Prince of Thorns e o protagonista insano de Mark Lawrence

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

“Quan… quantos anos você tem, rapaz? (…) Quinze primaveras, não mais. Não poderiam ser mais…” Suas palavras saíram devagar, de lábios azuis num rosto pálido.
Errou por um par de anos, eu lhe diria, mas ele já não escutava mais. (…) Quinze anos! Se tivesse quinze anos não estaria devastando vilarejos. Quando chegasse aos quinze, já seria rei!

Prince of Thorns (adicione ao Skoob) é o primeiro livro da Trilogia dos Espinhos, escrita por Mark Lawrence e publicada no Brasil pela DarkSide Books (tem surpresa no final do post, mas me acompanhem). Originalmente, a trilogia se chama The Broken Empire e é composta por Prince of Thorns (2011), King of Thorns (2012) e Emperor of Thorns (2013). Sacou os nomes? :P

[LEIA+: Visite a página do livro no site da DarkSide Books e veja onde comprar o seu exemplar.]

Quando era pequeno, o Príncipe Honório Jorg Ancrath passeava com sua mãe e irmão quando estes dois são brutalmente assassinados a mando de outro rei. Enquanto sua mãe é estuprada e seu irmão é quebrado como um boneco, Jorg estava preso em um arbusto de roseira-brava, cujos espinhos rasgaram sua pele e chegaram até os ossos. Após uma dura recuperação (que seu pai, frio como gelo, mal acompanhou) Jorg sai de casa com um desejo incontrolável de vingar a morte da mãe. Mesmo tendo apenas 10 anos, o Príncipe lidera uma irmandade de assassinos que vaga pelas estradas do Império Destruído, e a dor lancinante daquela noite (da perda e dos espinhos) lhe dá força para conseguir o que quer.

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

“Memórias são coisas perigosas. Você pode revirá-las sem parar, até conhecer cada cantinho delas, mas ainda assim acaba encontrando uma aresta e se cortando.”

O livro oscila entre o presente e o passado com flashbacks bem construídos que nos ajudam a entender a ascensão e motivação de Jorg pouco a pouco. Quatro anos depois, o garoto está com 14 anos, várias almas no seu encalço e topa com um vassalo de seu pai que recebeu a missão de verificar se ele ainda estava vivo (há uma nova Rainha em Ancrath, e um novo herdeiro a caminho). Jorg decide que é hora de voltar para casa reclamar o que é seu.

O homem não nasce mau

Jorg Ancrath, nosso protagonista (e narrador) não se pauta pela idade. Violento e sem moral alguma, ele faz qualquer coisa para alcançar seus objetivos, e utiliza sua inteligência, sagacidade, oratória e charme a todo momento. Ele já matou, já saqueou, já estuprou e não busca redenção para seus pecados. Como ele mesmo diz lá pelas tantas, seu maior pecado é o orgulho, e isso é tudo o que ele tem.

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

Vou lhes dizer: o silêncio quase me derruba. É o silêncio que me apavora. A página em branco na qual posso escrever meus medos. Os espíritos dos mortos não têm nada a ver com isso. Aquele morto tentou me mostrar o inferno, mas não passou de uma pálida imitação do horror que sou capaz de pintar na escuridão de um momento quieto.

Eu já me decidi por detestá-lo logo no início, mas Jorg não pretende ser herói. Ele quer ser rei antes dos quinze. Ele se vê acima das fragilidades humanas, acha os demais limitados intelectualmente e moralmente, e se encarna como a própria roseira-brava, machucando e marcando tudo que tenta tocá-lo e colocando um antes e depois na vida de todo mundo que cruza seu caminho.

[LEIA+: Confira uma entrevista realizada com Mark Lawrence.]

