Não que eu já tivesse me envolvido em uma briga de verdade em toda a minha vida. Embora tenham me causado estragos, meus opositores sempre usaram as palavras como arma.
Garota Tempestade (adicione no Skoob) é o primeiro livro da série O Estranho Mundo de Jane True, composta por 6 livros escritos por Nicole Peeler. A tradução brasileira ficou a cargo da Editora Valentina, que cedeu este exemplar para resenha do Pipoca Musical. :)
Jane True é uma mulher de 26 anos que mora com o pai em Rockabill, uma cidade pequena e bem conservadora, repleta de gente que gosta de cuidar da vida dos outros, mais do que da própria. Jane é alvo de muitas críticas e olhares tortos por conta da morte (por motivos curiosos) do seu ex-namorado Jason.
Além disso, a mãe dela sempre foi vista com maus olhos por ter surgido do mar durante uma tempestade e conquistar o cara mais bonito da cidade, abandonando-o anos depois com uma filha pequena. Jane compartilha o mesmo hábito secreto da mãe de nadar nua no mar não importando as condições climáticas e, por mais que deteste a cidade, vive com seu pai seguindo sua rotina.
Quando eu ficava assim, somente nadar ajudava. E se nadar em condições normais era uma atividade terapêutica, nadar durante uma tempestade era muito melhor do que Prozac. Talvez porque minha mãe houvesse aparecido e desaparecido durante uma tempestade eu fosse tão obcecada por elas. Mas a verdade era que eu me sentia muito mais feliz quando o mar estava agitado, impetuoso e bravio (…).
Certo dia, enquanto nadava durante uma tempestade, Jane encontrou um corpo no mar e puxou-o de volta para a areia. Pelos sinais do corpo, o homem fora assassinado. Enquanto ela o tirava do mar, expandiu um poder tão grande que acabou chamando a atenção de seres sobrenaturais, que revelaram a Jane a verdade sobre si mesma: ela é apenas meio-humana, filha de uma selkie, criatura mística capaz de se transmutar em foca.
Acompanhada de seu novo amigo/affair ultra-sexy-querido-e-não-humano Ryu, e de um clã de criaturas fantásticas que sempre estiveram em Rockabill, Jane precisa descobrir (entre investigações e noites de devassidão com Ryu, hahaha) se há alguma força sobrenatural por trás do assassinato e se ela, sendo apenas meio humana, está na lista para ser liquidada.
Uma história de ficção fantasiosa e adulta
Gostei do ritmo do livro, com uma pegada mais adulta e um linguajar mais ajustado à quem já cuida do seu próprio nariz. Garota Tempestade deixa de explicar tanto aquelas coisas que a gente já conhece (um quarto, uma casa, uma praia, uma livraria) e opta apenas por manter o leitor ligado a protagonista, que narra a história e suas sensações em primeira pessoa.
– Temos observado você desde que sua mãe foi embora. Ela precisou retornar ao mar e, como você não herdou a natureza biforme dela, ela teve que deixá-la para trás. Se você fosse quase totalmente humana, nós a teríamos deixado viver a própria vida e não nos revelaríamos. Mas seu poder é forte.
Vale dizer algumas coisas sobre o livro: 1) Dei muita risada com a Jane em diversas partes. Ela é bem divertida. 2) Tem cenas de sexo, sim, então os leitores mais novinhos podem escolher outro livro pra ler. 3) Na primeira cena de sexo entre ela e Ryu, ela pede por uma camisinha. Achei legal a autora apelar à responsabilidade, mesmo que o parceiro seja um vampiro gracinha que afirme não ter nenhuma doença ou o que seja. 4) Ainda que Nicole não mergulhe na personalidade de todos os personagens, você consegue odiar e amar facilmente muitos deles. 5) Adorei o fato de a protagonista ter 26 anos. Ela não é mais criança, é adulta o suficiente pra tomar suas decisões e arcar com o peso escolhas que faz.
[LEIA+: Entrevista com Nicole Peeler, realizada pela Editora Valentina.]
Curti o projeto gráfico da capa e a diagramação das páginas, com detalhes no início dos capítulos. A leitura é bem confortável por conta das páginas amareladas e do uso de espaçamento e tipografia adequados.
Apesar de inicialmente lembrar um livro infanto juvenil por causa dos traços da capa, detalhes como a garota semi-nua e as críticas dos veículos citando o livro como sexy e acelerado atentam a algo mais nas entrelinhas. Nicole Peeler é PhD em Literatura, e a gente percebe pela qualidade da escrita, que a mulher não é uma escritora barata. Ela realmente criou um mundo bacana pro livro.
Vou dar uma dica pra leitura ficar mais legal: ouça a playlist de Garota Tempestade que a Editora Valentina montou com as músicas mencionadas ao longo do livro. É bem bacana, já que o livro é cheio de referências musicais e até cinematográficas.
Série de livros O Estranho Mundo de Jane True
A série começou a ser publicada em 2009 e tem os seguintes títulos: Tempest Rising (2009), Tracking the Tempest (2010), Tempest’s Legacy (2011), Eye of the Tempest (2011), Tempest’s Fury (2012), Tempest Reborn (2013).
A Editora Valentina está encarregada de publicar os volumes no Brasil, e a expectativa é de que no início de 2014 o segundo livro da série seja lançado por aqui.
Curiosidade: Você sabe o que é Urban Fantasy? É um sub-gênero da Fantasia definido pelo lugar. As histórias ocorrem em cidades e contam com elementos sobrenaturais. Geralmente são contemporâneas.
