Almanova, o young adult fantástico de Jodi Meadows

Curtir e compartilhar esse post:
facebook:
twitter:
google plus:
pinterest: pinterest

livro almanova, trilogia incarnate, editora valentina, jodi meadows

– Por que você pensa tanto sobre o passado?
Dei de ombros.
– Porque eu não estava nele.

Almanova (adicione ao Skoob) é o primeiro volume da Trilogia Incarnate, da autora Jodi Meadows, e trata de um tema que pode interessar os leitores brasileiros: reencarnação.

No universo criado pela autora, as pessoas vivem suas vidas e, quando morrem, reencarnam em corpos diferentes, porém sempre na mesma sociedade. Todo mundo se conhece e vive dia após dia, como se só tivessem ganhado uma “extensão”. Nessa situação, temos Ciana. Quando ela morre, seus pais aguardam o renascimento da filha, mas não é ela quem vem, é Ana. E Ana não é a reencarnação de ninguém, é uma almanova que tomou a vez.

Com esse “problema”, tudo muda na estrutura familiar de Ana, e sua mãe a trata como uma degenerada, culpando-a de tudo que vier à mente. Aos 18 anos, Ana sai de casa em uma jornada para entender o que deu errado em seu nascimento, ou pelo menos qual a razão de ela existir.

livro almanova, trilogia incarnate, editora valentina, jodi meadows

Nesse caminho, ela encontra o gentil e prestativo Sam. A princípio, Ana o rejeita, afinal de contas todo mundo detesta ela, então não tinha como ser diferente agora, mas Sam vê em Ana a possibilidade de uma mudança numa sociedade que vem sendo a mesma há milhares de anos. Leva um tempo, mas um laço de confiança nasce entre os dois.

Tive certa dificuldade de me deixar levar pela história. Primeiro porque é uma regra nova, um mundo novo para se adaptar, e todo estranhamento é mais do que natural (só eu sei o que passei pra entender as castas de A Batalha do Apocalipse, quando cheguei em Filhos do Éden eu já estava dominando o assunto, hehehe); segundo porque Ana é meio difícil de engolir com toda aquela história de o-mundo-me-odeia-o-tempo-todo mas, como se comprova ao longo da história, há pouca coisa nessa vida que um amor sincero não resolva.

livro almanova, trilogia incarnate, editora valentina, jodi meadows

A evolução de Ana ao longo da história é notável. Ela não deixa totalmente pra trás a menina que foi, mas cresce em seus feitos, amadurece. A narrativa em primeira pessoa pode ser uma faca de dois gumes: no começo você pode achar chato, porque nem ela sabe direito o que está acontecendo e demora para tomar um rumo, mas à medida que Ana evolui, você evolui com ela, e enxerga o mundo com os olhos dela.

Agora a questão é: você vai curtir esse mundo? Almanova não é bem o tipo de livro que gosto. Ele mistura muitos gêneros e tenta explicar coisas que não parecem se encaixar naquele contexto. Talvez nas continuações a gente tenha mais respostas. Não foi uma experiência ruim de leitura, só foi diferente. Tenho certeza de que muita gente vai pegar na mão da Ana e seguir a jornada ao lado dela.

O trabalho gráfico da Editora Valentina sempre foi muito bacana (sou apaixonada por Passarinha e Garota Tempestade), e em Almanova eles trabalham lindamente na capa, com detalhes de impressão que refletem a luz que bate nela (dá pra ver aí na foto?). Parece que brilha. :D

livro almanova, trilogia incarnate, editora valentina, jodi meadows

Bom, deixo a dica de leitura do livro Almanova para quem quer experimentar uma fantasia young adult um pouco diferente do habitual. A Editora Valentina já mostrou a capa do segundo volume e, pelo visto, logo teremos toda a trilogia publicada no Brasil.

