Filme “Má Educação”, de Almodóvar, toca na ferida.

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Cartaz do filme "Má Educação"Essa é a minha terceira resenha sobre um filme de Almodóvar, então acho que devo alguma explicação. Não se trata de fanatismo, ou pelo menos nada comparado ao amor que tenho pelos filmes de Charlie Chaplin, por exemplo. Conheci a teoria de Almodóvar antes de visualizar sua técnica. Renomado como um dos diretores mais importantes para história do cinema, assisti cinco dos seus filmes mais famosos, gostando muito de uns, e menos de outros.

Má Educação é um filme que certamente não agrada a todos os gostos. É uma história que retrata a pedofilia, abuso de drogas, homossexualismo, solidão, dependência, erotismo e obsessão – ah, a obsessão que Almodóvar tão bem trabalha (lembra de Fale com ela?).

Todos esses elementos compõem a história de Ignacio (Francisco Boira) e Enrique (Fele Martínez). Os dois rapazes se conheceram muito jovens em um colégio liderado por padres da igreja católica, e se apaixonam – um amor curioso, inocente e juvenil. Mas o professor de literatura do colégio, Padre Manolo (Daniel Giménez Cacho) que também é diretor, nutre um sentimento único por Ignacio e, em uma confirmação do ciúme e das intenções que tem para com o garoto, expulsa Enrique do colégio, e passa a abusar sexualmente de Ignacio.

Anos depois, Enrique (o que foi expulso) é um jovem diretor de cinema em busca de inspiração para a sua próxima história, quando um rapaz que se identifica como Ignacio, o procura com um roteiro baseado em sua infância. Agora ator, ele pede para ser chamado de Angel (Gael García Bernal) e procura um emprego com Enrique.

Gael García Bernal

Perturbado com o retorno de seu antigo amor, Enrique busca por mais detalhes e descobre que Ignacio já faleceu, e o rapaz que se passa por ele é, na realidade, seu irmão. Intrigado, guarda a descoberta para si, e inicia as filmagens enquanto tenta descobrir a razão da morte de Ignacio.

Neste filme, Almodóvar usa e abusa da metalinguagem. Ele conta a história de vida de Ignacio através do roteiro “A Visita” que o personagem escreveu, ao mesmo tempo em que o filme se desenrola entre as gravações da película baseada no roteiro e revela segredos da história verdadeira de Ignacio e Enrique, jovens e adultos.

Má Educação é um filme corajoso que busca quebrar o silêncio que a sociedade faz quando o assunto não lhes interessa e quando a violência não lhes atinge. O filme de Almodóvar faz mais do que falar do assunto. Ele mostra a realidade que enxerga em uma sociedade que se oculta sob o sagrado dever para com a igreja católica. Sem dúvida, um filme excelente, mas requer um coração forte.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=UoRbZ6Pcoww?rel=0]

Ficha Técnica

Título: Má Educação (La Mala Educación)
Diretor: Pedro Almodóvar
Gênero: Drama
Ano: 2004
Duração: 106 minutos

Você também pode gostar de:

Fale com Ela
Tudo sobre minha mãe

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook