O meu perfil é esse aqui: http://letterboxd.com/jockisan/

        Só sinto falta de mais informações técnicas dele, como tem no Filmow. Se a pessoa quiser saber mais sobre o filme vai ter que ver pelo IMDb ou TMDb, e ele mesmo deixa esses links lá.

        Testei as outras redes sociais que eu te disse no outro comentário e não gostei de nenhum. Letterboxd realmente é a melhor rede social internacional de filmes. Digo internacional porque ainda continuo usando o Filmow. rsrs

        Ah, mais uma pergunta: você já testou o Adorocinema? Ele não é só um site, como também é uma rede social. Ele é supercompleto nas informações, mas só é um pouco feio.

        1. Ah, eu acho completinho, dá pra ver diretor, atores, roteiristas e tudo o mais. Bom, para o que eu gosto de usar, o Letterboxd é perfeito. :)

          Ainda não usei o Adorocinema, só vejo de vez em quando a seção de curiosidades lá, que acho ótima. No mais, o IMDb ainda é um app que acesso com frequência, hehehe. Amo quotes! <3

  10. Roghério comentou em

    Muuuuuuuito show de bola, já usava essa rede antes de ler seu txt.
    Também uso o trakt.tv, tb é legal.
    Te seguindo já!

    1. Oi Roghério, que bom que gostou do post! Eu estou apaixonada pelo Letterboxd, queria ter usado desde que criei a conta. :P Não conhecia essa rede que você mencionou, vou ver qualé. Obrigada! :)))

  11. Lucas Cardoso comentou em

    Moça, não gostei, como faço pra deletar minha conta?

      1. Lucas Cardoso comentou em

        Obrigado! Apesar do Letterboxd ter um visual bonito, eu já tô acostumado com o Filmow, eu gosto dele hahaha

  12. Alguém aqui ainda utiliza o Letterboxd? Sou assíduo demais por lá.