A Sangue Frio, livro de Truman Capote

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Capote é um escritor e tanto. Tenho uma admiração intensa por ele desde que li pela primeira vez A Sangue Frio. Eu tinha a (péssima) mania de, quando comprava um livro, escrever alguma dedicatória a mim mesma, com a data da aquisição. A Sangue Frio me tomou mais tempo: “to understand a dirty mind” foi marcado a caneta na página inicial depois de ter me chocado com a história – o relato é minucioso como o de um jornalista, encantador como o de um escritor de romance. E Capote fez isso primeiro.

Ele estava cansado do subjetivismo americano e tinha o sonho de escrever um romance de não-ficção. Encontrou seu argumento ao se deparar com um brutal assassinato de uma família inteira na cidade de Holcomb, oeste do Kansas. Herb Clutter, o patriarca da família, era um fazendeiro muito estimado na comunidade. Ele e sua esposa Bonnie viviam com os dois filhos mais novos, Kenyon e Nancy, ainda adolescentes. Os quatro foram amarrados e mortos a tiros de espingarda. A investigação policial inicia e, poucos meses depois do crime, Richard Hickock e Perry Smith são presos pelo crime. Foram condenados à morte e, 6 anos depois – em 14 de abril de 1965 – foram enforcados.

Em dado momento, por exemplo, Capote levanta o questionamento de um julgamento ser feito na mesma cidade do assassinato. Se todo mundo conhecia a família – e gostava dela – não haveria um julgamento “justo” a ser feito naquela cidade, pois todos os moradores estavam envolvidos demais para levar em consideração quaisquer distúrbios psicológicos que motivassem o crime.

Este é só um exemplo da proximidade de Capote com seus objetos de estudo. Suas pesquisas duraram cerca de 6 anos – entre um adiamento e outro do enforcamento dos assassinos, Capote recolheu detalhes preciosíssimos sobre o caso e construiu o que é considerado ainda hoje uma obra prima literária.

Se você é um fã de literatura como eu, A Sangue Frio é um clássico que você não pode deixar de ler.

Ficha Técnica

Título: A Sangue Frio (In Cold Blood)
Autor: Truman Capote
Ano: 1966
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance, Não-Ficção
Número de Págnas: 440

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

2 comentários via blog

  1. Carla comentou em

    Oi, Raquel! Eu li esse livro durante a faculdade e, realmente, é um clássico imperdível do jornalismo literário! Adorei conhecer o blog…é lindo! Parabéns =)

    1. Oi Carla!

      Eu lembro de ter engolido o livro de tão intenso que ele é. Achei muito bom. Adoro o Capote ♥

      Que bom que você curtiu o blog! Espero ver você por aqui mais vezes :)

      Beijo!