Mark Lawrence diz que Jorg foi inspirado em Alex DeLarge, o adolescente que chocou muita gente em Laranja Mecânica (livro publicado em 1962 e adaptado para o cinema em 1971 por Kubrick). Você provavelmente vai se lembrar mais de Joffrey do que de Alex, mas de fato, a crueldade do príncipe e a rebeldia de DeLarge estão bem entrelaçadas, ainda que o protagonista da trilogia não tenha interesse em fazer críticas sociais.

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

“Você traz a morte, Príncipe de Ancrath”, ela disse.

Os demais personagens que fazem parte da história servem apenas como objetos decorativos, pois tudo o que sabemos deles é o que Jorg nos diz, e para Jorg eles são apenas meios de atingir um fim. Mesmo que um ou outro tenha “mais profundidade”, não é o suficiente para decorarmos seus nomes e nos envolvermos com eles.

O universo de Mark Lawrence

A Trilogia dos Espinhos parece se tratar de uma fantasia medieval (por conta dos príncipes e cavaleiros e tudo o mais), mas é nos detalhes que a gente vê um outro cenário: há várias citações ao paganismo, cristianismo e a filósofos como Nietzsche (1844-1900).

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

“Lúcifer falava assim. O orgulho o exilou do paraíso, ainda que se sentasse à direita de Deus. (…) No final, o orgulho é o único mal, a origem de todos os pecados.”
“Orgulho é tudo o que eu tenho.”

As limitações de tecnologia e a falta de conhecimento da massa dá a entender que a humanidade retrocedeu em algum ponto. Ao somar isso a alusões não explicadas (até porque nosso protagonista não se deu ao trabalho) a antigos “Construtores” e suas marcas, o Império Destruído parece ser um cenário pós-apocalíptico, ou algo que o valha.

[SAIBA+: Ouça o podcast especial do Matando Robôs Gigantes sobre Prince of Thorns]

O autor publicou um conto paralelo a história da trilogia, chamado Sleeping Beauty. Ele não tem o intuito de complementar nada, apenas serve como um spin-off para quem quer ler mais sobre o Império Destruído e Jorg Ancrath. Clique aqui para ler online o conto Sleeping Beauty, de Mark Lawrence.

Poucas coisas que valem a pena são fáceis de conquistar

Mesmo que eu e Jorg não tenhamos nos entendido, admito que Mark Lawrence tem um talento impressionante para descrever coisas, pessoas e sentimentos. Diversas vezes me peguei lendo e relendo algum parágrafo por ter finalmente encontrado palavras tão perfeitas para expressar um momento.

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

Encontrei seu olhar. Eu não tinha seus olhos azuis, puxei o lado de mamãe. Havia um inverno inteiro nos olhos dele, e nada mais. Até no olhar plácido de Sageous eu podia cavar mais fundo e encontrar um subtexto, mas os olhos de meu pai não demonstravam nada além de uma estação gélida.

Prince of Thorns foi, para mim, uma leitura repleta de caretas por conta das atitudes de Jorg. Eu superei o choque das primeiras páginas para ver até onde ele iria com aquela revolta toda. Ele foi longe e, considerando o título dos próximos livros (King of Thorns e Emperor of Thorns), Jorg Ancrath tem muito mais a trilhar.

Se eu vou acompanhar? Certamente. Não por morrer de amores ao Jorg, mas por ter curtido a forma como Mark escreve. E, como disse nosso protagonista com sede de sangue, “eu posso estar ficando sem opções, mas fugir não é uma opção”.

[LEIA+: Leia os primeiros capítulos de Prince of Thorns no site da DarkSide Books]

Se você não se importa em ter um garoto tão cruel como protagonista, em uma história com assassinatos, vinganças, misticismo e reviravoltas, convido você a ler Prince of Thorns. E que venham os próximos títulos.

prince of thorns, trilogia dos espinhos, mark lawrence, livros e rosas, pipoca musical, raquel moritz, darkside books

É o que eu sou. Se você quer desculpas, venha buscá-las.

Curiosidade: Mark Lawrence está planejando outra trilogia, chamada The Red Queen’s War, que irá se passar no mesmo cenário e período de tempo, porém com personagens diferentes. O primeiro livro será publicado em junho de 2014 sob o título Prince of Fools.

Prince of Thorns foi cedido pela DarkSide Books ao Pipoca Musical por conta da parceria. Eu super recomendo que você acompanhe as novidades da editora nos canais:
Site | Facebook | Twitter | YouTube | Tumblr

Ficha Técnica

Título: Prince of Thorns
Autor: Mark Lawrence
Ano: 2013 (original: 2011)
Gênero: Fantasia, Guerra
Editora: DarkSide Books
Páginas: 360
Skoob: adicione na estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

54 comentários via blog

  1. Raquel, essa foi a primeira resenha que li, mas por tudo que havia pesquisado e pelo que li aqui eu vou adorar. Gosto de protagonistas cruéis, que desafiam os meus valores e que me propõem questionamentos sobre as suas escolhas. Estou super empolgada para ler.

    Amei o post, fotos lindas!

    Bjs!

    1. Oi Isa,

      Realmente, o Jorg faz tudo isso (e bem mais, hahaha). Que bom que você se empolgou, o livro me tirou da minha zona de conforto e achei a proposta bem interessante. Quero ler os outros! :D

      Beijão <3

  2. Juliana Albuquerque comentou em

    Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau, uma foto mais linda que a outra! e que trechos maravilhosos você escolheu, Raquel. Adorei! Quero o livro agora mesmo.

    1. Obrigada Ju, adoro fazer as fotos :B
      Espero que goste do livro! O Joffrey Jorg é difícil mesmo, mas é um personagem interessante.
      Bjs

  3. Camila Marcelo comentou em

    Gente, que resenha mais maravilhosa! Adorei tudo Raquel, e as fotos, uma mais linda que a outra. Eu li o livro há pouco tempo e fiquei meio chateada com o final. Ficou estranho, não ficou? Parece que vai perder o gás pro próximo livro. Ou posso estar errada. Tem previsão pra lançar os próximos?

    Abraços e parabéns pela resenha de novo.

    1. Oi flor,

      Eu esperava um pouco mais do final sim, teve uma cara de desculpa, né? Mas to apostando nos próximos livros principalmente por conta dos títulos. Respondendo sua pergunta, os livros lá fora já foram todos lançados (o terceiro saiu agora em agosto de 2013), mas aqui no Brasil ainda não tem previsão. Vamos perguntar pra DarkSide Books :}

      Que bom que gostou da resenha e das fotos, obrigada pelos elogios e pela visita!

  4. Julian Frederick comentou em

    Amazing review! And I didn’t knew Sleeping Beauty, I’m downloading right now. Thanks, very useful. And lemme tell you, these quotes are remarkable and your also your photographs. Congrats.

    1. Thank you so much, Julian! My favourite quote is that one about the ‘winter eyes’ of his father. ♥
      Thanks for your comment, it meant a lot :}

  5. Mariana Florencio comentou em

    Oiiiiii, gostei demais da história desse livro. Parece bem interessante, acho que vou comprar pra ler final de semana. Muito top esses livros da Darkside né?

    Beijinhos

    1. Oi Mari! A DarkSide arrasa, realmente. Essa edição é lindíssima, como já é padrão deles. ♥
      Bjs, volte sempre :)

  6. Oi Raquel, tudo bem?
    Nossa que série. Do pouco que você nos apresentou já imaginei o nível de violência. Para ser sincera não sei se leria, pois geralmente fico muito envolvida, mas esse protagonista atípico e anti-herói me causou muita curiosidade.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    1. Oi Amanda,

      Pois é, o Jorg causa essas coisas, rsrsrs. Há a esperança de que ele amadureça, já que ele quer ser Imperador lá no terceiro livro, mas só os próximos livros vão dizer isso. :)

      Beijos :*

  7. Thaís. comentou em

    Raquel!

