O Clube do Filme, livro de David Gilmour

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

Se você quer uma dica para presentear o seu pai no seu aniversário, dia dos pais ou apenas como lembrança, aqui vai a minha sugestão: “O Clube do Filme”.

De imediato, na contracapa do livro, antes mesmo de começarmos essa maravilhos leitura, já temos uma prévia do tema principal narrada por David Gilmour:

“Lembro minha última entrevista com David Cronenberg, durante a qual comentei, com um pouco de melâncolia, que educar filhos era uma sequência de despedidas, um adeus após o outro – às fraldas, aos agasalhos de neve, depois às próprias crianças. ‘Eles passam a vida partindo’, eu falei, e Cronenberg, que também têm filhos adultos, me interrompeu: ‘Sim, mas será que eles realmente partem ?'”

David Gilmour narra a história – verídica – do tempo em que viveu com seu filho Jesse, um garoto que aos 15 não queria mais ir à escola. Em uma época complicada, sem emprego fixo e o dinheiro curto, David faz uma proposta ao filho: aceita sua desistência escolar mas com a condição de assistirem juntos, e semanalmente, três filmes escolhidos pelo pai.

“O Clube do Filme” é formado por pai e filho, onde eles analisam e discutem filmes que vão desde “O Poderoso Chefão”, “Tubarão”, e “Casablanca”, até “Bonequinha de Luxo“, “Scarface”, “O Último Tango em Paris” e vários outros clássicos que vão dos melhores aos piores títulos já apresentados ao cinema.

O Clube do Filme Livro, livros david gilmour

Pai e filho descobrem suas diferenças e semelhanças compartilhando das dificulades familiares e pessoais, além de assuntos diversos como mulheres, drogas, trabalhos, amizades e música. Juntos e através de um diálogo aberto, conseguem abrir janelas que até então estavam fechadas em suas vidas.

O livro, nas palavras do autor, “é um exemplo do que o cinema é capaz, de como os filmes podem vencer suas defesas e realmente atingir seu coração“.

David Gilmour é crítico de cinema e um escritor premiado. Mora atualmente em Toronto, no Canadá, longe do filho. Mas sempre, acima de tudo, é um pai presente em sua vida.

Ficha Técnica

Título: O Clube do Filme
Autor: David Gilmour
Ano: 2009
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira, Não-ficção
Número de páginas: 240

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

3 comentários via blog

  1. Julia comentou em

    Oi…

    Sou louca pra ler esse livro. Já peguei ele na mão umas várias vezes mas nunca realmente trouxe ele pra casa! Hahaha… minha amiga disse que é ótimo e depois de ler essa resenha super fiquei com mais vontade ainda… E minha experiência com filmes é pouca, hahah, não costumo assistir muito filme não. :~

    Beijão!

    1. César Paladini comentou em

      Oi, Julia!

      Que bom ter gostado da resenha! O livro é muito bacana mesmo e um dos melhores que li em 2011. A leitura é bem direta e dinâmica e as dicas de filmes que estão nele são ótimas.

      Não deixa de contar para a gente o que achou quando terminar de ler.

      Um grande abraço!