O Hobbit: uma aventura na Terra Média

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

o hobbit livro tolkien, wmf martins fontes, livro tolkien capa dura, pipoca musical

Num buraco no chão vivia um hobbit.

Voltamos à Terra Média no Pipoca Musical. <3 Queria compartilhar com vocês a alegria que foi reler O Hobbit, lançado por JRR Tolkien em setembro de 1937, ainda mais agora que a história chega ao fim nos cinemas, nas mãos de Peter Jackson.

Para quem não conhece a história, O Hobbit (adicione ao Skoob) fala das aventuras de Bilbo Baggins, um hobbit que mora no pacato Condado e é intimado pelo mago Gandalf para recuperar um tesouro roubado dos anões, na companhia de 13 deles: Thorin Escudo-de-Carvalho, Dwalin, Balin, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Kili e Fili. Durante toda a aventura, eles atravessam montanhas, conhecem a magnífica Valfenda, recebem conselhos de elfos, são perseguidos por orcs e, no meio de toda essa confusão, Bilbo encontra o famoso Anel.

o hobbit livro tolkien, wmf martins fontes, livro tolkien capa dura, pipoca musical

Superação de limites, amadurecimento e humildade são temas recorrentes nas 320 páginas do livro. A impressão que fica é que, não importa o seu tamanho, a sua força de vontade pode mudar o rumo da história.

Bilbo é um personagem divertido e fácil de criar identificação com leitores de várias idades e, sinceramente, é uma história gracinha pra contar em uma roda de crianças. Infantil? Não. Puro, inteligente e divertido, como histórias desse tipo devem ser. :)

smaug, o hobbit livro tolkien, wmf martins fontes, livro tolkien capa dura, pipoca musical

Quando foi lançado, em setembro de 1937, O Hobbit fez tanto sucesso que esgotou suas 1500 cópias em dois meses. Além das reimpressões, a editora queria mais. Foi aqui que O Silmarillion foi oferecido (a criação favorita do mestre), porém recusado. Não era o que eles buscavam. Então, por longos anos, Tolkien trabalhou em O Senhor dos Anéis, que se tornou referência da literatura inglesa e uma das obras mais conhecidas de todos os tempos.

Bom, muito sobre os bastidores das criações de Tolkien e da vida dele vocês conseguem ler na biografia dele, escrita por Michael White. Já falei da biografia aqui e deixo a recomendação pra vocês. :)

o hobbit livro tolkien, wmf martins fontes, livro tolkien capa dura, pipoca musical

Livro x Filme

O Senhor dos Anéis foi adaptado magistralmente para os cinemas por Peter Jackson no começo dos anos 2000 e o resultado você conhece: arrebatou o público e criou uma geração de fãs (oi, prazer). O sucesso estrondoso somado à saudade do Condado trouxe Peter Jackson de volta à Terra Média, desta vez com a adaptação blockbusterizada de O Hobbit, dividido em três partes.

[Leia o review de O Hobbit – Parte I e Parte II, escrito por Fábio M. Barreto no B9]

Não gostaria de entrar no mérito das diferenças de livro e filme porque filme é filme, livro é livro, e a discussão seria longa e cheia de suposições que na verdade não competem à nós. O negócio é pegar o baldão de pipoca e curtir a magia da Terra Média no cinema, pela última vez. <3 hobbit-movie-bilbo-baggins

Esse livro foi cedido pela Editora WMF Martins Fontes pela parceria com o Pipoca Musical. Acompanhe as novidades da Editora nos canais:
Site | Facebook | Twitter

Ficha Técnica

Título: O Hobbit
Autor: JRR Tolkien
Ano: 2012 (original: 1937)
Editora: WMF Martins Fontes
Gênero: Fantasia
Páginas: 320
Skoob: adicione à estante
Compre: Site WMF

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

7 comentários via blog

  1. Isabela comentou em

    Pipocaaa, esse livro é lindo de morrer…
    Eu adoro DEMAIS… Realmente além de aventura, é uma história de superação!
    Não tenho essa edição, mas já vi na livraria e ela é linda de morrer…

    Beijos :)

    1. Hobbit fofinho, to ansiosa pra ver o filme, porque afinal de contas, tô indo pra Terra Média num telão. Vale, né. :D

      BEIJÃOZÃO!

  2. Sérgio comentou em

    Adorei o pipoca musical, primeira vez por aqui, voltarei sempre!

  3. Diego comentou em

    Num buraco no chão vivia um hobbit. <3

    Essa edição é tão tão tão diva! Sabe que um dos meus desafios é ler O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Quem sabe 2015 seja o ano do Tolkien pra mim :P
    Amei as fotos baby e tua resenha dá aquela vontade de ir ali na estante pegar os livros e começar a devorar hahahaha

    Beijos meu bem <333

    1. Owwwwwn, 2015 vai ser um ano LINDO de leituras, Dih. Espero que goste da obra do Tolkien ;)))))))

      Beijãozão <3