Se você já leu o livro e quer tirar algumas dúvidas sobre ele, pode visitar o FAQ deste primeiro volume no site da Jodi Meadows, segui-la no twitter e conferir a sinopse de todos os livros da série clicando nos links:

– Almanova / Incarnate (volume 1)
– Almanegra / Asunder (volume 2)
– Sem tradução / Infinite (volume 3).

Confira o book trailer da Editora Valentina para o primeiro volume da trilogia.

Esse livro foi cedido pela Editora Valentina pela parceria com o Pipoca Musical. Acompanhe as novidades da Editora nos canais: Site | Facebook | Twitter | YouTube | Resenhas

Ficha Técnica

Título: Almanova
Série: Volume 1 da Trilogia Incarnate
Autora: Jodi Meadows
Gênero: Fantasia
Ano: 2014 (original: 2012)
Editora: Valentina
Páginas: 288
Compre: Submarino | Americanas | Saraiva
Skoob: adicione na sua estante

Deixe seu comentário

Comentários

Comentários do Facebook

10 comentários via blog

  1. Isabela comentou em

    Oi Raquel… Poxa, o tema realmente é bem diferente e talvez, um pouco polêmico. Acaba adentrando nas nossas crenças e opiniões sobre a existência, não é mesmo?

    Entendo perfeitamente o seu estranhamento, mas concordo que as vezes isso pode melhorar nos próximos livros.

    Não sei se essa é uma leitura que eu faria, mas quanto a edição você tem razão: está lindíssima!

    Bjs, Isabela.

    1. Oi Isa!

      No geral eu não tenho muito problema em aceitar a visão do livro para compreender a história dele, mas é que tudo pareceu meio forçado, sabe? De qualquer forma, tenho certeza que tem público pra Almanova, é só ver a quantidade de opiniões mega positivas do livro que pintaram por aí nos últimos meses.

      Beeeijo, obrigada pela visita :}

  2. Gostei da opinião sincera. E concordo com o comentário da Isabela. Entra um pouco na questão da crença, porém tem um estilo de que vai conquistar leitores.

    1. Espero que as pessoas que se identificam tenham a oportunidade de ler. Sempre tem público. :)

  3. Também achei esse “NINGUÉM ME AMA” bem chato, mas eu adorei essa misturada toda. HEHEHE Acho que fazia tempo que eu não lia um livro mais assim, eu tenho mania de ler vários livros do mesmo gênero, aí quando descubro outro é um alívio.

    Gostei muito da sua resenha sincera Raquel! É disso que precisamos.
    Beijos,
    Anna (uma Anna legal que não acha que todo mundo a odeie).

    1. Oi Anna,

      Pois é, rolou uma dificuldade aqui, mas como falei, tenho certeza que tem pessoas que vão gostar bastante da virada da Ana e, mais do que isso, das próximas aventuras da trilogia. Talvez em outro momento funcionasse comigo. :)

      Beijoca pra Anna que eu adoro <3

  4. Parece ser bem interessante, até porque se trata de um assunto meio polêmico sobre reencarnação. Não acredito nessas coisas, mas se mistura com fantasia aí eu começo a me interessar! hahaha
    Gostei, acho que vou me identificar com a personagem. Também fico às vezes pensando que todos me odeiam! hahahahaha xD
    Beijocas! <3

    1. Hahahahah, com certeza é uma temática que tem público. Não me entreteu muito, mas valeu a leitura. :)

  5. Renata comentou em

    Eu já li algumas pessoas falando bem desse livro mas não da forma como vc descreveu. Eu não curto muito ler esses livros em série porque tenho que ficar esperando o lançamento do próximo e sou muito ansiosa, então compro quando já lançaram pelos menos 2…. Achei a presmissa interessante e o tema da reencarnação me atrai….a ideia de “continuarem” me atraiu mais ainda.
    bj

    1. Oi Renata,

      Particularmente não curti muito o livro, mas é por estes motivos que citei ali. E levo em conta que às vezes o momento que o li não foi adequado. Talvez se fosse um ano atrás, ou daqui um tempo. Mas como é uma trilogia, pode ser que as informações fiquem mais claras. :)

      Bjs!