Namorados para Sempre, um ode à tristeza

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Namorados para Sempre é um título sonhador para o filme de Derek Cianfrance. Se você espera promessas de amor e histórias felizes, esqueça. O título original, “Blue Valentine” (algo em torno de “namorado triste”) é muito mais realista.

Somos apresentados a Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling), um casal que divide mais a casa do que a vida. Os dois se conheceram há anos atrás, em um asilo – ele como ajudante de mudança e ela como neta de uma paciente. Cada um com suas aspirações, o destino os juntou novamente e, apaixonados, casaram-se para criar uma filha. Cinco anos depois, o casamento se mostra defasado.

O diretor optou por contar a história do casal sem uma cronologia clara, os momentos vêm e vão. Ao mesmo tempo em que vemos esse casamento sem afeto, vamos conhecendo a história dos dois, através de flashbacks em uma edição sensacional – mais alegre, mais viva, mais colorida e mais sorridente – do início do relacionamento. Isso tudo em contraste com os tons frios e os planos fechados no rosto de Cindy e Derek cinco anos depois.

Cabe aqui um elogio à interpretação de Michelle e Ryan, pois o cansaço e o peso das responsabilidades é visível em cada minuto em que contracenam. O personagem de Ryan Gosling é sufocante, agonia o espectador. Michelle Williams causa sofrimento a quem assiste – o silêncio, a escolha de palavras da personagem, tudo se encaixa no contexto.

Gostei muito das cenas do início do relacionamento – desde a forma como foram retratadas até a música que as acompanha. Já na outra parte, admito que foi tedioso esperar uma resposta do personagem a todo momento e demorar a tê-la. É um filme parado, cansativo e parece que não evolui.

Achei-o corajoso por mostrar 112 minutos de um casamento triste, acabado, “azul” – sem dúvida o título bonitinho em português é uma tentativa de enganar o espectador. Fica a seu critério avaliar se vale o tempo. Para mim, não valeu tanto.


Ficha Técnica

Título: Namorados Para Sempre (Blue Valentine)
Ano: 2010
Gênero: Drama, Romance
Diretor: Derek Cianfrance
Duração: 112 min

Curiosidade: Foi Ryan Gosling quem insistiu para que a música “You and Me” (do grupo Penny & The Quarters) fosse tema do filme.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook