As Vantagens de Ser Invisível, livro de Stephen Chbosky

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

As Vantagens de Ser Invisível

O livro As Vantagens de Ser Invisível é a estreia do roteirista norte-americano Stephen Chbosky e conta a história de Charlie, um adolescente que não sabe muito sobre a vida e vive entre a apatia e o entusiasmo ou, como ele diz, entre o “participar” e “não participar”.

Em casa, Charlie tem dificuldades de se relacionar com a família. Traumatizado com a morte da tia, quando ele ainda era muito novo, o menino passa o tempo lendo no seu quarto, sempre que pode. A reclusão se reflete na escola, até o dia em que conhece os veteranos Patrick e Sam. O protagonista começa então a “participar” da vida. As primeiras festas, o medo da rejeição, os primeiros encontros amorosos, a paixão por Sam, a homossexualidade de Patrick, a vontade de se “sentir infinito” quando está com quem gosta.

Abordando temas como amizade, depressão, sexo, rejeição e drogas, Chbosky constrói uma história rica, que permite que os personagens se desenvolvam na ótica de Charlie, sem caretices e superficialidades.

Eu quero que a Sam pare de gostar do Craig.

Agora eu acho que talvez você pense que é porque eu tenho ciúmes dela. Não é isso. Sinceramente. É só que Craig não a ouve quando ela fala. Não quero dizer que ele seja um cara ruim, porque não é. É só que ele sempre parece distraído.

É como se ele tirasse uma foto de Sam e a foto saísse linda. E ele pensasse que o motivo da foto sair bonita fosse ele fotografar bem. Se eu fizesse a foto, saberia que o único motivo da beleza é a própria Sam.

Acredito que a razão do livro se chamar As Vantagens de Ser Invisível (ou, no inglês, The Perks of Being a Wallflower) está relacionado ao ato de passar despercebido e observar o mundo para tentar entendê-lo. Isso é quase sempre penoso pro Charlie, que não sabe quando agir e como, e acha que seus desejos devem vir sempre depois dos desejos das outras pessoas. Isso vai desde o trauma com a tia até a paixão pela melhor amiga.

Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém, me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer. Sei que é errado, porque a responsabilidade é minha, e sei que as coisas pioram antes de melhorar porque é o que meu psiquiatra diz, mas essa fase pior está grande demais para mim.

O livro segue uma estrutura de diário composto por cartas que o personagem envia a um “querido amigo”, que não é apresentado na narrativa. Esse formato permite uma leitura rápida e prazerosa, pois não acompanhamos todos os dias da vida de Charlie, mas sim fatos pontuais em ordem cronológica. Uma coisa interessante é que as primeiras páginas são difíceis de ler, porque a escrita de Charlie é ruim e o pensamento é limitado. Mas a medida que a história avança, o personagem aprende a construir melhor suas próprias ideias e isso se reflete na escrita, que evolui com ele. É um detalhe sutil, mas bem tratado pelo autor.

as-cantagens-ser-invisivel-trecho.jpg
Imagem do excelente tumblr Inveja Literária.

O filme As Vantagens de Ser Invisível estreou no Brasil em outubro e tem Emma Watson no papel de Sam, Logan Lerman no papel de Charlie e Ezra Miller como Patrick. O filme é dirigido por Stephen Chbosky e conta com os mesmos produtores de Juno. Assista ao trailer :)

Ficha Técnica

Título: As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Autor: Stephen Chbosky
Ano: 1999
Gênero: Juvenil
Editora: Rocco
Número de Páginas: 224

Post escrito por: Raquel Moritz.

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

3 comentários via blog

  1. Julieta comentou em

    Livro lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!