Espero que tenham curtido a resenha! Quem quiser, pode assistir ao book trailer de Garota Tempestade no YouTube da editora para ver mais sobre o livro. Alguém aí já leu? Quer ler? O que achou? Eu quero ler o próximo logo :D
Esse livro foi cedido pela Editora Valentina pela parceria com o Pipoca Musical. Acompanhe as novidades da Editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | YouTube | Resenhas
Ficha Técnica
Título: Garota Tempestade – O Estranho Mundo de Jane True
Autora: Nicole Peeler
Ano de publicação no Brasil: 2013
Editora: Editora Valentina
Gênero: Young Adult, Urban Fantasy
Skoob: adicione na sua estante
Páginas: 280
Eu estou muito curiosa para ler esse livro. Já tinha lido umas resenhas sobre esse livro antes e apesar dessa capa ser uma gracinha ela me enganou na primeira vez, achei que era um livro infantil hahahaha
beijos.
Oi Virginia!
Eu gostei do ritmo do livro, no começo a Jane parecia só querer saber de ficar com o Ryu, mas ela amadurece e fica mais forte ao longo do livro. E sim, essa capa engana né? O que me deixou atenta foram mesmo as críticas na contracapa: sexy e acelerado, essa garota é uma delícia, etc. Dá pra ficar ligada :P
Beijo!
Não li ainda, mas quero muito ler. Achei a capa desse livro fantástica. Espero gostar pois os últimos livros que li de seres do mar achei tão sem graça, tão fraquinhos. Não sabia que era uma serie. Muito bom, não só a resenha ,mas a postagem como um todo. Adorei as informações que você colocou.
http://blogprefacio.blogspot.com.br/
Oi Silvana!
Pois é, achei que seria um livro fraquinho, mas até que gostei do mundo que a Nicole criou para a Jane True. A personagem por si só já diverte bastante, hehehe.
Que bom que você gostou do post, espero que faça bom proveito das informações extras ;D
Beijão!
Amei a sua resenha, super completa! Também adorei as fotos, que coisa fofa!
Fiquei com vontade de ler o livro, parece ser muito legal.
Beijos
Oi Mônica,
Eba, que bom que curtiu a resenha e as fotos ♥
Se você ler Garota Tempestade, me conta depois o que achou hein!
Beijão, volte sempre :}
Impressão minha ou a capa vende muito mal o livro? Acho que era a última coisa que eu estava esperando, esse enredo.
Mas isso é uma coisa boa – me deu vontade de ler!
A editora Valentina é nova aqui no Brasil, mas já tá trazendo coisa legal :D
Ótima resenha ^^
É, a capa engana mesmo, mas foi uma escolha da Editora Valentina manter a capa original. Assim: não é um livro aduuuuuuuulto, sabe, mas tem pensamentos e atos que não é pra criança, rsrs.
A Valentina está fazendo um ótimo trabalho. Tem uns lançamentos pra esse ano que eu estou bem ansiosa! :)
Beijo, obrigada pela visita!
A capa realmente engana qualquer um mas o livro parece ser perfeito só da sinopse a edição gráfica eu fiquei com muita vontade de ler livro achei diferente a fantasia desse livro !
Ameeei a resenha , quero muito ler esse livro :D
Oi antes de tudo parabéns pelo blog, não conhecia mais acabei de conhecer e adorei SÉRIO MESMO !
Sobre o livro EU ESTOU SIMPLESMENTE LOUCA , APAIXONADA, NECESSITADA desse livro..Ele foi uma surpresa e TANTO para mim..Pois quando lançou como vc mesmo disse na resenha a capa infantil me enganou e muito, simplesmente não quis dar atenção ao livro pela capa…MEA CULPA . Mais depois de tantas resenhas, tanto bafafá ao livro..fui ler algumas criticas e opiniões sobre o mesmo e DIGO: ME APAIXONEI antes mesmo de ler HAHAHAHAHA. Estou louca pelo livro.
Oi Mônica! Que bom que você está ansiosa pra ler o livro! Ele é bem bacana e vale muito a pena. A Jane é ótima, hehehe. :) Boa sorte aqui então, né? Fico feliz que tenha curtido muito o blog! ♥♥♥ Beijos!
Quando eu GANHAR eu volto para agradecer..Minha amiga não curtiu muito o liro fiquei com medinho agora..mais tantas críticas positivas..NÉ possível eu não gostar ?
Oi Mônica,
Ah, pode acontecer, né, vai que o livro não te encanta, hahaha. Sinceramente, eu espero que você curta. Assim, o sucesso da série O Estranho Mundo de Jane True é garantido. :)
Beijos!
Esse livro parece ser muito bom, gostaria muito de ler, com certeza está na minha wishlist
Li o primeiro capítulo e me apaixonei. A resenha ajudou a aumentar minha vontade de ler. haha.
Estou bem curiosa para ler esse livro, eu li no mesmo estilo Alma e adorei, agora a Garota Tempestade estou esperando chegar.
Sua resenha despertou mais ainda minha curiosidade ficou bem completa sem vc deixar escapar muitas informações sobre a historia parabéns e obrigada.
loucaescrivaninha.blogspot.com.br
Oi Le,
Pois é, não gosto de dar spoilers e falar de cada página do livro porque a) as pessoas não lêem tudo, eu sei e b) não quero estragar a leitura de quem se interessar por ele, hehhe. Que bom que você curtiu, sinal de que estou acertando :)
Beijo!
Gostaria de ler em breve!
Parece ser interessante apesar do clichê de criaturas sobrenaturais.
Só lamento que seja uma série tão longa, prefiro trilogias hehe.
Gostei da resenha!
Beijos ;)
Oi Júlia,
Os seres sobrenaturais foram bem trabalhados aqui, achei interessante. De certo modo, fugiu um pouco dos clichês. O que é mais legal na história é que a Jane é uma mulher feita, de 26 anos, ou seja: sem mimizisses de adolescentes chatos. :)
Beijos, volte sempre!