Cânone Gráfico: clássicos da literatura universal adaptado em quadrinhos

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

pipoca musical, canone grafico, editorial boitempo, resenha livros

Uma forma divertida de ler qualquer coisa é ter à mão uma representação gráfica de bom gosto e bem escrita. E quando a base dessa história é literatura clássica, o peso da responsabilidade do ilustrador aumenta. Russ Kick compilou grande histórias adaptadas em quadrinhos e as separou em 3 volumes, publicados no Brasil pela Boitempo Editorial.

O organizador do livro pediu aos artistas que fossem fiéis ao material original, sem representar a história no futuro, no passado ou com novas aventuras. As obras mais longas, como A Divina Comédia e Dom Quixote, tiveram pequenos trechos adaptados.

pipoca musical, canone grafico, editorial boitempo, resenha livros

Este primeiro volume começa com grandes épicos, tragédias e marcos religiosos. No início de cada adaptação, Russ Kick nos traz algumas informações sobre a obra que será apresentada, seu impacto cultural, e um pouquinho sobre o artista que o adaptou. O livro é um verdadeiro show visual de artistas como Will Eisner, Hunt Emerson, Peter Kuper e Robert Crumb.

pipoca musical, canone grafico, editorial boitempo, resenha livros

Os três volumes trazem 190 obras ao todo, e neste primeiro já temos 55. Acredito, de verdade, que seja um belo estímulo para os leitores buscarem as obras originais na íntegra. Nem todo mundo tem aquele gatilho de ler um livro de Dante Alighieri, mas quem sabe o que pode acontecer depois de entrar em contato com estes artistas?

pipoca musical, canone grafico, editorial boitempo, resenha livros

Cânone Gráfico – Vol. 1 foi cedido pela Boitempo Editorial ao Pipoca Musical como cortesia. Acompanhe as novidades da editora nos canais:
Site | Facebook | Blog

Ficha Técnica

Título: Cânone Gráfico – Vol. 1
Organizador: Russ Kick
Editora: Boitempo / Selo Barricada
Gênero: Quadrinhos
Páginas: 448
Skoob: adicione à estante
Compre: Site | Amazon

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook