Fique Onde Está e Então Corra: inocência em meio à guerra

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

fique onde está então corra, john boyne, bruna miranda, pipoca musical, livros boyne

Minha primeira experiência com a escrita de John Boyne foi com O Menino do Pijama Listrado, seguido por O Garoto no Convés (a Raquel já falou aqui sobre Tormento também); ambos com crianças como personagens principais e situados em épocas diferentes, assim como Fique Onde Está e Então Corra (adicione ao Skoob). Este, no caso, se durante a Primeira Guerra Mundial e nosso personagem é Alfie Summerfield.

O ano é 1914. Alfie vai fazer 5 anos, mas quase ninguém pode vir para sua festa de aniversário porque a guerra começou – no dia do seu aniversário, na verdade. Só alguns moradores da rua Damley puderam participar: vovó Summerfield, o velho Bill e sua melhor amiga, Kalena Janacek, e o Sr. Janacek. Alguns diziam que a guerra iria acabar antes do Natal, mas já se passaram quatro anos e nada.

fique onde está então corra, john boyne, bruna miranda, pipoca musical, livros boyne

– Por que o senhor se mudou para Londres?
O sr. Janacek abriu um imenso sorriso e ele pareceu mais feliz do que todas as outras vezes em que Alfie o tinha visto.
– Pela melhor razão do mundo – ele explicou – Por amor.
(…) Ele não tinha nenhum interesse em ouvir aquilo. Amor era uma coisa sobre a qual adultos conversavam e as meninas liam.

O pai de Alfie, Georgie Summerfield, se alistou logo no primeiro dia e estava ansioso para cumprir seu dever e servir o país. Ele costumava escrever sempre, mas Alfie e sua mãe, Margie, não tem notícias há muito tempo. Margie fala que o pai de Alfie foi convocado para uma missão secreta, mas ele sabe que essa não é a verdade.

Assim como em O Menino do Pijama Listrado, o autor oferece uma perspectiva inocente e humana de uma situação delicada. Alfie é inocente e ao mesmo tempo assume um papel maduro depois que o pai vai para a guerra. Ele duvida do que os adultos falam e questiona os fatos do mundo como só as crianças sabem fazer.

fique onde está então corra, john boyne, bruna miranda, pipoca musical, livros boyne

Disseram que teria acabado antes do Natal, mas quatro anos já tinham passado, o quinto estava a caminho e a guerra não dava nenhum sinal de estar perto do fim.

Tenho que admitir que a sinopse e premissa do livro me deixaram muito curiosa e tendo expectativas para uma história impressionante e até meio louca; mas não foi bem isso o que aconteceu: a história é, de uma certa forma, simples sem deixar de ser interessante. Na verdade, depois da leitura lembrei que o estilo do autor é exatamente isso: ele não viaja longe, mas cria emoção e desperta o interesse com histórias mais possíveis.

O mais interessante pra mim foi como tivemos personagens afetados pela guerra de todos os ângulos. Além dos “tradicionais” homens empolgados para servir o país, temos a perspectiva daqueles que lucravam com a guerra, dos idosos que entendiam realmente o que acontecia, das famílias que perderam pais, maridos, filhos; imigrantes que foram expulsos do país e, o mais interessante pra mim, a visão daqueles que se recusavam a participar e contribuir com a guerra.

Pode não ter sido um dos meus favoritos, mas a leitura vale a pena pela mudança de perspectiva entre os personagens – indo até para o Sr. Asquith, o cavalo – e por Alfie, um personagem motivado, inteligente e adorável.

fique onde está então corra, john boyne, bruna miranda, pipoca musical, livros boyne

Fique onde está e então corra foi cedido pela Companhia das Letras ao Pipoca Musical por conta da parceria. Acompanhe as novidades da editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | Instagram

Ficha Técnica

Título: Fique Onde Está e Então Corra
Autor: John Boyne
Editora: Editora Seguinte, Companhia das Letras
Páginas: 219
Skoob: adicione à estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

4 comentários via blog

  1. Eu tenho medo desse autor. Tenho certeza que ela vai me fazer chorar horrores e nunca leio nada dele. Sério hehehehehe
    Fiquei curiosa depois da sua resenha, Bruninha! ♥

    1. Ah, que ele vai te fazer chorar não tenha dúvidas hahahaha acho que tu devias começar por onde todo mundo começa: O Menino do Pijama Listrado *prepara os lenços*

      <3

  2. Eu gostei bastante desse livro. E adorei o Alfie! Ah, sim, eu chorei, mas isso não é muita novidade, pois choro fácil fácil com livros. rsrsrs… Ótima resenha!

    1. O Alfie é muito carismático, né? :)
      Ah, quem diz que nunca chorou com um livro tá mentindo, né? Eu também choro quase sempre! hahaha obrigada pelo comentário, Angélica! Que bom que gostou da resenha :)