Lucy sabia que tipos de coisas faziam ruídos assim dentro das paredes de velhos casarões, então correu e contou para a mãe.
– Há lobos dentro das paredes – disse Lucy para a mãe. – Eu posso ouvi-los.
– Não – disse a mãe. – Não existem lobos dentro das paredes.
Neil Gaiman é um autor versátil: já escreveu quadrinhos, já roteirizou graphic novels e séries de tv, já escreveu para crianças e criou para adultos, já narrou suas próprias obras (os audiobooks valem a pena, hein!). Como forma de representar uma parte do seu extenso trabalho, hoje vamos falar do livro infantojuvenil escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Dave McKean, Os Lobos Dentro das Paredes (adicione ao Skoob). No Brasil, a história é publicada pela Editora Rocco. :)
[LEIA+: Conheça outros trabalhos de Neil Gaiman]
Nesta história, Lucy é uma garotinha que tenta chamar a atenção da família para algo que a está incomodando: há ruídos “apressados, alvoroçados e farfalhantes” vindo das paredes da casa. Aparentemente há lobos vivendo lá dentro.
Se os lobos saírem de dentro da parede está tudo acabado. (…) Todo mundo sabe disso.
Indiferentes à questão, mãe, pai e irmão ignoram a garota, até o dia fatídico em que, sim!, os lobos saem de dentro das paredes, e colocam a família de Lucy para correr. Na pressa, ela até perde a Porquinha de Pelúcia que ela tanto gosta. (isso explica o porco nas fotos, hahn?)
Com um toque de conto de fadas, o roteiro de Neil Gaiman explora a negligência familiar, os medos primários do ser humano e ainda reforça que é importante você lutar pelo que você acredita e, principalmente, lutar contra seus medos.
– Podemos morar numa casa da árvore, no topo de uma enorme árvore – continuou o irmão.
– Ou podemos voltar e morar na nossa própria casa – afirmou Lucy.
Neil Gaiman diz ter se inspirado em um pesadelo que sua filha Maddy teve aos quatro anos de idade, que envolvia lobos e paredes. A peça se torna ainda mais bonita ao compreender o trabalho de ilustração do Dave McKean, parceiro artístico de longa data do Gaiman, que mistura fotografias, desenhos e imagens digitais para passar a força desejada.
Eles se amontoaram nos fundos do jardim naquela noite. As luzes estavam acesas em todos os cômodos da casa. E dentro dela, eles sabiam que os lobos estavam assistindo à sua televisão e comendo a comida da despensa da família e dançando danças lupinas para cima e para baixo da escada.
E aí, curtiram o projeto gráfico e a história de Os Lobos Dentro das Paredes? Eu gostei especialmente do final, uma forma madura de mostrar o ser humano superando seus medos e se impondo diante dos infortúnios. A arte de McKean também não deixa nadica de nada a desejar.
É uma leitura recomendada para o público infanto juvenil e, pq não?, adultos. Sejamos honestos: a gente também precisa relembrar que os desafios estão aí para serem superados, não é?
Curiosidade: no ano de 2006, Os Lobos Dentro das Paredes foi adaptado para o teatro, em uma espécie de musical infantil com algumas letras escritas pelo próprio Gaiman.
Ficha Técnica
Título: Os Lobos Dentro das Paredes
Autor: Neil Gaiman (Ilustrações: Dave McKean)
Ano: 2006
Editora: Rocco
Gênero: Infanto-Juvenil, Urban Fantasy
Páginas: 60
Skoob: adicione na estante
Raquel, você já deve saber que amo infantojuvenis, então nem preciso dizer que PRECISO desse livro… Haahah! Mais uma vez parabéns por esse super e lindo especial sobre o Gaiman!
Bjs!
Aaah é verdade, você curte bastante :) Eu gosto de ler um ou outro pra confirmar o poder de mudança de uma literatura bem escrita. Esse do Neil pode parecer uma história bobinha (você lê em 30 minutos), mas tem suas mensagens. :)
Fico muuuito feliz em saber que você está curtindo o especial, tem mais alguns pela frente ainda \o/
Beijo, flooor!
Raquelzita apareceuuuuuuuuuu na foto!!!! *comentário nada a ver com o post*
Esse Neil é apaixonante né?(sem falar na super simpática porquinha ‘-‘ )
Tenho 2 adolescentes e estou construindo com eles o hábito de ler. Apesar de ter começado tarde, acredito nessa construção…
Tem dado certo ;)
Parabéns pelos post, pelas fotos!!!!
Bjuuuu e bom feriado!!! <3
HAEHAEUHEAUHEHUE, tu vê, milagres acontecem, Fabi!!! :P
Olha, sou da filosofia de que antes tarde do que mais tarde. Vi no Fantástico esses dias que uma brasileira tinha zilhões de livros em casa e resolveu levar pra comunidade dela, até gente que não sabia ler ganhou livro e a oportunidade de aprender (nem preciso dizer que fiquei emocionada, né?). Lógico que é só um exemplo, mas estou super de acordo com a sua atitude. É assim que tem que ser :)
Beijão, bom feriado pra você também <333
Oi Raquel! Aqui é a @annap666 do instagram. Estou apaixonada pelo Pipoca, sabia? :)
Fico feliz também que você tem feito parcerias bacanas, umas coisas mais fora-do-eixo, tipo a Darkside. Vou te acompanhar sempre por aqui. :)
Anna
Annaaaa, oooi! Que bom ver você por aqui \o/ E que ÓTIMO saber que você tá gostando do blog <3333
Sou muito grata aos parceiros do blog. Todos tem trabalhos excepcionais e acreditam nesse projeto. :DD
Beijo grande, te espero mais vezes por aqui! :)