Um herói maravilhoso e uma moeda mágica | Polvo Rosa Books

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS

Lá na Bienal de Quadrinhos eu pude conhecer o trabalho da Polvo Rosa Books, um estúdio de criação editorial que realiza projetos de livros ilustrados e HQs em parceria com escritores, artistas gráficos, ilustradores e empresas desde 2015.

Pelo que vi do catálogo, todos os quatro livros publicados têm o mesmo formato (17 x 23 cm) e número de páginas (32) e fazem parte da Coleção Tentáculos, que traz obras nacionais. Foi nessa leva que eu trouxe pra casa os livros Maravilhoso (Hiro Kawahara) e Chance (Diogo Cesar e Samanta Flôor). Gostei bastante dos dois e resolvi falar deles, juntos, aqui no blog.

Maravilhoso, por Hiro Kawahara

Maravilhoso - Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS
COMPRE O SEU EXEMPLAR

Conheça o Homem-Maravilhoso, “um herói que não é herói, não é maravilhoso, aliás, quase não chega a ser um homem, um pobre coitado imbecil cuja miséria só é superada pela sua estupidez”. Essa é a descrição do autor para seu personagem que dormiu na gaveta por quase 30 anos até que conseguiu dar as caras ao público.

Maravilhoso - Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS

Com muito humor, palavrões e sarcasmo, o nosso super herói – o Homem-Maravilhoso – tem uma oportunidade única à sua frente envolvendo uma pedra que pode mudar sua vida e garotas poderosas que vão acompanhá-lo nessa jornada. Fiquei rindo que nem idiota das piadas usadas e da forma como o personagem ia caminhando em sua missão. Valeu a pena. :)

E, caso você não o conheça, Hiro Kawahara (sitefacebooktwitterinstagram) é ilustrador e publicitário, e também responsável pelas famosas lâminas das bandejas do McDonald’s no Brasil há mais de 20 anos. Mesmo com o currículo cheio de estrelas, Hiro nunca havia publicado histórias em quadrinhos. Maravilhoso é seu primeiro trabalho autoral nesse sentido e eu torço para que venha muito mais.

Chance, por Diogo Cesar e Samanta Flôor

Chance - Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS
COMPRE O SEU EXEMPLAR

Nessa HQ a gente conhece Clara, uma garota que adora apostar na sorte, e Babi, sua colega de apartamento apaixonada por gatos (oi, eu). As duas estão morando há pouco tempo juntas em Porto Alegre e, na festa de inauguração da casa nova elas ganham um presente inusitado: uma estatueta de uma deusa da fortuna. Mas a desastrada da Clara quebra a peça sem querer e acha uma moeda dentro – em brincadeiras simples de cara ou coroa, a moeda parece transformar desejos em realidade.

Chance - Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS

Particularmente, acho o traço da Samanta uma gracinha, e Chance tem vários momentos divertidos envolvendo as garotas, a moeda, o gênio por trás dessa peça malévola e muitos, muitos, muitos gatos. É legal ver como os autores brincaram com o conceito de “cuidado com o que você deseja” de um jeitinho leve e divertido. E até um pouco místico.

A HQ foi criada por Diogo Cesar (facebook) e Samanta Flôor (sitefacebookinstagram) – ele é ilustrador e escritor e, exceto por participações em coletâneas como a Inkshot, andava afastado dos quadrinhos até ter a ideia para Chance com a Samanta; ela, por sua vez, é uma ilustradora gaúcha e já recebeu indicações para o prêmio HQ MIX com CLICK (independente – e muito bacana!). Eu conheci o trabalho da Flôor recentemente (e virei apoiadora no APOIA.SE) e bateu uma identificação muito grande com os temas escolhidos por ela e o jeito que ela os aborda. Vale a pena conhecer.

Outros livros da POLVO ROSA

Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS

O catálogo da Polvo Rosa Books pode ser conferido no site deles com mais informações, mas eles também tem Astromini (compre aqui), de Vencys Lao e Welton Santos, que fala sobre Shë, uma exploradora que está em uma missão sobrevoando um ambiente desconhecido. Algo a tira da rota e ela precisa enfrentar vários obstáculos. Essa é uma HQ com poucos – ou nenhum – diálogo, tudo se constrói em cima das imagens.

Também tem Esquadrão Sukiyaki — A Fuga do Porquinho (compre aqui), de Sandro Hojo, que traz um ornitorrinco, um gato preto, uma coruja e um porquinho em uma floresta bizarra e perigosa. É uma HQ curtinha e divertida com uma pegada mais infantojuvenil, mas que funciona pra todo mundo que tem um pingo de imaginação.

Quadrinhos da POLVO ROSA BOOKS

Se você curtiu a proposta, pode acessar o site da Polvo Rosa pra conhecer todos os livros. Eles também vendem os livros por lá com preço fixo e frete grátis. :)

Compartilhe ♥

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

2 comentários via blog

  1. Samanta comentou em

    Que review legal, valeu :))

    1. Ah, nem chamo de review, é mais pra mostrar o trabalho que vem sendo feito. Mas que bom que curtiu :) Achei muito fofo, seu trabalho é muito maneiro. Bjs :D