    Sua resenha fez com que eu ficasse com muita vontade de ler esse livro. E as fotos? Lindas e criativas, parabéns.
    O livro parece ter uma história bem forte, né? Adoro esses sorteios que você faz em parceria com as editoras por aqui!

    Beijos.

    1. Oi Thaís,

      Fico feliz que goste também das fotos, é uma das partes mais divertidas de fazer da resenha /o/

      Beijos, querida :*

  8. Olá,
    Gostei muito da sua resenha e, como os demais, das fotos tiradas.
    Estou lendo o livro, quase eu sem final. Devo dizer que assim que embarquei na aventura de Jorg, a pouco mais de uma semana e meia, nao consigo ficar um dia sem avançar na leitura. Nos primeiros dias eu simplesmente nao conseguia por o livro na estante.
    O Mark Lawrence tem um estilo de narrativa muito peculiar – Eu diria que é ate singular,mas o mundo da literatura é muito vasto e meu conhecimento relativamente pequeno perante a esse universo para poder afirmar isso – Sao sentençar curtas que tornam a leitura muito dinamica. Voce começa a ler e quando vai se dar conta ja passou por uns dez capitulos.
    Sobre o “nao estrelismo” do autor, quando comprei o livro,apos alguns dias (acho que dois) eu procurei pela pagina do livro em ingles e la vi a pagina pessoal – Ate aquele momento nao sabia que era a pagina pessoal – do Mark. Compartilhei umas informacoes e minha opiniao sobre a leitura do livro,e o Mark “deu um like” no que eu havia publicado. Achei que fosse alguem que fizera isso em nome dele. Enviei uma mensagem in box e obtive resposta imediata . Realmente ele busca estar “proximo” dos leitores. Me cativou ainda mais depois dessas pequenas atitudes.
    Enfim. A edição nacional pela Dark Side está EXCELENTE. Livro em capa dura,arte em relevo e com uma fina arte de acabemento. Muito mais do que recomendado.
    Grande trabalho, Raquel. Conheci seu site agora e ja “favoritei” acompanherei de agora em diante.
    Abraços.

    “We die a little every day and by degrees we’re reborn into different men,older men in the same clothes,with the same scars”

    1. Cleovan,

      Adorei seu comentário, tenho que concordar com essa questão do dinamismo e, principalmente, da proximidade do autor (admito, adoro essa era digital!). A edição da DarkSide fez muito juz ao livro, estou ansiosa para ler os próximos.

      Obrigada pelos elogios a respeito do blog. Fico contente que você tenha curtido, continue acompanhando. :)))

      Abraços!

      1. Cleovan Gois comentou em

        Legal voce ter gostado do que eu escrevi a respeito do livro e do blog.
        Peço desculpas pelos erros de digitação, que sao varios. So verifiquei o texto que escrevi agora. My bad!

  9. Helder Matos comentou em

    Excelente resenha. Não vejo a hora de poder ler este livro
    :)

  10. fernanda comentou em

    incrivel resenha e otimo livro! o capricho que ele tem é incrivel!

  11. Apenas apaixonada pelos livros da Dark Side, é um mais lindo que o outro. Vi a resenha de o circo mecânico aqui e fiquei encantada com o trabalho “visual” do livro e agora vem Prince of Thorns mais bonito ainda. ♥
    Eu tinha visto esse livro em pré-venda no submarino e fiquei doida para comprar. Como não tinha nenhuma resenha ainda eu esperei as resenhas saírem para eu poder comprar. Ai eu vim aqui conferir e me arrependi de não ter comprado. rs
    Eu só leio livrinhos água com açucar mas vou dar um chance para livros mais pesados. Essa capa me encantou e poxa vida. Deve ser muito legal esse cenário medieval e macabro. Gostei d saber que tem citações filosóficas. Minha próxima comprinha! hehe :D

    Ah, as fotos ficaram lindas! ♥

    Beijos!

    1. Oi Beatriz!
      Realmente, é um livro mais legal que o outro. Minha coleção tá ficando linda :D
      Esse livro não tem água com açúcar não, espero que você curta a narrativa do Mark Lawrence.
      Beijinhos e obrigada pelo elogio! :)

  12. Belas fotos.
    Já tinha conhecido o livro pelo Nerdcast, agora me empolguei mais ainda em ler o livro.

  13. Weslley Markus comentou em

    Faz tempo que quero esse livro. A sua resenha me deixou com mais vontade ainda!

  14. Julio Cesar comentou em

    Fala aí Raquel beleza?
    Gostei muito da resenha e estou interessado em ler essa trilogia. O único problema que os nomes dos próximos livros já são um baita spoiler..hahah

    1. Não dá nada, o caminho até lá é cheio de surpresas, te garanto. Hahahaha :)

  15. Incrível!!
    Muito sangue e vingança. Do jeito que eu gosto!!
    Amei a resenha e as fotos!!
    Parabéns, ficou tudo perfeito!
    Se eu já não quisesse tanto ler, com certeza iria querer depois de ver isso tudo!!
    Bjks

  16. Adorei a resenha, já estava louco para ler este livro e agora aumentou ainda mais minha vontade. Logo quando vi este livro primeiro me apaixonei pela capa e depois a sinopse me conquistou.
    Torcendo para ganhar!

    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

  17. Willian comentou em

    Excelente resenha, abordando de forma simples e inteligente, pontos importantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o enredo, despertando o interesse dos leitores.

  18. Diego comentou em

    Raquelzitá! :)

    Eu não poderia deixar de comentar, e participar da promoção né? :D
    Confesso que sou um péssimo blogueiro hhahaha esqueço de comentar e responder :T preciso mudar isso, prometo!

    Mas enfiiiiim.. eu quero ler esse livro sabe, mas aquele diz que almoçamos você falou que ele tinha um pouco do Jofrey e eu fiquei OH MEU DEUS! E como nesse fim de semana eu vi Laranja Mecânica até lembrei da sua resenha :D

    Um beeeeeeeeijo, Di!

    1. É verdaaaaaade, tu assistiu Laranja Mecânica! Então agora podes dizer se o Jorg lembra mais o Alex ou o Joffrey. :B

      Obrigada pela visitinha, querido. Beijão <3

  19. Giovanna comentou em

    Morro de vontade de ler esse livro! Adorei a resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler! As fotos estão lindas também!

  20. Shadai Vieira comentou em

    só conhecia de vista essa obra, mas a ótima resenha me fez, não só conhecer, mas querer muito ler esse livro lindo.
    eu adorei o personagem, gosto de protagonistas assim, os chamado anti-heróis, acho mais complexo do que o simples mocinho.
    e adoro histórias violentas, então iria ser uma viagem e tanto acompanhar Jorg.

    1. Realmente, it’s a hellofatrip acompanhar o Jorg! Espero que você goste. Estou ansiosa pra ler os próximos :D

  21. Candida Desirée comentou em

    Estou ansiosa pra ler esse livro e sua resenha me deixou mais ansiosa ainda!

  22. Tania Bueno comentou em

    Noossa! tenho ouvido e lido comentários a respeito desse livro e confesso que a sua resenha é de longe a mais completa e instigadora, além de motivadora para que eu leia logo o livro e conheça Jorg que pelo que li possibilita ao leitor inquieto como eu a questionar valores e reescrever sua história. Aliás, me parece que Jorg é do tipo que rompe com o convencional, é determinado e corre atrás do que quer doa a quem doer, Afff. Adorei.

    1. Doa a quem doer é uma boa expressão pro Jorg! Espero que tenhas a oportunidade de ler esse livro, ele me deixou bem desconfortável sabe? Quando a leitura faz isso, é uma experiência diferente. :)

      Beijo!

  23. Cristiane de oliveira comentou em

    Ontem vi o livro na livraria e fiquei encantada com sua resenha, querendo muito.

