A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, conto americano de Washington Irving

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Washington Irving, Barba Negra

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é o menor dos quatro livros que adquiri com o selo Barba Negra, do qual venho falando há alguns posts (O Corcunda de Notre Dame e O Fantasma de Canterville), mas o conto é rico em detalhes. Washington Irving desenvolveu, em 1820, uma história sombria que se tornou um grande clássico americano.

Ichabod Crane, nativo de Connecticut, chega à cidade de Sleepy Hollow com o propósito de instruir as crianças das cercanias. Cortejado pelas mulheres por conta de sua polida educação e certo charme, Ichabod na realidade se encanta por Katrina Van Tassel, filha de um rico fazendeiro do vilarejo. Porém, ele disputa a atenção da moça com o bronco Brom Bones.

lenda-cavaleiro-sem-cabeca-leya-internas

Após uma dia de trabalho, Ichabod é convidado para uma festa promovida pela família de Katrina. Depois de dançar com a moça, beber e comer até não poder mais, nosso querido protagonista participa de conversas sobre as histórias macabras de Sleepy Hollow, em especial aquela que fala sobre o Cavaleiro Sem Cabeça, o fantasma de um soldado morto durante a Guerra da Independência.

De fato, alguns dos mais confiáveis historiadores dessas partes, que cuidadosamente coletaram e confrontaram os fatos a respeito desse espectro, alegam que o corpo do cavaleiro foi enterrado no pátrio da igreja, e que o fantasma cavalga pelo cenário da batalha numa busca norturna por sua cabeçam e a velocidade incrível com que às vezes passa pelo vale, como um raio à meia-noite, se deve ao seu atraso, sua pressa para voltar ao terreno da igreja antes do raiar do dia.

Após a festa, estranhos eventos acontecem e Ichabod Crane começa a ser perseguido pelo Cavaleiro Sem Cabeça. Enquanto ele tenta encontrar uma razão plausível para o Cavaleiro existir, Katrina se prepara para casar-se com seu pretendente.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Selo Barba Negra

A narrativa de Irving é corrida, sem nenhum diálogo, e com muitas descrições dos banquetes fartos, dos trejeitos desajeitados de Ichabod e do cenário que se encontra ao seu redor.

Adaptações no cinema

O conto de Washington Irving ganhou algumas adaptações cinematográficas e teatrais. A mais famosa, ou pelo menos a que você deve se lembrar, é a divertida história de Tim Burton, com Johnny Depp (quem mais, né?) no papel de Ichabod Crane. Não pense que as duas histórias são iguais, porque não são. Tim Burton trabalhou o conto com muita liberdade.

Selo Barba Negra

lenda-cavaleiro-sem-cabeca-livro-ilustracoes

Pra quem ficou interessado, o selo Barba Negra da Editora Leya lançou quatro obras: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, O Mágico de Oz, O Corcunda de Notre Dame e O Fantasma de Canterville. O selo não existe mais, mas você encontra exemplares à venda na Livraria Folha Online.

Ficha Técnica

Título: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Autor: Washington Irving
Gênero: Contos
Editora: Leya
Páginas: 67

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook