Eu entro na Gibiteria, em São Paulo, e perco a razão. Um fato. Achei Drácula, essa belíssima versão roteirizada e ilustrada pelo argentino Luis Scafati, e fiquei maluca.
Nem sei mais quantas versões de Drácula nós já vimos por aí, mas certas adaptações não devem ser julgadas como completas ou não, e sim pela fidelidade ao espírito original da obra. Existem inúmeras formas de se contar a mesma história, ainda mais Drácula – que pode ser abordada por um viés fantasioso, psicológico, filosófico ou puramente romântico.
Scafati ilustra as páginas de Drácula com corpos deformados manchados de tinta e riscados à lápis para chegar no tom obscuro e expressionista da obra de Bram Stoker. Conhecedor profundo das artes, se inspirou em grandes quadros e artistas para compor alguns dos cenários.
O artista confessa ter visto todos os filmes de Dracula, mas seus favoritos são Nosferatu (Murnau, 1922) e O Vampiro da Noite (Herzog, 1979). Ambos têm aquele tom denso e forte que ele encontrou na obra original de Stoker.
Mais do que uma obra de terror, o Dracula de Scafati traz erotismo (o sexo como parte da vida) em contraponto constante com a morte. Os dois aspectos – três, se considerarmos também o terror – são tão presentes na “vida” do Conde que não evidenciá-lo poderia ser um erro.
No que diz respeito ao texto, Luis confia na memória do leitor para dar mais corpo à história, mas traz para a superfície pequenos trechos que ajudam a narrar as ações do Conde em um período de trevas.
Detalhes da edição
Publicada em capa dura pela Editora Globo em 2010, Dracula tem 108 páginas ilustradas e coloridas com preto e vermelho. A capa também tem um detalhe em tecido onde o título e a sinopse são impressos.
Separei algumas imagens pra vocês apreciarem comigo ♥
Luis Scafati
Luis Scafati é um ilustrador e cartunista argentino nascido em novembro de 1947 em Mendoza. Começou a desenhar na infância e estudou na Escola de Artes Plásticas da Universidade Nacional de Cuyo. Ainda jovem, publicou seus desenhos em vários veículos de comunicação argentinos – revistas, jornais, cadernos de cultura, etc.
Seus trabalhos foram expostos em Barcelona, Frankfurt e Madrid e integram as coleções de grandes museus ao redor do mundo. Também já teve livros ilustrados publicados na Coréia, Espanha, França, Inglaterra, Grécia, Itália, México, entre outros países que o receberam de braços abertos. Esse título do Drácula saiu também na Checoslováquia e Inglaterra.
Ficha Técnica
Título: Drácula
Autor/Ilustrador: Luis Scafati
Ano: 2010
Editora: Globo
Páginas: 108
Gênero: Terror
ISBN: 8525049778
Compre: Compare preços no Buscapé
Adicione: Skoob | Goodreads
Que edição linda,meu Deus! Nunca tinha visto!!!! Adorei o texto,realmente dá pra se olhar Drácula de várias formas. Quero e preciso reler. Amei.
Lindona, nééé! O Scafati é muito queridão também. Já vi algumas entrevistas dele e ele é super simpático. Que bom que curtiu ;) Beeeijo no coração trevoso.
Raqueeellll eu acabei de achar essa edição linda pra comprar :D desde que vc postou fiquei encantada <3 Agora só aguardar a entrega :))))) Valeu <3333
Aaaaahhh que alegriaaaaa =DDD