A Garota das Laranjas: uma vida em uma carta

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

COMPRE O LIVRO: Submarino | Americanas | Amazon (e-book)

a Rafflecopter giveaway

capa a garota das laranjas jostein gaarder, editora seguinte, livros com cartas, pipoca musical

A Garota das Laranjas (adicione ao Skoob) é um livro de Jostein Gaarder, também autor de O Mundo de Sofia e O Dia do Curinga. A história é muito delicada, e me peguei fungando em várias partes das 132 páginas desse livro.

Já citei alguns livros baseados em cartas aqui no blog (Cartas de Amor aos Mortos, Por isso a gente acabou e As Vantagens de Ser Invisível, só pra citar três), mas A Garota das Laranjas tem algo especial. A história se passa com o adolescente Georg Røed, que encontra uma carta do pai, escrita nos últimos dias de vida dele, 11 anos atrás.

trecho a garota das laranjas jostein gaarder, editora seguinte, livros com cartas, pipoca musical

Nessa carta, o pai do Georg narra a busca interminável por uma moça que ele vê por acaso nas ruas de Oslo, sempre com uma sacola cheia de laranjas. A carta é extensa e repleta de sentimentos que fazem a gente se deliciar: a paixão adolescente, a dor de não conseguir alcançar alguém a tempo, a emoção de vislumbrar quem você ama, mesmo que por segundos. A dor da perda, e também a aceitação de um passado que não volta mais.

Olha, não precisei avançar muitas páginas pra começar a ficar com os olhos cheios de lágrimas. Lidar com a morte de pessoas tão próximas é um desafio e tanto pra qualquer um que tenha coração.

lateral a garota das laranjas jostein gaarder, editora seguinte, livros com cartas, pipoca musical

Gaarder conta uma única história em três tempos diferentes: a de Georg (o adolescente), a do pai de 11 anos atrás, e a do pai que ainda não era pai, era só um estudante de medicina apaixonado. E ele faz isso muito bem. A todo momento estamos lendo as lembranças do pai e também testemunhando os sentimentos de Georg enquanto lê as palavras escritas para ele. Vemos o garoto crescer e amadurecer em pouco tempo – uma tarde – apenas pela experiência de ter recebido algo desse calibre. E oh, mesmo que você resolva o “mistério” antes do final, o encanto ainda está lá. Ainda queremos saber mais sobre a garota, sobre as laranjas (!) e até o cara com quem ela saía.

Recomendo o livro pra quem a) gosta do autor, b) gosta de uma historinha de amor e c) se emociona com palavras escritas por alguém que não está mais aqui para explicar mais. Espero que tenham gostado da dica, pois li esse livro há algumas semanas atrás e deixei-o na estante aguardando o momento certo de escrever sobre ele pra vocês. :)

A Garota das Laranjas foi cedido pela Editora Seguinte ao Pipoca Musical por conta da parceria. Acompanhe as novidades da editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | Instagram

Ficha Técnica

Título: A Garota das Laranjas
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 132
Ano: 2014 (original: 2005)
Compre: Submarino | Americanas | Amazon (e-book) | Site da Editora
Skoob: adicione ao Skoob

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

29 comentários via blog

  1. Já quero, rs… Adoro o autor e sim, me encanto com palavras escritas por quem não está mais aqui. Ainda não conhecia o título, mas claro que depois dessa resenha eu já quero ler (e esse não é um comentário da boca pra fora, apesar de ser muito clichê)!

    O livro parece tratar de um tema muito delicado e abordar os assuntos propostos com muita profundidade e, ao mesmo tempo, delicadeza. Espero não me enganar!

    Dica anotada!

    Bjs :)

    1. Oi queriiiida,

      Acho que você vai curtir o livro. Ele é curto, mas tem densidade. Gostei tanto da história <3 Eu o li em uma viagem, fiquei secando os olhos no avião, hahaha. Esse lance de paternidade e maternidade mexe muito comigo. Mas então, que bom que anotasse a dica. É super bonitinho. <3

      Beeeijo! (PS: eu sei que nem é da boca pra fora ;**)

  2. Eu ainda não conheço a escrita do autor. Por isso que numa troca no sebo mês passado, peguei O mundo de Sofia. Sempre quis ler e conhecer um pouco da escrita do Gaarder

    1. Eu só li O Mundo de Sofia no colégio ainda, e gostei na época, mas era bem filosófico e high level pra minha cabecinha, hahaha. Mas A Garota das Laranjas valeu a leitura, é delicado e propõe uma reflexão pra gente. É bem maneiro <3

    1. É bem bacana, esse aqui é mais interessante, até, mas isso é opinião minha. Beijos!

  3. Italo comentou em

    OI QUEL! Poxa, amei a premissa do livro. Como sempre, você aumentando minha lista de desejados. HAHAHAH Eu folheei O Mundo de Sofia, do mesmo autor, e parecia super interessante – até hoje tenho vontade de ler. Pelo que eu vi, o livro parece ir bem lá no fundo, e te arranca reflexões. Já quero! :)

    Italo, http://leitorespossessivos.blogspot.com/

    1. É verdade, querido, arranca mesmo. Se não arrancar reflexões, ao menos arranca lágrimas. :’) O bom desse aqui é que é curtinho, sabe. Nem tem capítulos, é a leitura da carta. :)

      Beijos!

  4. Bell comentou em

    Maravilhosa a resenha, Quel!
    A sinopse é muito instigante e pitoresca e a capa é linda (confesso que sou dessas pessoas que compra pela capa e só depois lê a sinopse).
    E este “(Adicione ao Skoob)”? Você e os colaboradores do Pipoca querem fazer com que aumentemos nossas listas de livros para comprar, é??! kkkkkkkkk
    Beijos :*

    1. Nããããõ, nada disso, com o adicione ao Skoob quero que vocês aumentem a lista de LEITURAS BONITAS PRA VIDA! Se vai comprar ou pegar da biblioteca, daí é com vocês, hahaha. Eu também pego livro pela capa algumas vezes, tem horas que dá certo. :P Que bom que gostou, viu? Espero que aproveite a leitura. ♥ Bjss

  5. “se emociona com palavras escritas por alguém que não está mais aqui para explicar mais. ”

    Tchau, vou ali comprar e já volto.
    Gosto de coisas tristes, emocionantes e julgo as cosias pelo tanto que me fazem chorar. Acho que pode ser uma boa pedida.

    Beijoca ;*

    1. Acho que você vai se acabar de chorar com esse livro, é só um palpite. :*** ♥

  6. Ana comentou em

    a) gosta do autor: Hum, nunca li nada dele, b) gosta de uma historinha de amor: Mais ou menos, depende c) se emociona com palavras escritas por alguém que não está mais aqui para explicar mais:MÃE SE PRECISAR DE MIM LIGA PRO MEU CELULAR QUE VOU PROCURAR UM LIVRO ALI NA LIVRARIA, FUI.
    Sério mesmo, eu vou.

  7. Parece ser lindo, a capa prendeu minha atenção à primeira vista, cores fortes e marcantes. Como sempre sua resenha ficou ótima e conseguiu aguçar minha curiosidade. Bjo!

    1. É bem bonitinho, espero que vc goste. A escrita flui, não tem capítulos e a história “atual” se passa numa tarde. Muito legal <3 Beijo, querida, adoro saber que vc curte os posts daqui. ;)

  8. Jostein sempre me faz chorar, é impossível não derramar lágrimas!
    Fiquei com vontade de ler algo dele novamente faz tempo que não leio os livros dele. Acho que vou pedir um também! rsrsrs
    Bela resenha pipoquinha! <3

    1. Bom saber que você gosta dele <3 Eu li pouca coisa, mas A Garota das Laranjas foi bem tocante. Tenho certeza que você vai amar. *______*

      Beijo, queridona ;*

  9. Oi Raquel! Este livro é fantástico mesmo! Gaarder é meu autor favorito (vivo haha) e sinceramente, até agora não encontrei um livro dele que eu achasse ruim ou ao menos regular. Todos me agarraram de alguma forma. A garota das laranjas já faz bastante tempo que li, mas logo lerei novamente (por causa de um projeto que estou fazendo em meu blog rsrs). Meu preferido dele é Através do espelho <3
    Beijos!

    1. Que lindo, Dani! Eu fiquei bem surpresa com a leveza dessa história, lembro de uma leitura mais pesada n’O Mundo de Sofia, mas deve ter sido minha idade ou coisa assim. Achei fantástico, A Garota das Laranjas me prendeu do começo ao fim e eu chorava discretamente a viagem toda, hehehe. <3

      Beijo!

  10. Nossa, quero muito <3 O primeiro contato que tive com o autor foi com Ei! Tem Alguém Aí? e eu amei na época. Uma história sobre evolução para crianças que foi tão bonita. Deixo recomendado, Raquel :)

    1. Epaaaa, não conhecia esse! Agora quero dar uma olhada, hahahahahaha. Beeeijos <3

  11. Solange Antuano comentou em

    Quando li O Mundo de Sofia fiquei totalmente encantada, reflexiva. Gaarder é esse tipo de autor que não nos cansa, que escreve da alma para alma. Li dele, também, o melancólico Através do Espelho e gostei bastante. Pretendo ler esse que resenhou tão bem. Um autor tão emocional, com certeza merece ser lido!

    1. Ele realmente marcou muitos leitores com suas palavras. <3 Espero que goste deste também! :D

  12. Francisca Elizabete comentou em

    O livro parece ser bem emocionante! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

  13. Maíra Souza comentou em

    Acho que esse é um daqueles livros que a gente não dá nada pelo título né?!
    Participando!!!
    Feliz 2016! =)

  14. Samantha correa comentou em

    Participandoooo…