Livro Contos de Vampiros reúne 14 histórias clássicas

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Organizar um livro de contos de vampiros pode parecer fácil à primeira vista, mas é uma árdua tarefa. É preciso separar o joio do trigo e, como os vampiros sempre estiveram presentes no imaginário popular, tem muita história pra ler sobre estes seres noturnos.

Flávio Moreira da Costa reúne em um adorável pocket, 14 narrativas clássicas sobre vampiros, trazendo à público até mesmo o primeiro conto oficial.

O antologista equilibra, nesta obra, contos de diferentes épocas e países e mostra como o sugador de sangue pode assumir diferentes formas e fazer o leitor se apaixonar por todas elas. Seja como o impenetrável Klatka do pioneiro O Estranho Misterioso, escrito por um anônimo alemão do século XIX; seja como a apaixonada Clarimunda em A Morta Apaixonada, de Théophile Gautier; seja como uma vizinha cheia de histórias horripilantes sobre si, como em Luella Miller, de Mary Eleanor Wilkins-Freeman. Ou então, na pele da apaixonante e vibrante Carmilla, de longe meu conto favorito, escrito por Sheridan Le Fanu. Para os fãs do jeito-Bram-Stoker-de-escrever, o livro traz um capítulo inédito não incluso na versão final da obra do escritor, chamado O Hóspede de Drácula.

fotos raquel moritz, contos de vampiros, dia de chuva, livro

Se eu pudesse dar algum pitaco na construção deste livro de vampiros, pediria ao antologista que organizasse os contos de vampiros em ordem cronológica. Seria muito mais agradável para nós, leitores, perceber a evolução da escrita sob esta ótica. Afinal, se “no começo” o vampiro era tão impenetrável como Klatka, em que ponto essa figura se tornou uma animada dama como Clarimunda?

Prometo fazer um Top 10 com os melhores contos de vampiros dessa pequena antologia, que me fez suspirar com a beleza de sua escrita e o poder de seus personagens. É difícil-quase-impossível achar esse livrinho em papel (ganhei o meu do @sammynewton), então deixo abaixo a relação dos contos do livro com links para download ou para ler as histórias online.

Contos de vampiros que compõem a antologia

O Estranho Misterioso, Desconhecido
– Carmilla, Sheridan Le Fanu
– Berenice, Edgar Allan Poe
– O Vampiro, John Polidori
– A Boa Senhora Ducayne, Mary Elizabeth Braddon
– O Hóspede de Drácula (o capítulo inédito da obra final), Bram Stoker
– A Morta Apaixonada, Théophile Gautier
– Luella Miller, Mary Eleanor Wilkins-Freeman
– Porque o sangue é a vida, Francis Marion Crawford
– O Conde Magnus, Montagne Rhodes James
– O Quarto na Torre, Edward Frederic Benson
– O Vampiro, Horacio Quiroga
– O Vampiro da Granja Croglin, Augustus Hare
– A Família do Vourdalak, Alexei Tolstoi

Ficha Técnica

Título: Contos de Vampiros – 14 clássicos escolhidos
Organização: Flávio Moreira da Costa
Ano: 2009
Gênero: Gothic Novel, Clássicos
Editora: Agir
Número de Páginas: 437

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

6 comentários via blog

  1. Lua comentou em

    Oi Raquel, graças ao seu blog eu achei o conto que quero trabalhar no meu estágio de português, mas não acho esse livro para comprar, pelo menos não aqui na minha cidade. Li ele em inglês “O Vampiro da Granja….”, mas preciso dele em português. Queria saber se alguém tem digitalizado em português e pode me mandar enquanto eu espero a chegada do livro. Alguém aqui tem? Se alguém tiver, meu e-mail é lua_gill@hotmail.com. Valeu pela ajuda. Abraços.

    1. Olá, Lua! Agradeço seu contato e fico feliz que o nosso blog tenha ajudado você. Vou dar uma olhada no meu livro em casa para ver como posso te ajudar :)

      Abraços e volte sempre!

  2. Aos fãs da literatura vampiresca, a Aleph tem uma coletânea muito boa chamada “O Vampiro antes do Drácula”, que possui um apanhado de contos escritos antes da criação do personagem Drácula por Bram Stoker. Lá você encontra por exemplo um conto do século XIX escrito por HG Wells (sim, o criador de Máquina do Tempo e Guerra dos Mundos!!!!) e o clássico “The Vampyre” de John Polidori, considerado por muitos o primeiro conto do vampiro como hoje o conhecemos.

    Parabéns pela resenha, Raquel! =D

    Beijão

    Fabricio “Louca Mente” Machado
    http://loucamenteloucamente.blogspot.com.br

    1. Ah, é verdade, tenho esse livro por aqui mas ainda não pude dissecar como ele merece. Mas esse pocket aí é show de bola também, viu? :))

      Beijo!

  3. Mayara Sousa comentou em

    olá gostei desse livro gostaria de compra ele mais eu pequei na biblioteca e lá não compra livro por favor me mande o endereço de uma loja que vende esse livro aqui em itanhaém por favor espero……… sua mensagem

    1. Olá! Ganhei este livro, não sei onde poderia ter. :( Entre em contato com a editora que o publicou. ;) Bj