  24. Oiee Raquel, que ótima resenha. Você escreve supeer bem!
    Eu estou querendo adquirir esse livro desde o lançamento, mas não deu pra mim comprar, agora eu estou com muito mais vontade de ler.
    O trabalho que a Darkside fez com esse livro me impressionou, a capa é maravilhosa e a diagramação também, eu sou meia fascinada por isso.
    A primeira coisa que olho em um livro quando vou a livrarias, é a sinopse (claro) e depois a diagramação e a qualidade do livro publicado!

    A Darkside sempre me fazendo querer adquirir todos os livros publicados!
    Mais uma vez, sua resenha é ótima, quero ler quero ler!
    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books
    Ps.: Adorei as fotos do post!

    1. Oi Mih!

      Muito obrigada pelos elogios, espero que as demais resenhas sejam do seu agrado também. Quanto às fotos, depois de ler o livro é minha atividade favorita aqui no blog, aheuahe.

      A DarkSide realmente tá de parabéns, eles sempre capricham muito nas edições. Estou ansiosa pra ver o segundo livro ♥

      Beijo, flor!

  25. Cristiane de oliveira comentou em

    Estou bem curiosa pra ler depois de tudo que vi sobre o livro, você escreve muito bem , parabéns , já estou louca pela leitura, que fotos lindas e a capa chama muito a atenção.
    Que personagem é esse, Jorg não vai sair da minha cabeça até eu descobrir tudo que ele vai fazer nessa trilogia.

    1. Oi Cris! O Jorg realmente é um personagem e tanto. Meio difícil de engolir no começo, mas os próximos livros prometem.

      Obrigada pelos elogios, mesmo, mesmo! :))))) Beijo!

  26. Ronaldo comentou em

    Prince of Thorns foi o primeiro livro de Dark Fantasy que li e mesmo tendo ouvido alguma coisa sobre o gênero me surpreendi com os atos sem moral do protagonista para alcançar seus objetivos.

    Jorg vai muito além de um ser mais um anti-herói e sai da jornada do herói. Ele é um personagem complexo e bem desenvolvido ao longo da história e o autor foi muito bem sucedido em passar os sentimentos de Jorg em relação ao mundo e as pessoas que o cercam. Chega a dar pra sentir o ódio dele todas as vezes que ele relembra o assassinato da mãe e do irmão e sua revolta com a falta de atitude do pai.

    Espero ansiosamente pela continuação e gostei muito da resenha, Raquel, e principalmente da informação de uma nova trilogia no mesmo universo e torço para a HBO comprar os direitos e fazer uma serie rs.

    Posso estar enganado, mas a tecnologia dos construtores faz referência a North Central Positronics do livro A Torre Negra kkk e isso para um fã da serie como eu foi bem legal.

    Eu gostei do final, pois julgo que esse não foi uma desculpa. Eu creio que ele foi induzido a certos atos e a certas decisões, mas todas elas dentro do que ele seria capaz de fazer, mas isso só nos próximos livros pra saber rs

    E concordo. As fotos estão ótimas rs

    1. Oi Ronaldo,

      Adorei seu comentário :) E concordo com você, o Jorg é um ponto fora da curva. Não que seja ~complexo~, mas tem uma personalidade intragável e não tem nada que a gente possa fazer porque ELE É O NARRADOR. Então ou a gente segue o cara, ou fecha o livro, não tem escolha. Foi muito sagaz da parte do autor.

      Quanto ao final, eu demorei pra engolir ele, admito. Ficou com cara de deus ex-machina, sabe. Mas não achei ruim, porque me instigou a ver o que vai ser daqui pra frente. Só quero ver se ele vai continuar babacão assim ou se vai virar um rei decente. VEREMOS.

      Obrigada pelo elogio das fotos, você é muito gentil. :)

      Abraço, volte sempre!

      1. Ronaldo comentou em

        :D conheço que gosto do jeito babaca dele, tem horas que queria ser assim no meu trabalho ;D mas esse final pra mim foi jogada do editor pra justamente fazer a gente querer continuar

        Bjs